Páginas

terça-feira, 19 de março de 2019

Terceiro livro de Luan Luando é 100% dedicado às pipas

Luan Luando reflete lições de vida nos poemas sobre sua infância debaixo de um céu recheado de pipas
Foto: David da Silva, 08.dez.2017


David da Silva

Nas publicações anteriores de Luan Luando, as pipas dividiram páginas com poesias sobre outros assuntos. Já o inédito Tá na Mão é totalmente temático. Com o novo livro, Luan fecha a trilogia iniciada em 2011 com Manda Busca, seguida de Rélo (2017). A obra será lançada provavelmente no segundo semestre de 2019.
Os títulos da trilogia referem as três mais importantes manobras na arte de empinar pipas – ‘manda busca’ é quando a pessoa põe sua pipa no encalço de outra; ‘rélo’ é o ato de fazer a linha de uma pipa roçar na linha da outra cortando-a ou enlaçando-a, concluindo com a posse do objeto perseguido (‘tá na mão’).
De ascendência baiana, filho da doméstica Aureni de Jesus e do alfaiate José Felício, o menino nasceu em Osasco e cresceu no Jardim São Judas, zona periférica no sudoeste da Região Metropolitana de São Paulo onde Taboão da Serra faz limite com Embu das Artes.
Luan passou toda sua infância “de cara pra cima atento na imensidão”, como diz em seu poema “Dente por dente, presa por presa”. A pipa é a primeira professora de meteorologia da criançada ensinando-lhes os recados das nuvens, e as direções dos ventos.
Afora o aspecto puramente lúdico, a pipa é uma metáfora da resistência cultural deste poeta nascido em 13 de maio de 1988.
E ninguém nasce em 13 de maio impunemente.
Do universo das pipas, Luan Luando extrai lições sobre o lugar onde se criou, a família (vide a pungente poesia “Papagaio de meu pai”), os amigos, o choque social e econômico que marca a fase de crescimento dos jovens dos subúrbios (como exposto no poema “Pipa à prova d’água”), o conhecimento amoroso (como nos versos onde o garoto se depara com “a destemida e misteriosa pipeira”), e uma visão filosófica da existência (refletida na poesia “O roubo dos cascos”).

Pipas de guerra e de Arte

A pipa já nasceu briguenta.
Em Palmares, feitas de palha e palito, as pipas eram o sistema de alarme dos sentinelas avançados da Serra da Barriga. Na China de 1200 anos antes de Cristo, feitas de seda e bambu, conforme suas cores e padrões de desenho, e pelos seus movimentos no ar, as pipas transmitiam mensagens militares nos campos de batalha.
Satélites e drones não conseguem aposentar as pipas. Elas são usadas hoje em dia pelos jovens da Faixa de Gaza. Com artefatos incendiários amarrados na rabiola, as pipas palestinas são um tormento para soldados israelenses, sempre ocupados em apagar o fogo que elas ateiam nos matos e até nas lavouras do território inimigo.
Jovens palestinos na Faixa de Gaza lançam pipas incendiárias. Foto: Khalil Hamra, jun.2018
Mas as pipas não são apenas artefatos indomáveis de arsenais aéreos. Pipa é também fonte de inspiração de grandes mestres. Manuel Bandeira compôs “Canção da Pipa”. Carlos Drummond de Andrade disse em versos que bom “é sentir individualmente a pipa dando ao céu o recado da gente”. Cândido Portinari dedicou uma série inteira a esta temática. Seu quadro “Meninos Soltando Pipas”, pintado em 1941, foi leiloado em Nova York por 1,4 milhão de dólares em maio de 2013.
Na Ciência a pipa também tem sua tribuna de honra como mãe do para-raios. Assim, um dos primeiros heróis de Luan Luando foi Benjamin Franklin “o homem que empinava pipas no meio do temporal, tentando pescar raios”.

A nação chamada infância
O escritor Mia Couto define que “a infância não tem outra nação, se vive ali sempre”.
O céu cravejado de pipas tem seu próprio dialeto, seu código de condutas, e só é acessível a quem não tenha a alma presa pelos carretéis do sistema. Qualquer sistema. Em qualquer ponto do planeta.
Menina empina pipa em Jaisalmer, a “cidade dourada”, próximo à fronteira da índia com Paquistão

Trechos de Tá na Mão, livro de poemas inéditos de Luan Luando
“A chuva traz a majestade do tempo
Que atrasa o movimento dos ponteiros dos relógios nas paredes
confinando pipeiros nas quarentenas dos lares.”
“Pipeiro e seus guias
Estaciona suas latas nas guias das ruas
Linhas emboladas no chão do asfalto
desenham ciclo de círculos infinitos”
“...as pessoas vivem como pipas
enroscadas em bancos, cruzes e antenas parabólicas”

2 comentários:

  1. David sua matéria me ajudou muito a organizar uma aula para meus alunos que terão um encontro com o autor Luan Luando . Muito grata .

    ResponderExcluir
  2. David sua matéria me ajudou muito a organizar uma aula para meus alunos que terão um encontro com o autor Luan Luando . Muito grata .

    ResponderExcluir