Páginas

quinta-feira, 25 de julho de 2024

Aprígio deixa câmeras de segurança abertas ao público (e aos ladrões)

Mapa dá o local exato de cada câmera
David da Silva

A gestão Aprígio liberou geral o acesso às câmeras de segurança pública da cidade de Taboão da Serra. Anteriormente, as imagens só eram acessadas pelo Centro de Operações e Inteligência (COI) da Guarda Civil Municipal (GCM). O monitoramento das ruas foi interrompido em 20.jan.2024. A licitação para contratar nova empresa ainda não está concluída.

O anúncio da “nova plataforma de segurança” foi feito na última 6ª-feira (19) pelo secretário de Administração Wagner Eckstein Junior. Segundo ele, basta qualquer pessoa entrar no site, “escolher qual câmera quer monitorar e acompanhar ao vivo como estão ruas e avenidas da cidade”.

A iniciativa é questionada.

Para Alessandra Ruffo, “tem os dois lados da moeda. Pessoas ruins também poderão monitorar a rotina das pessoas em seus horários, saídas de casa, adolescentes que vão pra escola, dados pra sequestro, saídas de bancos. Já pensaram nisto?”, comentou no instagram no dia 21.julho.2024.

Foram instaladas 21 câmeras, e outras 16 virão “nos próximos dias”, diz a administração.

É uma quantidade muito abaixo das 92 câmeras incluídas na licitação cancelada em 23.maio.2024. Naquele edital, estavam especificadas 50 câmeras fixas para leitura de placas de veículos, e 42 câmeras móveis.

Contrato encerrado, licitações emperradas

O monitoramento de ruas foi interrompido em janeiro deste ano, porque Aprígio não renovou o contrato com a prestadora de serviços, nem abriu nova licitação em tempo hábil para contratar a locação de câmeras de vigilância e rádios para viaturas da GCM, SAMU e Trânsito.

Seu genro Wagner Eckstein Junior teve de cancelar duas licitações porque, em três ocasiões, o Tribunal de Contas (TCE-SP) e o Tribunal de Justiça (TJ-SP) identificaram irregularidades nos editais. A primeira suspensão foi feita em 12.jan.2024 pelo TCE-SP, que apontou na licitação “equívocos e vícios contrários à legislação”; a segunda suspensão aconteceu em 08.abr.2024, por ordem da 2ª Vara Cível de Taboão da Serra, e a terceira, em 04.junho.2024, novamente por determinação do Tribunal de Contas.

A terceira licitação, que deveria estar concluída em 26.jun.2024, ainda está em andamento.

O videomonitoramento das ruas de Taboão da Serra foi implantado em 29.junho.2020, pelo ex-prefeito Fernando Fernandes.

Câmeras instaladas por Aprígio têm "resolução muito ruim", diz GCM ouvido pelo blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário