quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Um palco e 3 cabras da peste

Estréia logo mais às 8h da noite de hoje mais uma temporada da peça Como Nasce um Cabra da Peste. A montagem é da Cia. Lítero-Dramática Martins Pena, e acontece no Espaço Cultural Encena.
Vão ao palco Adriana Abreu, Clayton Novais e Luiz Domingues, que também assina a direção geral.
O espetáculo escrito por Altimar Pimentel tem como ponto de partida o livro de mesmo nome do etnógrafo Mário Souto Maior. A trama gira em torno do nascimento de uma criança no sertão nordestino. Os personagens se movem entre as crendinces e magias medicinais que envolvem o acontecimento.
Cabra da peste – homem ou mulher – é quem escapou de morrer no miserento nordeste brasileiro, seja por fome, doença ou “morte matada”. Cabra da peste é a Vida teimosa no agreste espoliado pelo coronelismo, depois desprezado por Fernando Henrique e hoje manipulado por Lula aliado de Renan-Sarney-Collor.
Gente de fibra
Altimar Pimentel foi jornalista, pesquisador, autor e diretor teatral. Morreu em fevereiro de 2008 aos 71 anos, por complicações nos rins. Tinha raízes ancestrais com a cultura nordestina. Sua mãe Maria das Neves foi a primeira mulher a escrever e publicar folhetos de cordel. Ele levou o nordestino ao palco não como comédia gratuita, de fazer gracinha pra sulista besta. O sertanejo está nas peças de Altimar com altivez, pleno da sua dramaticidade, mas também com a velhacaria e bom humor necessários a quem sobrevive naquele inferno.
O ator e diretor Luiz Domingues eu conheço desde 1999. Não nos comunicamos muito – nos trombamos pelaí vez em quando. Mas o reconheço e o respeito como um brigador pela cultura nos subúrbios.
Não conheço ainda o Espaço Cultural Encena. Mas já gosto do nome pela homofonia com o ato de encenar e estar em cena. Você encontra a ficha técnica e fotos de Como Nasce um Cabra da Peste no
blog da Flávia D'Álima.
A platéia comporta apenas 50 pessoas. É bom você reservar lugar. A peça será encenada todas as 5ªs-feiras.
Ao Luiz Domingues, à Adriana e ao Clayton ergo meu brinde imaginário, e meus aplausos antecipados.

Um comentário:

Flávia D'Álima disse...

Valeu pela divulgação David.
É mais um espaço cultural abrindo suas portas pra "guerrear" nos "confins" da cidade.
Se puder apareça. E merda ao mais que bem vindo povo do Cabra da Peste
Bj
Flávia D'Álima