segunda-feira, 14 de maio de 2012

Temos mil motivos para desconfiar

O pré-candidato a prefeito Fernando Fernandes (PSDB) demonstrou irritação dias atrás no Facebook, com um cidadão de Taboão da Serra que colocou em dúvida a promessa tucana de uma estação do Metrô na entrada da nossa cidade no prazo de cinco anos.
A garantia solene foi feita no último dia 3 de maio, em evento político realizado no canteiro de obras da futura estação Vila Sônia, da Linha 4 do Metrô.
Num flagrante ato falho, o secretário Jurandir Fernandes (Transportes Metropolitanos) tentou ironizar a desconfiança popular. “Eu diria, para não me chamarem de mentiroso, que é melhor falar em 2017”, disse ele numa tergiversação governamental de datas que já garantiu o Metrô taboanense para 2015, adiou para 2016, até fincar trilhos no prometido primeiro semestre de 2017.
Todavia, em 1º de outubro de 2011, em pleno Santuário Santa Terezinha, Padroeira do município, o governador Geraldo Alckmin jurou que o Metrô chegaria em 2014 a Taboão da Serra...
Diante deste jogo de discursos que violentam o calendário oficial, a população tem sólidos motivos para ler com frágil esperança o que a imprensa regional mancheteia.

Promessas proteladas
O primeiro projeto de terminal ferroviário para Taboão da Serra foi feito em 1908, quando o local ainda não passava de “povoado-entroncamento”.
Jornal O Cidadão - janeiro de 1987
Click para ampliar
O transporte moderno de massas entre nossa cidade e a Capital voltou a receber promessa requentada no final da década de 1980.
Em janeiro de 1987, o jornal O Cidadão publicou que Taboão seria integrado à rede metropolitana de ônibus-elétricos. Passageiros locais desceriam dos ônibus movidos a diesel no terminal dos trólebus “em local ainda a ser definido” – na época também falavam vagamente em construção de embarque-desembarque nas imediações do Largo do Taboão ou Praça Nicola Vivilechio, igualzinho ao que dizem agora os técnicos do Metrô...
Ainda segundo a notícia, os trólebus partiriam de Taboão da Serra de três em três minutos. Tem mais. O usuário pagaria uma única passagem para ir dos ônibus mecânicos aos elétricos.Tem mais! Todos desembarcaríamos felizes na estação Sumaré, do Metrô.

Distrito distante
Na sua mais recente revoada em Taboão da Serra, o governador tucano Geraldo Alckmin chegou a ser saudado por repórteres regionais como “portador de bagagem cheia de boas novas para a cidade”.
DISTRITO POLICIAL - Tribuna Popular - 12.ago.1988
Click para ampliar
Compromisso firmado por Alckmin é a inauguração do Distrito Policial na região do Pirajuçara “ainda neste ano de 2012”. O decreto de criação deste mesmo distrito está assinado pelo próprio Alckmin desde 2006...
Desta feita, sites noticiosos e jornais de papel largados de porta-a-porta trombeteiam hoje o mesmo que seus ancestrais estampavam há quase um quarto de século atrás.
Na página 3 da sua edição de 12.ago.1988, a extinta Tribuna Popular afiançava a seus leitores que “em setembro” a cidade teria seu segundo Distrito Policial.
A delegacia-caçula já tinha endereço fixo (avenida Paulo Ayres, 493), contaria com um delegado, um escrivão, um investigador e um agente para vigiar seus dois xadrezes. O horário de atendimento estava definido (de 2ª a 6ª-feira, das 9h às 20h), e haviam até escolhido o delegado-titular!!!
A reportagem arrematava que, além do DP do Pq. Pinheiros garantido para setembro/88, em outubro daquele mesmo ano seria inaugurado o distrito do Pirajuçara.

12 comentários:

Núcleo PSOL Taboão da Serra disse...

Excelente matéria Davi. Depois de ler a matéria, acredito que a promessa do metrô em Taboão renderá discurso ao PSDB pra mais umas 10 eleições
José Afonso da Silva

Anônimo disse...

O barelanches não foi na reunião do pátio Vila Sonia, se tivesse ido não falaria tanta "babozeira" copiada de algum outro blog oposicionista ao metro.A estação vila sonia é a coisa mais linda, quem foi aplaudiu. Os trens que lá chegaram era uma realidade de primeiro mundo. Vindo pra taboão, vários imóveis estão sendo demolidos e desapropriados, inclusive o meu. Então, porque tamanha desfaçatez? Fingir de cego é feio.

