sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Lá se vai mais um patrimônio...

É possível a gente sentir a perda do que não foi nosso? Daquilo que a gente sequer sabia ter existido?
Pra mim, pelo menos hoje, foi. A notícia sobre o fechamento da casa de instrumentos musicais Guitarra de Prata, no Rio de Janeiro entristeceu a 6ª-feira.
Fiquei melancólico ao saber que a loja recém fechada era lugar de compras preferido do meu imortal Baden Powell. Os violões do Baden eram especialmente construídos para ele (leia na postagem abaixo). Mas o gênio eterno do violão ia sempre à loja Guitarra de Prata comprar acessórios pro seu instrumento, pentagramas e outras coisas do seu ofício de maior violonista do mundo em todos os tempos.
Magoou-me saber que ali naquele mágico espaço comercial o colossal Dilermando Reis prestou serviço dando aulas de violão.
A lista de fregueses constantes da Guitarra de Prata contém figuras sagradas da música brasileira como Pixinguinha, Ary Barroso e Noel Rosa.
Divido com vocês a amargura de ver mais um patrimônio cultural da nossa terra ser engulido pela lógica perversa do capitalismo. Tenha uma boa (e triste)
leitura.

Um comentário:

bagda disse...

Ola David, como voce disse a Catarina tem um vozeirão, mas tambem com estes atributos, ate se não tivesse teria meu apoio certo.!!!! .Mas vamos falar sobre o samba, ontem no recinto que estavamos pude assistir uma verdadeira "roda de samba de terreiro" com pessoal afinado, batuque sincronizado e sem estrelismo, com pastoras bonitas uma verdadeira harmonia. Como tocamos no assunto, o surgimento em SP do samba de terreiro, no estilo carioca antigo, é um fato notável, que se deve principalmente a blogueiros como voce,e à REDE,que esta ai para ser bem usada com sites exuberantes em conteudo aprofundado até a raiz
certo.E eu tenho minha parte nisso pois ajudei a implantar esta REDE DE TELECOM,em todo o Brasil o que me fez sentir uma ponta de orgulho do meu trabalho certo. um abraço

BAGDA