domingo, 31 de agosto de 2008

Tio Carlinhos, famoso igual ao Morro do Cristo


Não chegue em Taboão da Serra perguntando por Benedito Carlos de Oliveira. Pronuncie levemente "Bar do Tio Carlinhos", e os bons ventos te levarão são e salvo perante este monumento de serenidade risonha e muita gentileza.

Todo mundo em Taboão da Serra conhece o Tio Carlinhos.

Seu bar é parada obrigatória para trabalhadores e malandros, políticos e suas vítimas, boêmios juramentados e bebedores moderados, artistas e peões de obra.

Como se não bastasse o riso envolvente do velho Carlinhos, ainda me sai lá da cozinha a sua esposa Val, que sempre me abraça como se eu não fosse lá há mil anos.

Virginiano igual a mim, Tio Carlinhos nasceu em Marília/SP num dia 9 de setembro. Se tivesse nascido dois dias antes, suas festas de aniversário desfalcariam o público do Desfile da Independência.

A ida ao bar do Tio Carlinhos faz parte calendário de Taboão da Serra.

Para entender o título desta crônica, basta dizer que na região do Pazzini há dois pontos geográficos de referência: o Morro do Cristo e o Bar do Tio Carlinhos.

Metalúrgico aposentado (era frezador) deixou seu nome na várzea paulistana. Na ponta-direita do time da Metalúrgica Leonard, no bairro do Bixiga, Tio Carlinhos criou as jogadas Maionese, Zig-Zag, Gol de Toitiço e Redo-Lero.

Pra saber esta e outras histórias, encoste o umbigo no balcão do legendário bar. E prepare-se para sorver deliciosas passagens da Vida.

O rei Henrique IV, da França, cunhou a frase ‘Paris vaut bien une messe’ (Paris merece uma missa). Eu, que sou da malóca, deixo aos sambistas taboanenses a dica: Tio Carlinhos merece um samba-enredo.

Bar do Tio Carlinhos - Rua José Bellum, nº 128 – Pazzini

Taboão da Serra/SP - Fone: 4787-5560

Um comentário:

Ricardo Ramos disse...

Parabéns David,
Realmente meu Tio merece um samba-enredo sim!