quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Fundador do PSB cogita em deixar o partido

Foto: David da Silva

Quando o PSB (Partido Socialista Brasileiro) foi estruturado em Taboão da Serra, seu primeiro presidente foi João Clemente de Oliveira (à esq.). Hoje com 83 anos, “seo João Clemente”, como é conhecido na cidade, mostra certo “desconforto” com a legenda. E não descarta a possibilidade de se desfiliar do partido que ajudou a montar no município.
Em uma rápida conversa com o blog, o veterano militante expressa sua preocupação com a situação atual vivida pelos taboanenses:
O senhor pretende se desligar do PSB?
Com Cesar Callegari (PSB)

- É uma hipótese que estou amadurecendo. Foi uma luta muito grande para trazer este partido para Taboão da Serra em 1988. E o rumo do partido hoje não está de acordo com esta herança histórica.

Qual o principal motivo para o senhor cogitar em sair do PSB?

- O PSB de Taboão da Serra hoje dispensa comentários. O simples fato de ter saído das páginas de política para entrar nas páginas de Polícia, já me dá um desgosto tremendo. Não me sinto confortável nesta legenda da forma como está hoje.

Com Ulysses Guimarães na fundação do
PMDB em Taboão da Serra, em 1980, ao lado
da ex-vereadora Adalgisa Pinheiro  e o
ex-vereador Victor Zachanini
O senhor pensa em se aposentar da política?
- A política que eu faço não é para interesse pessoal. Toda pessoa com compromisso com a História, nunca deixa a política.
Com Montoro em campanha na feira
do Pirajuçara, em 1982
Campanha eleitoral de 1982 com Franco Montoro


Eleições em 1972


Com Luis Carlos Prestes, em 1958
O senhor quer fazer política sem filiação partidária?


- Não é possível atuar na política fora das legendas. Tenho de procurar um novo caminho para prosseguir.
Já tem algum partido em vista para o senhor se filiar?
- Até agora não. Mas, além de ter fundado o PSB em Taboão, também participei da fundação do PMDB da nossa cidade, um trabalho que dividi com muita honra com o ex-vereador Victor Zachanini, e as ex-vereadoras Adalgisa Pinheiro e a saudosa Dona Geni Silva, que já nos deixou, e a Ana Maria de Souza, que foi nossa primeira tesoureira. Tenho ligações históricas e afetivas com os grandes nomes deste partido. Mas tudo isto ainda são coisas que tenho de avaliar com critério e paciência.

Quando o PMDB chegou ao poder em Taboão da Serra, em 1982, João Clemente de Oliveira era presidente do diretório municipal. Concorreu em uma das três sublegendas que garantiram a vitória do partido. Ele havia entrado para o partido em 1971, quando a sigla ainda era MDB. Manteve estreitos laços com figuras históricas da legenda como Ulysses Guimarães e o ex-governador Franco Montoro.

Longa caminhada
A primeira incursão de João Clemente na política taboanense se deu em 1963. Foi candidato a vice-prefeito na chapa do ex-vereador Arthur Felix, já falecido.
Em 1972 lançou-se candidato a vice de Nicola Vivilechio, que havia sido o primeiro prefeito de Taboão da Serra na década anterior.
Além da candidatura peemedebista a prefeito na histórica eleição de 1982, João Clemente também foi candidato a prefeito em 1988 pelo PSB que havia acabado de ajudar a fundar em Taboão da Serra. “Eu fiquei no MDB (depois denominado PMDB) por 18 anos”, conta. “Em janeiro de 1988, em uma conversa no Palácio dos Bandeirantes, recebi a proposta de juntar-me ao PSB. O partido tinha apenas 41 filiados em Taboão da Serra. Em pouco mais de 30 dias elevamos este número para 415 filiados. Nossa primeira convenção foi feita na raça, na calçada da rua”, relembra com bom humor.
Montar partido “na raça” não seria problema para um homem que começou sua militância política em 1954 no PCB, onde foi companheiro de lutas do legendário Luis Carlos Prestes.

História de vida
A trajetória de vida de “seo João Clemente” começa na fazenda onde nasceu em Minas Gerais em 1927, seguida da infância em lavouras de café no interior de São Paulo, trabalhou na construção do prédio da primeira emissora de TV no Brasil (TV Tupi), cuidou da manutenção da sede dos Diários Associados, passou pela TV Paulista (atual Rede Globo), e chefiou o posto de operação da SABESP em Taboão da Serra.
É casado há 60 anos, tem um filho, seis filhas e oito netos.


