sábado, 18 de abril de 2009

11 anos sem Nelsão

Para Mauro Vaz de Oliveira

(Tio Mauro)


Hoje nesta nossa espelunca fictícia não é dia pra se falar. É dia de ouvir e reverenciar a herança interpretativa deixada por Nelson Gonçalves.

Cantor e compositor gaúcho nascido em Santana do Livramento (RS) Nelsão - cujo nome verdadeiro era Antonio Gonçalves - passou a infância e adolescência no bairro paulistano do Brás.

Antes de ganhar a vida nos palcos e nos estúdios de gravação, Nelsão foi jornaleiro, mecânico, polidor, tamanqueiro, engraxate, garçom e boxeador (na foto abaixo, Nelson Gonçalves saindo na porrada com Éder Jofre numa luta amistosa em 1966 - logicamente, o Galinho de Ouro, campeão mundial na época, ganhou – mas não de nocaute).

A Revista Rolling Stones reproduz hoje o resumo de uma ótima matéria do jornalista Cristiano Bastos, publicada em dezembro último.

Agora, chega de papo, e som na caixa:

Pensando em Ti (Herivelto Martins e David Nasser) – gravada em 1957

Silencio da Seresta (Adelino Moreira) – gravada em 1957

Dolores Sierra (Wilson Baptista) – gravada em 1956

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito obrigado pelo presente Davi, 11 anos sem um dos maiores cancioneiros deste País, nos dá muitas saudades.Nós que somos origem de nosso Taboão, torcemos e trabalhamos pela moralização da ética e política em nosso querido Município.Nunca vi tantos demagogos e desmandos políticos na história de Taboão, uma pena.........
Tio Mauro
abraços