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quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Passos do Senegal em Campo Limpo e Taboão

Ambulante senegalês na Estrada do Campo Limpo - Foto: David da Silva - 10.nov.2020

Por David da Silva

A paronomásia “ser negão no Senegal deve ser legal” criada por Chico César na sua canção mais famosa [“Mama África “, de 1995] não faz sentido algum para os 5.995 senegaleses que em dezembro de 2019 aguardavam o visto de permanência no Brasil.

É sofrido ser negão no Senegal.

Segundo a Polícia Federal, 14.106 senegaleses migraram para o Brasil entre os anos de 2010 a 2017. De janeiro a outubro de 2014, os senegaleses foram o povo que mais solicitou refúgio no Brasil – 1.687 pedidos. O número caiu drasticamente de janeiro a maio de 2020: apenas 173 pedidos de refúgio devido ao fechamento de fronteiras por causa da pandemia.


Foi a canseira nas pernas que levou Birame a sentar-se ao meu lado no bar Fecha-Nunca, zona sul de São Paulo. Estudante do 3º ano de Direito na Université Cheikh Anta Diop, ele meteu o pé na estrada empurrado pela grave crise econômica do seu País. Foi com Birame que estabeleci o primeiro melhor contato com imigrantes senegaleses que percorrem as ruas de Campo Limpo e Taboão da Serra. Ele fala francês (língua oficial do Senegal), inglês, espanhol e principalmente wolof, idioma nativo da África Ocidental e dominante entre o povo senegalês. A grande maioria dos imigrantes senegaleses que batalha como vendedor ambulante não sabe ler ou escrever, o que dificultava nosso diálogo. Com Birame aprendi algumas frases básicas da língua wolof, e até receita do prato mais típico da sua nação.

Agora é comum eu cruzar com senegaleses na nossa quebrada e trocar cumprimentos como Sama xarit, na nga def?” e eles sempre sorridentes respondem Maa ngi fii”.

Pelo seu bom grau de instrução, Birame não perambula mais por Campo Limpo e Taboão vendendo relógios, tênis, bijuterias, etc. Meus bate-papos mais constantes agora são com Diop Issa, 25 anos, que se mandou do Senegal em 2015, e só depois de dois anos e meio andando como clandestino pelas nossas ruas teve atendido seu pedido de permanência no Brasil.

Senegalês mostra produtos a clientes em restaurante - Foto: David da Silva - 19.maio.2016

Em 2017 o Conselho Nacional de Imigração deferiu 2.285 autorizações de permanência de senegaleses. A fila de espera tangencia hoje 6 mil pessoas como se viu no parágrafo de abertura.

Nessa reportagem você vai seguir passo a passo a saída de senegaleses da sua terra natal até chegar aqui.

Foto: David da Silva - 08.out.2020

O chamado da carne

A primeira grande leva de imigrantes senegaleses veio ao Brasil trabalhar nos frigoríficos que aderiram ao abate Halal, visando exportar carnes para países muçulmanos. O abate Halal só pode ser executado por praticantes do islamismo, seguindo regras rígidas do Alcorão. Segundo a pesquisa “Os novos rostos da imigração no Brasil”, publicada em 2014, mais de 300 empresas brasileiras vendem carnes para cerca de 40 países de religião muçulmana, que é a crença predominante no Senegal.

O número de carteiras profissionais emitidas no Brasil para imigrantes senegaleses saltou cinco vezes de 2012 para 2013 e chegou a 2.657 em 2016. Mas não há facas para tantas mãos, e quem não conseguiu emprego na indústria frigorífica teve de pegar o rumo da rua como camelôs.

Carteiras profissionais emitidas para senegaleses no Brasil

Inferno na Terra Prometida

A vinda do Senegal para o Brasil, pelo sofrido caminho dos imigrantes ilegais, custa em torno de 6.500 dólares. As famílias e os amigos ajudam com o que têm, fazem vaquinha, e colocam o filho pródigo no avião. Metade do que ganham aqui é mandado para lá em retribuição.

Meu amigo Diop Issa partiu da cidade de Mbacké, a 190 km de Dakar, capital do Senegal.

Se voasse de Dakar para SP, com escala na Espanha, seriam em torno de 19h a 23h de viagem. Mas o sendeiro dos excluídos é comprido e pedregoso.

