domingo, 31 de agosto de 2008

Tio Carlinhos, famoso igual ao Morro do Cristo

David da Silva 

Não chegue em Taboão da Serra perguntando por Benedito Carlos de Oliveira. Pronuncie levemente "Bar do Tio Carlinhos", e os bons ventos te levarão são e salvo perante este monumento de serenidade risonha e muita gentileza.

Todo mundo em Taboão da Serra conhece o Tio Carlinhos.

Seu bar é parada obrigatória para trabalhadores e malandros, políticos e suas vítimas, boêmios juramentados e bebedores moderados, artistas e peões de obra.

Como se não bastasse o riso envolvente do velho Carlinhos, ainda me sai lá da cozinha a sua esposa Val, que sempre me abraça como se eu não fosse lá há mil anos.

Virginiano igual a mim, Tio Carlinhos nasceu em Marília/SP num dia 9 de setembro. Se tivesse nascido dois dias antes, suas festas de aniversário desfalcariam o público do Desfile da Independência.

A ida ao bar do Tio Carlinhos faz parte do calendário de Taboão da Serra.

Para entender o título desta crônica, basta dizer que na região do Pazzini há dois pontos geográficos de referência: o Morro do Cristo e o Bar do Tio Carlinhos.

Metalúrgico aposentado (era frezador), deixou seu nome na várzea paulistana. Na ponta-direita do time da Metalúrgica Leonard, no bairro do Bixiga, Tio Carlinhos criou as jogadas Maionese, Zig-Zag, Gol de Toitiço e Redo-Lero.

Para saber esta e outras histórias, encoste o umbigo no balcão do legendário bar. E prepare-se para sorver deliciosas passagens da Vida.

Henrique IV, rei da França, disse ‘Paris vaut bien une messe’ (Paris merece uma missa). Deixo aos sambistas a dica: Tio Carlinhos merece um samba-enredo.

Bar do Tio Carlinhos - Rua José Bellum, nº 128 – Pazzini

Taboão da Serra/SP - Fone: 4787-5560

Um comentário:

Ricardo Ramos disse...

Parabéns David,
Realmente meu Tio merece um samba-enredo sim!