quinta-feira, 15 de julho de 2010

Cuidado com o compositor sertanejo!!!

Para Oscar Milton Bolfarini
Já reparou que compositor de música sertaneja não gosta de ver ninguém feliz?

Se numa de suas músicas tem um garotinho brincando ingênuo e contente, o compositor sertanejo dá um jeito de incluir um boi na parada. Ao invés de comer seu capim ou ir lamber sua vaca, o boizão malvado vai matar o pobre do moleque na base da patata e da chifrada. Foi esta a triste sina do Menino da Porteira, de Teddy Vieira e Luizinho.
Caso o compositor sertanejo vá falar sobre a Amizade, a coisa também vai ficar feia. Dois amigos inseparáveis compram um caminhão. Um deles é solteiro; outro, casado e a mulher está grávida. Um dia, o caminhão tomba. Você acha que o compositor sertanejo vai matar o solteirão? Que nada... Quem vai pra pedra é o carreteiro casado e pai do pequeno órfão - vide Sonho de um Caminhoneiro, composta por Neil Bernardes e Chico Valente, gravada por Milionário e José Rico em 1989.
Na música sertaneja, se o cara for no puteiro arranjar uma mulher pra esquecer a outra que o desprezou, o compositor sertanejo logo bota gosto ruim na transa. A “dama da noite” se manda no meio da madrugada, e o sujeito fica bêbado e trancado sozinho dentro da Boate Azul, de João Mineiro e Marciano.
Um pé de ipê na primavera é um espetáculo de tirar o fôlego. Mas para o compositor sertanejo aquela explosão de cores, folhas e flores lembra uma cela no segundo andar da Penitenciária. Ali sofre e chora o cabra que mandou pro cemitério a dona que lhe meteu galhas na testa. É a estória d'O Ipê e o Prisioneiro, clássico de Zé Fortuna lançado originalmente por Liu e Léu em 1983.
Em outra composição, o rapaz dá a maior sorte de casar com a moça mais linda e mais recatada e com o corpo mais perfeito de toda a cidade. Pensa que o compositor sertanejo vai deixar o casalzinho em paz? A dupla Gilberto e Gilmar se apressa em arranjar umas vizinhas bem rampeiras que botam minhoca na cabeça da jovem e bela senhora. Antes do fim da música lá está a bonitona toda pelada na Capa de Revista a serviço do bate-bronha nacional.

2 comentários:

Anônimo disse...

NAO SE TRATA DE UMA CRITICA
MAS, É ASSIM QUE EU VEJO...
TEM MAIS GENTE NA POLÍTICA
QUE COMPOSITOR SERTANEJO
TRAZENDO INFELICIDADE PRO POVO
NAO CRIANDO NADA DE NOVO...
E, COM ISSO MUITO TRISTE FICO
DA TRAJEDIA FAZEM O GANHA PÃO
DA OUTRA PARTE VEM A AMBIÇÃO
MEU OUVIDO NÃO E .. PINICO.

Aloisio Nogueira Alves

Leonardo Bolfarini disse...

Hahahaha, como sempre textos bem humorados e pertinentes. Sou cantor sertanejo como o proprio autor do texto sabe, mas a forma que foi escrita o texto e as "tiradas" em cima estão sensacionais, fora que ele ofereceu o Texto à meu pai. heheheeh...Abraços Amigo, nos vemos nos butecos da vida.

OBS: Apesar de tudo isso, a musica sertaneja continua a ser a musica mais querida pelo povo Brasileiro.