Anônimo disse...

uando pessoas acreditam em promessas, normalmente as mesmas nao sao cumpridas, e quandos essas promessas sao feitas por politicos profissionais entao o buraco e mais embaixo, pois utilizam a verborragia que anestesia a maioria dos eleitores, e quando as eleiçoes ja sao fruto do passado, começa uma desculpa aqui, outra ali, e vai se empurrando goela abaixo as falsas promessas quase nunca realizadas.
Ex: O atual mandatario da cidade de Taboao da serra, falou semana passada que iria fazer em seis meses, o que nao foi realizado em sete(7 anos), em nossa cidade.
Alem de agredir a inteligencia do eleitor esclarecido o mesmo tenta emplacar seu sucessor com toda essa balela, e conversa fiada.
Ai esta uma promessa que nunca sera cumprida.

Anônimo disse...

VAMOS PARAR COM PAPAGAIADAS..
....
FERNANDO FERNANDES É IGUAL OU PIOR A ELES...

Anônimo disse...

Espera aí pessoal!

Não é deputado/a muito menos prefeito que "tras" metrô.

Metrô é algo estratégico do Estado,não importa qual partido é situação.

Em São Paulo são emplacados 900 carros por dia, some isso com veículos vindo de Taboão e região.

São Paulo simplesmente para!

Alguém acha mesmo que metro é preocupação com a qualidade de vida de alguém?

Anônimo disse...

Que venha o metrô, que venha creches...canalização de côrregos...segundo Distrito Policial...AME..UPAS...a população não que saber se veio do PT, PSDB...nós queremos resultados...nossos impostos retornando em qualidade de Vida, é triste ouvir politicos agorando determinadas conquistas por não ser do seu Partido, acordem isto é muito pequeno! a população sofre muito e merece mais respeito!

Anônimo disse...

Na verdade, NÃO teremos Metrô coisa alguma. Se cidade ricas, desenvolvidas e mil vezes melhores que Taboão não possuem, não será promessa de véspera de campanha que trará esse benefício para a cidade. A deputada Analice encheu os ouvidos do secretário e do governador para ganhar votos para FF e o mesmo por gentileza e educação apareceu na cidade com essas promessas e prazos. Precisamos acabar com a roubalheira na cidade, eleger bons políticos, crescer com eduacação e cultura de verdade, vamos parar de acreditar em balelas e promessinhas furadas.

Anônimo disse...

O clâ Fernandes na cidade de novo é demais... teremos Boy, Doriana, Takashi e a camabada toda para deitar e rolar nas mamatas que somente Taboão pode proporcionar, estamos péssimos.

Anônimo disse...

Eu acho que vai chegar " MUITO JEGUE"

Anônimo disse...

TEM POLITICO NA CIDADE QUE JURA QUE TEREMOS O TREM MOVIDO A BALA POR ESTAS BANDAS. ESSE SISTEMA DE TRANSPORTE NÃO POLUIRÁ O MEIO AMBIENTE E LIGARA O NADA A LUGAR NENHUM. A TARIFA SERÁ ISENTA AOS SERVIDORES MUNICIPAIS E PESSOAS COM MAIS DE 60 ANOS. AGUARDEM.

Anônimo disse...

A mesma ladainha se repete a cada tentativa de se eleger,Fernando e sua querida esposa e sumida Analice,sempre tentam enganar o povo taboanense com esse papinho furado.O pior de tudo isso é que tem gente que acredita.Povo de taboao vamos estudar e fazer valer o nosso voto este ano.

Anônimo disse...

aos criticos de plantao!!! e ao psolque nao faz nada e nem deixa os fazer....
saiam de seus carros, ande de onibus, veja quantas casa e comercio desapropriadas se nao crer o metro nunca chegara mesmo, o maior medo nao chegar o metro ou nao é fernando ganhar!!!! ai sim estes que criticam iram babar assim como fizeram com evilasio, faram o mesmo com fernando nao devemos só mudar de prefeito mas de vereadores tambem 5,4,3 e 2 mandatos é muito para eles... psol esquerdista atrassa lado...vive em cima do muro...
bem vendo as obrar da cidades entre fernando e evilasio!!! fernando ganhou disparado...
ate agora nao provaram nada contra fernando só tem rumores, agora contra evilasio tenho provas vejo meu iptu altissismo meu salario nao aumentou e nada é feito para o servidor e municipes...