A crise imobiliária nos EUA está causando o surgimento de milhões de cães abandonados por seus donos. Estes por sua vez foram abandonados pelo esquema capitalista. As hipotecas engoliram seus lares.
De janeiro a novembro de 2007, dois milhões de famílias tiveram de devolver suas casas aos banqueiros – um aumento de 73% em relação a 2006.
Toda semana, de 15 a 20 famílias tentam confiar seus cães e gatos a abrigos. Mas estão todos lotados. Por isto, largam seus bichinhos de estimação nas ruas. Ou dentro das casas desertas retomadas pela Justiça. “Resgatamos bichos trancados até em armários”, conta Stephanie Shain, da associação protetora dos animais nos EUA. As pessoas confessam que os trancafiam, pois eles se desesperam para acompanhar seus ex-donos no futuro incerto. A maioria dos animais é encontrada já morta pela fome.
O padecimentos dos animais no longo tempo que levam para morrer, é testemunhado pelas marcas de garras e mordidas em portas e janelas das casas onde ficam encerrados. “Eles tentam sobreviver comendo revestimentos dos móveis, tapetes, telas de quadros”, constata Terri Sparks, porta-voz do maior abrigo de Chicago, a Animal Welfare League.
Nenhum comentário:
Postar um comentário