Uma reportagem de junho de 2017 descreve Mbacké como uma comuna onde centenas de famílias “vivem em pobreza extrema e indescritível”. Foi para fugir dessa estatística que Diop Issa juntou toda a grana que podia e pronunciou o nome de São Paulo.

O voo Dakar-Madri leva de quatro a cinco horas. De Madri a Quito, mais 11 horas e meia. O ingresso na América via Equador é porque aquele País não exige visto de entrada de estrangeiros.

Arte: Guilherme Gonçalves | Zero Hora

Na capital equatoriana os senegaleses iniciam uma jornada terrestre de nove dias até o Acre, passando por Lima, capital e o interior do Peru. Se por ventura tiverem de vencer algum trecho a pé, são atacados por malandros que abordam os imigrantes fatigados fingindo querer ajudá-los, mas tomam suas malas e somem no meio da mata. Os que não roubam, exigem propinas de 20 dólares para não denunciá-los à polícia. A polícia peruana é bandida. Intercepta os ônibus lotados de imigrantes e cobra “pedágios” de 100 a 200 dólares pra liberar a estrada. Exaustos de extorsão, os sofridos senegaleses finalmente veem a placa da fronteira Peru-Brasil.


São Paulo ainda está a 4 mil km de distância. Mais 79 horas de rodovia. Quase 4 dias pela frente

Ao entrar em nosso território por Assis Brasil, os viajantes têm duas escolhas de locomoção – os próprios pés ou os tristemente famosos táxis-lotação. Enquanto não chegarem a Rio Branco, a mais de 300 km, onde podem oficialmente pedir refúgio, os senegaleses são considerados clandestinos. Os taxistas podem negar o transporte ou exigir o dobro do que cobram de outros passageiros.

O fim da saga senegalesa

No auge da revoada senegalesa, o governo do Acre reservava um alojamento sórdido para imigrantes africanos e caribenhos. A imundície do lugar era um estímulo a mais para os peregrinos saírem dali o mais rápido possível.

Quando o campo de refugiados incha (como inchava) demais, o governo estadual aluga ônibus para despachar os visitantes incômodos.

Na ruazinha de terra onde os senegaleses se abrigam o motorista do ônibus age como um Moisés abrindo um mar vermelho:

- São Paulo! São Paulo! Bora comprar passagem logo, macho. Pro ônibus ir embora logo, macho.

Mesmo quem tá com a grana, costuma fazer hora, na esperança de conseguir poltrona no ônibus grátis do governo. Isso atrasa a saída do ônibus pago por dois ou mais dias.

Com a lotação completa, novo capítulo da saga senegalesa. A travessia do Rio Madeira por balsa encanta e assusta. A Ponte Abunã de 2 km de comprimento iniciada em 2014 já ‘comeu’ mais de R$ 130 milhões e ainda está em obras. Prometeram inaugurá-la em setembro de 2019. Adiaram para o fim de 2020. Mas nada nem ninguém garante.


Três dias e meio depois de escapar do inferno em Rio Branco, os senegaleses têm à sua frente a Rodoviária do Tietê e uma São Paulo plena de possibilidades.

A maioria dos que conheço mora em uma república em um prédio de fachada arredondada na Avenida Ipiranga, nº 73, a poucos metros do Consulado Honorário do Senegal, naquela mesma avenida.

Prédio alugado por senegaleses na esquina da Avenida Ipiranga com Rua Consolação 
Foto: David da Silva - Apoio: Táxi Lucas

Mais problemas à vista (e a prazo também)

Em uma medida intempestiva, e sem dar nenhuma explicação, o presidente do Senegal, Macky Sall, trocou todo o seu ministério no último 28 de outubro. Diz que é para enfrentar os efeitos econômicos da crise sanitária mundial. Só que ele está no poder desde 2012, muito antes da pandemia, já foi primeiro-ministro do País em 2004, e a diáspora senegalesa ainda é uma hemorragia que não estanca.

O coronavírus está sendo um aliado do presidente senegalês para adotar medidas autoritárias.

Na semana passada, em 17 de novembro mais de 300 pescadores do Senegal voltaram do mar com com seus corpos todos cobertos de bolhas, uma misteriosa moléstia de pele que especialistas classificam como doença tóxica de origem desconhecida.

Não é nada fácil ser negão no Senegal

Foto: David da Silva - 19.nov.2020

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