quinta-feira, 8 de março de 2012

Ivan Jerônimo comete suicídio

Foto: Allan dos Reis | Taboão em Foco
Investigador-chefe da operação que levou políticos de Taboão da Serra e funcionários da prefeitura local à prisão, o policial Ivan Jerônimo da Silva se matou com um tiro no peito às 16h10 desta 5ª-feira, 8 de março.
O suicídio foi cometido no banheiro da Banca Cidade Jardim, bairro nobre da capital São Paulo. Ele estaria na companhia de outro policial minutos antes do ato.
Ivan Jerônimo estava de licença-médica desde dezembro do ano passado, com quadro de depressão profunda.
Ele foi peça importante na prisão de 26 pessoas acusadas de fraudar IPTU na administração municipal. Seus relatórios policiais causaram grande impacto na imprensa nacional.
Na virada do ano, seu nome foi cogitado para disputar o cargo de prefeito pelo PMDB em outubro próximo.

Correspondência
Em 27 de agosto de 2011, Ivan Jerônimo trocou correspondência por e-mail com o blog bar & lanches taboão:
 “Boa noite, Senhor David da Silva! 
Primeiramente, externamos nossos cumprimentos em virtude do belo trabalho desenvolvido pelo Blog "Bar e Lanches".
Foto: Reprodução
Adquirimos o hábito de consultar o site, pois que, por meio dele temos notícias publicadas de forma imparcial e apolítica. Temos a percepção que o citado Blog,age de maneira independente expondo seus pensamentos sem interferências de empresas ou órgãos públicos que buscam patrocinar alguns meios de comunicação, como meio de amordaçá-los.Entendemos que nem todos possuem a coragem ou ainda, dispõem de estrutura financeira para trabalhar de forma imparcial e justa, aliás temos vários casos de imprensas "poderosas", que ainda assim tomam partido.Mas, também não podemos expressar nosso repúdio aos periódicos que servem de ferramentas para noticiar fatos descabidos e inverídicos, agindo somente com o propósito de dar arrimo a governantes e servidores públicos corruptos, esses jornalistas, se é que podemos chamá-los assim preferem se curvar aos míseros pagamentos de valores, ao invés de adotar posturas para a qual foram formados e preparados. Nesse rol, incluo o periódico "Folha do Pirajussara", que presta a desinformação, ou seja, a informação distorcida e até mesmo totalmente incorreta, descabida e leviana.”
No dia seguinte, 28 de agosto de 2011, em nova mensagem Ivan Jerônimo relatou alguns detalhes da sua biografia:
“Boa noite, Sr. David da Silva! 
Estamos à disposição para fornecer quaisquer esclarecimentos aos munícipes de Taboão da Serra, por meio do blog "bar & lanches taboão", também torço para que a justiça seja feita e além da condenação eles devolvam a Fazenda Municipal o prejuízo causado.Quanto ao episódio ocorrido com o meu pai, eu tinha 5 anos de idade, sou o caçula. Posteriormente, a tragédia novamente se repetiu desta vez com um irmão, que àquela época tinha 21 anos de idade.Minha mãe sofreu muito, pela perda do esposo, mais principalmente em decorrência da perda de um dos filhos.Esses episódios foram os motivos do meu ingresso na polícia, fui criado por uma irmã, que atualmente reside em Boston/EUA, ela era Diretora Financeira de uma Multinacional aqui no Brasil, mas surgiu oportunidade de seguir carreira lá fora, ela tinha isso como um projeto profissional, acabou por se adaptar e adotando esse país como local ideal para viver.Ela queria muito que eu também fosse, mas meus projetos estão aqui, tenho outras atividades fora da polícia. A polícia é minha realização, local onde eu posso contribuir de alguma forma, para evitar ou amenizar os sofrimentos das pessoas, pois que, nas tragédias ocorridas em minha família, em ambos os casos, não houve esclarecimento dos crimes.Devo muito a Taboão da Serra, cidade pela qual tenho muito carinho e respeito.A propósito, em decorrência de trabalhar na Seccional de Taboão da Serra, acabei conhecendo uma Juíza que trabalhava em Itapecerica da Serra, com quem casei e constitui família.Nós esclarecemos um crime também de latrocínio, que vitimou um familiar dela, após alguns meses do esclarecimento, tivemos uma reunião no Fórum de Itapecerica, nesta ocasião tivemos o primeiro contato, acho que foi coisa de destino mesmo.Hoje ela trabalha em São Paulo na Barra Funda, atua na área criminal.Não pretendemos ficar muito tempo na polícia, acho que logo completaremos nosso ciclo, conseguimos realizar parte dos nossos projetos, sentimo-nos realizados mais que profissionalmente, sentimo-nos realizados como homem e ser humano.Por sinal, minha irmã está aqui no Brasil, ela vai embora na terça-feira, infelizmente chegou durante o turbilhão que estamos passando em Taboão da Serra.Ela optou por seguir carreira, ao invés de constituir família, sem dúvida alguma ela o referencial em minha vida.Coisas materiais são importantes, às vezes fundamentais, mas não há nada mais gratificante que o reconhecimento, nesse tempo, demonstramos nossa reverência à alguns profissionais do jornalismo, pois que, muitas vezes os senhores conseguem fazer mais justiças que a própria justiça.”
Em 24 de novembro de 2011, no auge das especulações sobre a candidatura de Ivan Jerônimo a prefeito de Taboão da Serra, o blog recebeu do investigador-chefe o seguinte e-mail:
“Prezado Davi, 
Respondo seu e-mail por respeito ao seu trabalho, que reputo ser imparcial e justo.
Em algum momento terei que me posicionar, quando for o momento oportuno gostaria de conversar pessoalmente contigo.
Mas, uma coisa aprendi, raro é ter um amigo, mais ainda, é ter um amigo "político". De outro lado, sou predestinado pois
tenho dois: Jorge Luis Caruso (pra mim "Jorge") e Dr. Antonio Carlos Caruso, eles me apontarão o caminho certo, com eles
estou desarmado, evidentemente minha família, aqui considero minha irmã "Arlete" que é o referencial em minha vida. Faz
quatro dias que não durmo, neste momento estou chorando, o motivo principal é revolta, principalmente pessoas que eu já
"respeitei", mas tenho informações que podem estar usando meu nome, seja na condição de vice-prefeito, apoio ou amigo,
afirmo e reafirmo, essas pessoas não estão autorizadas a usar meu nome.”
No dia seguinte, 25 de novembro de 2011, Ivan Jerônimo já antecipava que não iria se envolver na política taboanense:
“Boa noite, Sr. David! 
A referênica em minha vida é minha irmã/mãe, ela sente que seu coração não deseja isso pra mim.Todos são iguais, ou melhor, tem alguns piores, prefiro liberá-los sem discursos inflamatórios, não irei consertar o mundo.”