(Fotos do acervo pessoal de João Clemente de Oliveira)

6 comentários:

Anônimo disse...

É muito bom fazer politica com historia,com amor e dedicação, no decorrer dos anos isso vem acabando cada vez mais, a politica usa as pessoas e ama as coisas, ao contrario de veteranos como esse brilhante homem, que tem uma historia muito bonita,parabens e saiba que, qual seja o partido acredito que sera muito bem recebido,o Homem faz o partido e nunca o partido deve fazer o homem .
ass: Edson Jeronimo bairro Jd. Vitoria

WILSON ANTONIO disse...

Companheiro, EDSON JERONIMO a politica é a arte de governar para o bem das pessoas, das nossa cidades e da sociedade. Precisamos de bons politicos prá que tenhamos orgulho da politica e homens que façam a boa politica. Esse homem fez aquilo em que acreditou e o fez dentro de um partido que têm as mesmas idéias. O partido é a união de muitas pessoas para um determinado fim.Essa historia não vai se encerrar, ela vai continuar em outro partido que carrega as mesmas bandeiras da esquerda.

Sousa Santos disse...

TENHO TODO ORGULHO DO MUNDO TER CONHECIDO DESDE CRIANÇA SEO JOÃO CLEMENTE,ELE FREQÜENTOU MINHA MINHA CASA EM TABOÃO DA SERRA NA MINHA INFÂNCIA E JUVENTUDE.
É PESSOA MAIS HONESTA DA HISTÓRIA POLÍTICA DE TABOÃO DA SERRA QUE CONHECI NA MINHA VIDA.
SOFREU MUITO PARA IMPLANTAR UM SOCIALISMO DE VERDADE EM TABOÃO DA SERRA.
NADA SE PERDE OU ESQUECE E SIM RECONTROI APRENDI COM SEO JOÃO CLEMENTE
PARABÉNS DAVID DA SILVA PELA ESSA MATÉRIA.
ANTONIO CARLOS SOUSA SANTOS
SOUSA SANTOS

CICERA LUISA ALVES disse...

Eu também tive a honra de participar da Fundação do PSB em Taboão da Serra, com o Sr. João Clemente e também com a Neuzinha que era conhecida como Neuzinha do Cartório. Lembro-me que as primeiras reuniões à Fundação do Partido na Cidade Taboão da Serra, foram feitas na Garagem da casa do Sr. João Clemente; tinha também o Zezinho do Colégio João Paulo I, e me lembro que, inclusive, saí candidata a Vereadora pelo partido; nessa época eu cursava Direito da Universidade de Osasco. Todos nós tínhamos compromissos profissionais, por isso fazíamos as reuniões a noite, foi com muito amor e idealismo que troxemos o PSB para Taboão da Serra, mas, sinceramente não para ser o que é hoje! Um abraço Dra. Cicera Luisa Alves

LUIZ ROBERTO DOS SANTOS disse...

TENHO MUITO ORGULHO DE SER FILHO DE TABOÃO DA SERRA E NETO DE ITAPECERICA , MINHA INFANCIA FOI TODA NO JARDIM BOM TEMPO DESDE ELA JA ME ENVOLVIA EM QUESTOES POLITICAS DA COMUNIDADE LOCAL , ORGANIVA JOGOS , QUERMESSE NA RUA , FESTAS ETC... ENFIM TIVE A HONRA DE CONHECER ILUSTRES PERSONALIDADES POLITICAS DE TABOÃO DA SERRA , DENTRE ELAS , BENEDITO CESARIO DE OLIVEIRA, ARI DAU, BUSCARINI, ARMANDO ANDRADE QUE MUITO CONTRIBUIRAM PARA O CRECIMENTOE DESENVOLVIMENTO DE TABOÃO DA SERRA , SOU UM ADMIRADOR E AMO TABOÃO DA SERRA , LUIZ ROBERTO DOS SANTOS(LUIZ MANQUINHO)

David da Silva disse...

Meu amigo Luiz Roberto. Grande colaborador dos meus tempos de luta no CONSEG. Um prazer receber seu comentário por aqui. Abração!