quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Receita pra espalhar belezas bárbaras pelo Brasil

Bárbara Fechter em Itabira (MG). Foto: Reprodução
Eu amo o trabalho da bióloga Bárbara Fechter desde quando ela me ajudou (e muito!) a fazer uma série de reportagens sobre os piscinões de Taboão da Serra. Piscinão penicão. Políticos deveriam ter seus gabinetes fincados ao lado destas crateras podres.
Aprendi (sempre aprendo) com a Bárbara o lado prático da consciência ecológica. Já publiquei aqui a visão lúcida dela quanto às sacolas plásticas, em um vídeo produzido na “favela do CSU”, na região do bairro Parque Pinheiros, em Taboão da Serra.
Bárbara Fechter trabalhou por breve período na Prefeitura de Taboão da Serra, onde procurou implantar uma política consistente sobre destinação de resíduos. A proposta não encontrou eco na administração municipal.
Azar nosso, e sorte dela.

Expansão
Agora Bárbara Fechter espalha pelo Brasil inteiro o seu saber. Pela empresa Sempre Vivos, de engenharia e prestação de serviços na área de gestão de resíduos sólidos, que presta consultoria para a Fundação Vale, a bióloga tem estabelecido importantes parcerias com prefeituras do Norte e do Leste do país.
Na região amazônica, o município de Marabá, no estado do Pará, foi o pioneiro “na execução de projetos para o desenvolvimento sustentável e melhoria da qualidade de vida da população local”, conforme o texto de divulgação do vídeo abaixo. "Hoje temos duas grandes obras de aterro sanitário, uma em Marabá e outra no Municipio de Tucumã e Ourilândia do Norte no Pará", conta Bárbara Fechter, que também está implantando a política pública sobre resíduos na cidade de Itabira, em Minas Gerais.
Quando Bárbara me enviou o comunicado que estava em Itabira, a informação me deixou endoidecido de orgulho pela amiga que eu tanto admiro. Itabira é a cidade natal do eterno imortal poeta (meu favorito) Carlos Drummond de Andrade.
Só uma pessoa em todo o planeta Terra sabe (nenhuma outra jamais saberá) por que eu encerro esta postagem com os seguintes trechos do poema Confidência do Itabirano, de Drummond:
“A vontade de amar, que me paralisa o trabalho,
vem de Itabira,
Por isso sou triste, orgulhoso: de ferro.”

Parceria da empresa Sempre Vivos e Fundação Vale em Itabira (MG)

Parceria da Prefeitura de Marabá (PA) com a empresa Sempre Vivos e Fundação Vale

Siga a empresa Sempre Vivos pelo twitter

4 comentários:

Anônimo disse...

É uma pena que somente aparecem em nossa cidade tranqueiras que querem encher os bolsos e somente deixar buracos. A biológa Barbara tinha muito boas intenções, mas, apareceu na cidade errada e em gestão pior ainda.

WILSON ANTONIO disse...

Discordo do Anônimo(tadinho deve estar com medo prá ficar escondidinho...)Conheci a Bárbara e ela une B&C digo, beleza e competência. Faz falta em nossa cidade, mas como a gente não pode ser possessivo o jeito é espalhar Bárbaras pelo Brasilzão afora.

Fiorella Di Pietro disse...

Essa moça é minha comadre e tenho tanto orgulho dela !!! Como arquiteta, compartilho com ela a árdua luta para incluir um pouco mais de sustentabilidade em nossa vidinha e nem sempre esta é uma tarefa fácil , bem poucas pessoas dão REALMENTE valor a pequenas mudanças como separar lixo , reutilizar águas cinzas ou coletar água da chuva , mas como Barbara e tantos outros , seguimos em frente acreditando e divulgando , um dia a gente chega lá !!! Parabens por não ser covarde e mostrar a sua linda cara !!!!

David da Silva disse...

Fiorella, como eu já deixei subentendido na inicial do post, a Bárbara Fechter é daquelas pessoas que cabem direitinho numa declaração universal segundo a qual estaria determinada "proibição à hipocrisia", revogadas as sacanagens ao contrário.