23 comentários:

Albino Andrade disse...

lamentável perda para TS. Homem honrado e trabalhador q tive o prazer de conhecer, meus pesãmes a seus familiares

Albino Andrade disse...

Llamentável perda para TS.Homem honrado e trabalhador q tive o prazer de conhecer.Meus pesâmes a seus familiares.

Anônimo disse...

David, não entendo como alguém se suicida com um tiro no peito e não na cabeça, tb não entendo porque tão longe de casa e num local mais intimo como todos os suicidas....
Eu

abud disse...

Esse era um orgulho para Taboão da Serra, tenho certeza que fará falta. Os éticos não duram muito tempo, e somente ele sabia da pressão em ser o que era e o papel que teve na história de Taboão da Serra.

abud disse...

Vai ser uma grande referência para Taboão da Serra, marcou uma época e entrou para história. Um homem honrado, sério e ético, mas como no Brasil ética sempre está em segundo plano, este homem, sob pressão decidiu dar fim na própria vida. Vai fazer falta.

Hugo Abud - Centro

Anônimo disse...

Espero que não tenham suicidado o policial. Essa transferência dos policiais de nossa cidade também está muito esquisita, ninguém transfere quem está fazendo um bom trabalho do nada. Foi uma perda para todos, que Deus o tenha.

Lidia disse...

Certamente haverá uma invetigação...Realmente lamentável.

Anônimo disse...

Choro a morte do Ivan, assim como choro a morte daqueles que ele matou impiedosamente cujas mães e parentes estão chorando até hoje.
Choro também pela representação do Evilásio, Valdevan, Marcia, Aprigio, e outros cleptocratas, ao irem na assembléia legislativa, corregedoria, policia federal, etc... para pedir a sua cabeça, deu no que deu.

Anônimo disse...

Quem quer se suicidar, ainda mais sendo um policial, jamais atiraria no próprio peito e sim na cabeça.

Aa coisas em Taboão da Serra são cheias de mistérios. E esse caso está parecendo "queima de arquivo".

Esse fato deve ser investigado a fundo, tanto pela polícia como pelo Ministério Público.

Anônimo disse...

Existem pessoas de boa índole, que quando envolvidas no lamaçal se desesperam.

Seu nome, sua honra falam mais alto e ao verem tudo isso jogado no lixo não encontram saída.

Deparam-se com a verdadeira podridão humana em busca do poder, da fama e da corrupção.

Nesse submundo, sem escrúpulos e sem dignidade, nem mesmo os fortes conseguem sobreviver.

Criminosos de colarinho branco, colocam ardilosos plano em ação para prosseguirem acabando com a já sofrida sociedade.

Fernando Marinho disse...

Pois é meu caro David fato no minimo inesperado e que vai alimentar as paginas e as conversas de bar por um bom tempo. A morte desse senhor me lembrou muito o assassinato do Coronel Ubiratan mandante do massacre do Carandiru odiado por milhares de detentos e que foi morto por sua própria Mulher,pois é crime de amor,quem diria é seu policia.

Anônimo disse...

