terça-feira, 24 de junho de 2008

Japoneses abriram estrada no muque

Já disse na postagem abaixo, que a crueldade dos políticos com os dramas urbanos é de uma antigüidade indecente.Vamos relembrar como os pioneiros japoneses de Taboão da Serra lidaram com o descaso desta raça.
Os primeiros imigrantes nipônicos chegaram aqui por volta de 1917. Vinham fugidos de fazendas do interior de São Paulo, onde eram vítimas de exploração e até escravidão. Encontraram no vale do córrego Pirajuçara terra boa pra plantar. Nas décadas de 1920/30/40, Taboão da Serra passou a integrar o cinturão verde da Capital paulista. A produção de verduras e legumes dos japoneses daqui abastecia em grande volume a Cooperativa Agrícola de Cotia.
Mas, havia a dificuldade de escoar a produção. Naquela época Taboão era administrado por Itapecerica da Serra. Os japoneses encaminharam aos políticos de lá a sua demanda. Aí começou o inferno. As autoridades (!?) de Itapecerica diziam que a abertura de uma estrada em direção ao Campo Limpo deveria ser feita pela administração do distrito paulistano de Santo Amaro... E vice-e-versa. O jogo de empurra arrastou-se por longo tempo.
Cansados de serem feitos de trouxas, os bravos pioneiros decidiram abrir a estrada com seus próprios braços.E foi assim, na base de enxadas, pás e enxadões, que surgiu aquilo que hoje é a Estrada Kizaemon Takeuti, acesso ao principal pólo habitacional e comercial da cidade.
Foto: Acêrvo de Waldemar Gonçalves
Kizaemon Takeuti (esq.) e família, na sua plantação de batatas, no desbravamento da região do Pirajuçara.

2 comentários:

Prof. Christian Sznick disse...

David estive lendo vosso texto

A avenida Kizaemon foi na verdade aberta nos anos 60 pela prefeita Laurita Ortega Mari, sendo somente asfaltada anos depois.

O que devia existir antes era algum caminho. A Kizaemon já foi aberta no sentido de ligar O Campo Limpo ao Flórida já no Embú.

At.


Prof. Christian Sznick

christian.sznick@sanmares.com

David da Silva disse...

Caro Christian,
os arquivos históricos são inequívocos. O que hoje chamamos Estrada Kizaemon Takeuti foi aberta já com função econômica, de escoar a produção agrícola da colônia japonesa do Pirajuçara.
O que a Prefeitura fez na década de 60 foi ampliá-la, seguindo o curso original traçado pelos lavradores nipônicos.
Abraços, e obrigado pela contribuição ao debate sobre as origens municipais.
Sinta-se, desde já, convocado a ministrar seus conhecimentos aos freqüentadores desta humilde birosca virtual.