terça-feira, 21 de junho de 2011

Justiça deverá confiscar bens dos fraudadores

Ministério Público quer devolução do patrimônio adquirido com propinas na Prefeitura de Taboão da Serra

Vence no próximo sábado, dia 25, o prazo para a entrega da defesa por escrito das 14 pessoas presas em 6 de junho último, acusadas de fraudar a arrecadação de receitas da Prefeitura de Taboão da Serra.
Mesmo com a entrega da defesa escrita, as prisões serão mantidas até a data do julgamento.
Neste meio tempo, os presos - quatro mulheres e 10 homens - estão tentando liberdade provisória (habeas corpus) ou até mesmo transferência de presídio. Os homens estão no Cadeião de Itapecerica, e as mulheres, na cadeia pública de Embu-Guaçu.
Outros presos no início de maio, na primeira fase das investigações, estão espalhados pelos cadeiões de Itapecerica, Pinheiros e Tremembé, no interior de São Paulo.
Já são 25 prisões de pessoas ligadas ao grupo político do prefeito Evilásio Farias.
Há quatro acusados foragidos.

Devolução
No encaminhamento da denúncia, o Ministério Público requereu que seja levantado o total dos danos causados aos cofres da Prefeitura. Também está sendo apurado o quanto os fraudadores lucraram com recebimentos de propinas. Se condenados, terão de devolver aos cofres públicos a quantia subtraída, e terão seu patrimônio confiscado. Nos casos dos secretários de Evilásio e outros funcionários da Prefeitura, também terão seus direitos políticos suspensos por um determinado período.

“Gigantesca”
Para a juíza Flávia Castellar Olivério, “o bem elaborado trabalho investigativo [da Polícia] trouxe provas robustas da existência da organização criminosa destinada a ‘sangrar’ os cofres públicos da nossa Comarca, já tão carente”.
A juíza qualificou de “gigantesca” a união dos fraudadores.
A organização criminosa faturou quantias milionárias em dinheiro. Por isto a Justiça se nega a conceder Habeas Corpus, pois é grande a possibilidade de fugirem.
O poder político dos acusados é outro motivo para a prisão preventiva. “A liberdade destes indivíduos causará temor nas testemunhas”, afirma a juíza Flávia Castellar Olivério. As testemunhas que pedem para não serem identificadas revelam “temor com relação à sua integridade física e segurança pessoal”, prossegue a juíza.

Clamor público
 “Os contribuintes de Taboão da Serra precisam saber que todo o possível será feito para que o erário seja ressarcido”, garantiu a juíza quando decretou a prisão dos acusados.
A ação dos criminosos gerou um “imenso clamor público diante do ocorrido, intenso o sentimento de revolta social”, sentencia a juíza.
A Apeoesp (Sindicato dos Professores) e outras organizações populares e profissionais vão fazer hoje à tarde um protesto contra a corrupção. É a segunda manifestação pública sobre o escândalo das fraudes com verbas públicas na cidade.
Os manifestantes vão se concentrar no Largo do Taboão, e marchar até a sede da Prefeitura.
A ação terá início às 15h30.

6 comentários:

Anônimo disse...

É preciso confiscar os bens dos familiares de todos os politicos e funcionarios. Todos nós sabemos que este tipo de gente coloca todos os bens em nome de parentes, principalmente o ELÓI e o CARLOS ANDRADE.

Anônimo disse...

Parabéns aos policiais, promotores e a Juiza Dra Flavia pelo brilhante trabalho. Tudo o que foi adquirido pelos ladrões do povo deve ser devolvido para a prefeitura de Taboão da Serra!!
Ainda faltam pessoas para ser investigadas!! Não deixem de investigar os imóveis alugados pela prefeitura que tem o valor de mercado em R$ 5.000,00 e a prefeitura paga R$ 15.000,00 por mês. Tem imóvel que já está alugado há mais de 15 anos!!! Quem está mamando grana nesta mutreta???

Anônimo disse...

´SODOMA E GOMORRA

GENTE...E MAIS...GENTE DE LARANJA!
FALANDO NISSO ...ALGUEM SABE POR ONDE ANDA O BRAÇO DIREITO;ESQUERDO;PERNA; CABEÇA DO EVILASIO!
MARCOS VINICIUS...VAI FALAR OU NÃO VAI!

kiko frderico disse...

Quem é que apanha na cadeia e fala que não doi?
- è o eloi, é o eloi....

Anônimo disse...

Como vai confiscar todos aqueles carros que estão em nome de fugitivo da penitenciaria?
Como a juiza vai retirar bens que estão em nome de lider de gang?
Como vão retirar patrimonio que tem até imposto de renda declarado em nomes de laranjas?
Compraram tantos apartamentos e salas de escritorio do Aprigio que se a juiza tomar a cooperativa terá seus prédios esvaziados.
Com a propina recebida do cartório a diretora do Atende comprou dois apartamentos na Cooperativa,é mole?
Aquele que foi vereador e presidente da camara desde 1900 adora uns chequinhos pré datados do IPTU.
Viviam perturbando o cinema e o estacionamento do shopping atraz de propina.
Chegaram a liberar área de preservação para construtoras,em troca de propina.
Taboão da Serra ta uma vergonha...CHEGA...

Anônimo disse...

Realmente, esses ladrões do dinheiro público são tão espertos que compraram vários imóveis no município... terrenos, casas, apartamentos, galpões comerciais e até realizaram obras de imóveis para serem alugados... basta dar uma olhadinha nos imóveis novos, todos envidraçados que apareceram de repente na cidade para alugar, de quem serão?