domingo, 27 de maio de 2012

”Cleptocrata” mantém controle de nomeações e exonerações

Maruzan preso - Foto: Karen Santiago
Ex-secretário anuncia no Facebook demissões em massa na prefeitura

O blog recebeu denúncia que o ex-secretário municipal Maruzan Corado de Oliveira, 49 anos, frequenta livremente a Prefeitura de Taboão da Serra, da qual foi exonerado em 2011. Ele foi preso em 6 de junho passado pela Operação Cleptocracia (do grego = governo de ladrões) por envolvimento no roubo do IPTU.
A Justiça proibiu Maruzan de exercer funções públicas até o julgamento final das ações que é acusado.
No início da madrugada de hoje, o ex-secretário admitiu pela Internet que tem pleno conhecimento das contratações e demissões de funcionários nomeados por critério político.
No Facebook o réu postou que nesta 2ª-feira, 27 de maio, “a terra vai tremer na praça Miguel Ortega”. A linguagem cifrada se refere às demissões de ocupantes de cargos “de confiança” na prefeitura local, instalada na referida praça.
Maruzan passou 53 dias na cadeia, e foi solto mediante fiança. Está em liberdade condicional.
 “Ele [Maruzan] costumava entrar escondido, ficava no gabinete do prefeito. Mas agora anda por aqui tudo”, informa a testemunha protegida.

O Ministério Público afirma que Maruzan sabia do esquema de fraudes nos impostos, mas se omitiu. A Polícia encontrou em sua casa um comunicado interno dirigido a diretores da prefeitura, alertando para “graves episódios ocorridos” no sistema de arrecadação. O documento foi assinado por ele em 8 de outubro de 2010. Ao ser preso, Maruzan mentiu à Polícia dizendo que só soube do esquema cinco meses depois de distribuir o alerta sigiloso...

Assombração
O pagamento de R$ 700 mil para o advogado de defesa de Maruzan foi feito com recursos da Prefeitura, acusa um ex-vereador. Por se tratar de verba pública, a “lavagem do dinheiro” se deu por meio da construtora Etama, que mantém contratos milionários com o governo do prefeito Evilásio Farias.
A livre movimentação de Maruzan pela prefeitura tem um componente de terrorismo psicológico sobre o funcionalismo. Ele interfere diretamente nas contratações de servidores “livre nomeados”, diz a acusação. “É esquisito. Fica andando pelas salas. Eu já vi ele em diversos departamentos. Parece uma assombração”.

8 comentários:

Anônimo disse...

Não é somente Zan Zan que dita as regras nesta prefeitura do Doutor Cabaceiras. Todos os vereadors que foram presos e ficaram afastados do poder atuam livremente nos bastidores, inclusive, para a manutenção de cargos de apadrinhados e colaboradores fiéis. Até o esquema de receber parte dos salarios dos indicados funciona normalmente, tanto na prefeitura como na tal Casa de Leis. Afinal de contas, estamos em Taboão da Serra, o povo não apita nada por aqui.

Roberto Pargan disse...

Esse Zan Zan não aprendeu ainda!! O que ele anda fazendo da vida, está trabalha do onde, e vivendo do que??? É piada!!!

A luta é pra valer! disse...

Profético a previsão de Maruzan Corado. Parece que ele só não conseguiu prever que ele seria um dos que cairia no buraco após a terra tremer.
José Afonso da Silva

Anônimo disse...

Voces viram no rodapé do facebook que Carlos Senna e Marcelo Soares curtiram essa idéia... Maruzan sua esposa Elisabete está empregada na secretaria de saúde, com salário de marajá e somente aparece lá uma vez por semana e por 15 minutos. Vc ficou 90 dias preso num Cadeião, o que será que Taboão pode esperar mais de vossa excelência?

Anônimo disse...

o mario zan e sua esposa recebe seus salarios em dia mesmo afastados, alias a hilux dele esta de volta ele vive por ai nos postos de saude pedido seus favores passando em consulta e exames medico sem marcar dia e hora como todo municipe faz aliaz ele traz seu pais e parente para fazer mesma coisa... e o povo nao sabe disto...

Anônimo disse...

Será mesmo que Zan Zan e o Doutor Cabaceiras queriam mesmo que TODOS apoiassem Aprigio? Os que sobraram depois deste tremor estão somente apoiando de mentirinha, no dia 07 de outubro irão apertar outro número na urna, somente fingem que apóiam.

Anônimo disse...

Maruzan e seus pupilos são uma vergonha para o serviço público de Taboão da Serra. Degladiaram, sucatearam e por ordem dele piorou e muito o Plano de Carreira dos professores. Xô corja de chupim.

Anônimo disse...

A terra vai tremer quando esse mala entrar em cana de novo por roubar a população de Taboão da Serra.

Cadê o dinheiro que o senhor surrupiou seu Maruzan Corado? Aliás nem corado o senhor fica mais com esse fato, não é mesmo?

Esse cara de pau deveria ter vergonha na cara e sumir das redes sociais, aliás, ele deveria sumir é de Taboão e voltar pra sua terrinha, ou pra a roça como ele mesmo é acostumado mandar as pessoas.

"Vai pra roça Maruzan!"