sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Brasileirinho tão endividado...


Toda vez que a linda loura se via em apuros,
 aparecia um marmanjo para “salvá-la”.
“Brasileiro é tão bonzinho!” era a frase repetida pelo personagem vivido por Kate Lyra nos humorísticos televisivos dos anos 1970. A rapaziada mais nova não faz pálida idéia daquele furacão americano em forma de mulher que sacudiu a TV e o cinema brasileiro por duas décadas.  
Kate Lyra em 1977, quando eu
mantinha em dia minha inscrição
na Ordem dos Cavaleiros de Onan.












Fosse nos dias de hoje, a esplêndida personagem trocaria o “tão bonzinho” pelo título desta postagem.
Relatório divulgado nesta 6ª-feira pelo Serasa mostra que a falta de pagamento das dívidas cresceu em setembro último “15,3% em comparação com o mesmo período do ano passado”. É o pior setembro desde o ano 2000, aponta o Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor.

Dívida democrática

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) relatou que atualmente 52,28% das famílias brasileiras estão endividadas, segundo o índice de Expectativa das Famílias divulgado no início deste mês. E o endividamento se distribui democraticamente entre todas as camadas sociais:
- 50,6% dos que ganham até dois salários mínimos estão endividados
- 55,9% de quem ganha de dois a quatro mínimos, têm dívidas
- 58,22% de endividados entre os que ganham quatro a cinco mínimos
- 51,16% entre quem ganha até dez salários mínimos

Norte e nordeste: dívidas e calotes

O estudo ainda mostra que na região Nordeste 54,27% das famílias estão atoladas em dívidas – 36,19% delas dizem que vão dar o calote porque não têm a mínima condição de pagar.
Na região Norte o quadro é mais desolador: 78% das famílias afirmam ter dívidas.
O Ipea ouviu cerca de 3 mil pessoas para chegar à cifra de 52% de brasileiros endividados. Já a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) ampliou o universo de pesquisa – 17.800 consumidores em todas as capitais e o Distrito Federal – e concluiu que 63% dos brasileiros estão com dívidas.
A coisa tá ficando tão preta que o Banco do Brasil já incorporou a carteira de créditos do Banco Votorantim, um dos maiores "emprestadores" da paróquia (você duvida? Então, clicaqui)
Aqui no blog-buteco avisamos que o bicho ia pegar desde dezembro de 2009!
O sacana do Lula disse pra Dilma que se ela ganhasse a eleição, ele entregaria o país arrumadinho...
Foto: Clayton Souza/AE - 27.jan.2010


3 comentários:

Matheus Trunk disse...

Prezado David: também sou admirador da grande Kate Lyra, uma atriz fantástica. Ela trabalhou muito com o diretor Walter Hugo Khouri, a presença dela no filme "Convite Ao Prazer" é demais. Fiquei sabendo recentemente que ela está em uma das novelas atuais da Globo. Fiz um texto sobre ela pro site Mulheres do Cinema Brasileiro (http://bit.ly/9bvZyY).
Sobre os nossos políticos prefiro não comentar.

Matheus Trunk
www.violaosardinhaepao.blogspot.com

David da Silva disse...

Êi, Matheus,
Kate Lyra é mais uma das felizes coincidências
dos nossos prazeres estéticos.
Não conhecia até agora seu texto sobre ela. Li e gostei.
Hora dessas vou escrever algo mais sobre Kate para a série Certas Mulheres aqui do bar & lanches taboão, e vou linkar com teu artigo citado.
Como sempre, vc tem razão ao afirmar que embora notabilizada pela TV, o lugar dessa “deusa fenomenal” era, mesmo, no cinema. Toda a exuberância de Kate, toda a sexualidade transbordante de Kate e sua inteligência interpretativa só caberiam, mesmo, na tela grande.
E ninguém enxergou melhor isto que o Walter Hugo Khouri como destacas no seu texto.
Tenho para mim que Khouri e Kate são correlatos de dois outros gênios do cinema e suas louras esplendorosas: Ingmar Bergman e Liv Ullman, e Alfred Hitchcock e Kim Novak.
Hoje Kate Lyra trabalha na novela global Passione no papel da secretária Myrna. Mas me recuso a assisti-la. Com relação às mulheres, sou uma espécie de anti-arqueólogo: me entristece ver monumentos em ruínas...

Anônimo disse...

Achei bem interessante que nos dois lugares onde Dilma e Lula mais tem voto é o nordeste com 60% de famílias com dívida, e no norte onde Lula e Dilma são parceiros de Jader barbalho e Ze Sarney 78% do povo esta atolado em prestação.
Ayrton - Jardim Guaciara