Páginas

domingo, 7 de dezembro de 2025

Prefeitura de Taboão combate ratos com veneno de validade vencida

Bueiro onde foi aplicado raticida vencido
David da Silva

Na última 4ª-feira (3), o blog bar&lanches taboão recebeu denúncia de que a Prefeitura de Taboão da Serra está usando raticidas vencidos no combate aos roedores. No bairro Jd São Salvador, o blog averiguou a aplicação de veneno contra ratos com data de fabricação em janeiro/2022 – a validade é de dois anos.

A prefeitura está com uma licitação assinada desde 22.set.2025 para a compra parcelada de inseticidas e raticidas. A licitação foi suspensa em 20 de outubro a pedido da Secretaria Municipal da Saúde.

A reportagem apurou a utilização do veneno For-Rat na boca-de-lobo que fica na entrada da viela de ligação entre a Rua Primeiro de Janeiro e a Rua Antonio de Oliveira Salazar.

Fotos obtidas pelo blog mostram embalagem de raticida com sinais de umidade, o que afeta a sua eficácia.

Rato feliz

Oito meses após assumir o cargo, o secretário da Saúde Ailton Bogalho, irmão do prefeito, pediu para revogar a licitação 027/2024, aberta pela gestão Aprígio, que deveria finalizá-la em 30.ago.2024 e não o fez. Segundo Ailton, a revogação se devia à “nova abertura de processo licitatório com as devidas alterações que se fizeram necessárias”, disse ele em 07.ago.2025.

Na verdade, a licitação E-036/2025 manteve exatamente os mesmos produtos e as mesmas quantidades da licitação E-027/2024. Diferença só no preço: subiu de R$ 228.761,39 para R$ 289.375,31, elevação de 26,5%.

Inicialmente, a licitação E-036/2025 fixou o prazo de recebimento de propostas entre 6 e 16 de outubro, com a escolha da empresa vencedora no dia 17 daquele mês.

Em 10 de outubro, a sessão do dia 17 foi suspensa. A justificativa da suspensão está publicada no site da prefeitura. Três dias depois, em 13.out.2025, a sessão foi cancelada. A justificativa do cancelamento não está disponível no site da prefeitura.

Aberto novo prazo de 14 a 29 de outubro para o recebimento das propostas, a escolha da vencedora ficou para 30.out.2025.

Em 20 de outubro, o secretário da Saúde Ailton Bogalho suspendeu a sessão agendada para o dia 30 daquele mês “para que sejam feitas as devidas alterações”.

Passados 48 dias, o irmão do prefeito ainda não publicou “as devidas alterações”.

O processo de compra do veneno permanece parado.

Licitação suspensa desde 20 de outubro

Veneno de rato em embalagem danificada

4 comentários:

  1. Concordo que deixa qualquer um indignado desistir de uma licitação mais barata e abrir uma mais cara, mas quanto a usar venenos vencidos creio que é melhor que jogar fora, se tiver eficácia melhor, deve ter alguma eficácia ainda, pois as validades de todos os produtos são sempre estimadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Mas quanto a usar venenos vencidos creio que é melhor que jogar fora, se tiver eficácia melhor, deve ter alguma eficácia ainda, pois as validades de todos os produtos são sempre estimadas"
      HUM ANO VENCIDO? Ainda bem que está ANÔNIMO, podia jurar que é argumento descarado do responsável por essa incompetência para a população... Que a Secretário responsável tome as providências cabíveis, imagina o que fazem sem seu conhecimento... Lamentável, argumento sem critério.

      Excluir
  2. Simples, basta consultar o fabricante pra saber a eficácia do produto vencido... Se tem prazo de validade, óbvio que vai deixar de ser eficaz. Agora, dizer que depois de HUM ANO ainda é eficaz... Por favor.

    ResponderExcluir
  3. Pra mim ta cheirando falcatrua, é sempre assim, deixa vencer para comprar em regime de urgência e compra mais caro sem licitação, de preferencia na empresa do amigo dos amigos.

    ResponderExcluir