Meus sentimentos aos familiares do Sr. Ivan .Infelizmente nesse nosso mundo pessoas de caráter e índole parece que não suportam tanta falsidade e hipocrisia . Você deixou sua marca na história de Taboão .Os Taboanenses que amam esta cidade te agradecem assim como os leitores que acompanham o blog do David Silva. Deus te acompanhe .

Anônimo disse...

ISSO FOI CRIME ENCOMENDADO. ALGUÉM TEM DÚVIDA?

Anônimo disse...

Esse investigador mexeu em casa de marimbundo.

Anônimo disse...

Ele prendeu os corruptos. Os caras não engoliram isso. Ficaram com ele na garganta e o executaram.

Agora o que é muito mais estranho nisso tudo é que o Ivan fez um excelente trabalho e apesar disso foi substituido. Como pode isso? Tentaram o calar, como não conseguiram o mataram.

Esse investigador, apesar de afastado, continuava suas investigações e estava cada vez mais próximo de prender gente muito mais poderosa em Taboão da Serra.

Núcleo PSOL Taboão da Serra disse...

Confesso que estou chocado com a notícia de falecimento de Investigador Ivan Jerônimo. Deixo aqui minha solidariedade aos amigos e familiares. Penso que a melhor homenagem que podemos prestar neste momento é torcer para que o belo trabalho iniciado em 2011, seja concluído pela nova cúpula da seccional.
Membro do Comitê de Luta Contra a Corrupção em Taboão da Serra

Anônimo disse...

Uma pena na cidade estarem espalhando comentários maldosos sobre o caráter do Ivan, deveríamos todos agradecer pelo brilhante trabalho que os policiais fizeram na cidade nos livrando desta banda podre de políticos para sempre. As pessoas são ingratas por natureza, se a polícia prende não está bom, se não prende é corrupta, o que voces querem? A corja política está espalhando mentiras, inventando mil e uma para tentar denegrir e difamar Ivan, se o mesmo fosse o que estão inventando, alguém acha que seria chefe dos investigadores? Povinho mediocre. Meu Deus.

Anônimo disse...

DOUTOR IVAN AGRADECEMOS A VC ENQUANTO VIVEU COLOCOU CORRUPTO NA CADEIA COM CERTEZA AMIGOS SEUS CONTINUARAM O TRABALHO AINDA EXISTE PESSOAS SOUTA QUE COMETEU FRAUDE NOS IMPOSTO ESTA SENDO INVESTIGADO, AONDE VC ESTIVER SAIBA COLOCAREMOS NA CADEIA.DE SEU AMIGO ETERNO

FERREIRA DIAS

carol lima disse...

Prezados. Não há duvida quanto ao suicidio pois, os amigos dele estavam lá na hora e o socorreram. Pelo amor de Deus sejamos coerentes! A arma dele era tão potente que mesmo um tiro na barriga teria matado!!!! Quando chegaram ao São Luiz já foi dito pelos amigos dele que foi suicidio!!!! Não vamos aumentar as desgraças.
Carol

Fabio Pereira disse...

Sr. Davi, sou amigo pessoal do Ivan, e gostaria de lhe dizer que ele sempre teve um respeito muito grande e um carinho muito especial pelo senhor. O Ivan era um homem destemito e integro, quem matou o Ivan foi uma doença muito forte, uma depressao que ele vinha lutando contra ela desde o final do ano passado. O Ivan jamais cometeria um suicidio, quem o matou foi a doença. Peços aos internautas que respeitem uma pessoa que teve sua vida pautada em uma conduta integra e ilibada e de carater indubitavel, tudo que ele fez foi fiscalizado pelo MP e respaldado pelo judiciario. foi um trabalho da policia, do Ministerio Publico e do Judiciario. finalmente sr. Davi, obrigado pela sua imparcialidade e pela consideração que sempre teve com meu amigo IVAN JERONIMO DA SILVA.

Anônimo disse...

Ivan

Até aqui viajamos juntos. Passaram vilas e cidades, cachoeiras e rios, bosques e florestas... Não faltaram os grandes obstáculos. Freqüentes foram as cercas, ajudando a transpor abismos... As subidas e descidas foram realidade sempre presente. Juntos, percorremos retas, nos apoiamos nas curvas, descobrimos cidades... Chegou o momento de cada um seguir viagem sozinho... Que as experiências compartilhadas no percurso até aqui sejam a alavanca para alcançarmos a alegria de chegar ao destino projetado. A nossa saudade e a nossa esperança de um reencontro aos que, por vários motivos, nos deixaram, seguindo outros caminhos. O nosso agradecimento àqueles que, mesmo de fora, mas sempre presentes, nos quiseram bem e nos apoiaram nos bons e nos maus momentos. Dividam conosco os méritos desta conquista, porque ela também pertence a vocês. Uma despedida é necessária antes de podermos nos encontrar outra vez. Que nossas despedidas sejam um eterno reencontro.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Por favor respeitam sua alma.. Não temos o direito de jugar.
Descase em paz Ivan.