sexta-feira, 1 de junho de 2012

BINHO, MOINHO, PINHEIRINHO…

por MARCELINO FREIRE

Marcelino Freire - Foto: Rafael Mundurucu
Deve ser isto. Por este motivo. Descobri. Eles não gostam do diminutivo. Daquilo que nasce pequeno. E se agiganta. Daquilo que é fruto da teimosia. Da força de um povo. Gente que se apropria de espaços que ninguém dá valia. Gosta do que ninguém gosta. Por exemplo: de poesia. De arte na periferia. E que arte!
Foto: Alexandre de Maio
Há 15 anos o Sarau do Binho (foto), o mais antigo que temos, promove essa revolução. Guiada pelo coração do grande poeta. Pelo sonho que ele arquiteta para a sua comunidade. Binho é do tamanho da nossa cidade. Patrimônio de nosso país. Quem conhece o Binho sabe o que a minha alma diz. Entende por que, aqui, estou gritando. Mais uma vez inconformado.
Uma hora é o Moinho, noutra o Pinheirinho. Agora o Binho. Perdão se exagero na comparação. Mas é a verdade. Com o fim do Sarau do Binho muitas famílias ficarão igualmente à margem. Muitas conquistas despejadas. Mentes desarticuladas. Povo sem ter o que comer. Eu mesmo já me alimentei dessa energia. Bebi desta fonte vigorosa e rica. Quantos artistas por ali passaram. Fizeram circular ideias e palavras. Para além da mesa de bar.
Binho é um dos caras mais apaixonados que eu tive a honra de encontrar. Conhecer, assim, para valer. A toda hora ele tem um projeto para tocar. Porque acredita na paixão transformadora da literatura. Binho, sozinho, fez mais do que muitos governos juntos. Um verdadeiro trabalho de autoestima e de educação. De amizade e de comunhão.
É injusto – por problemas burocráticos que há tempo o Binho, junto a todas as instâncias, tenta resolver – que o Sarau tenha as suas portas fechadas pela prefeitura e a sua missão, assim, seja abortada, sua longa história interrompida. Todos perdemos com isto. Comecemos então desde já nossa mobilização. 
Quem disse que somos pequenos?
Somos grandes e fortes, meus amigos. E unidos – pela poesia – venceremos.
Petição on-line pela reabertura do Sarau do Binho. Assine aqui

3 comentários:

Flávia D'Álima disse...

fodamente poético David. Apoiado companheiro

Anônimo disse...

Meu bichino barbudo, posso mecher com outro barbudo nesse seu brog ? então, a politica tá fazendo a barriga do povo ficar virada. De presidente de prev a zé povinho, tudo a rasteira do barbudo da cabacera está cortando tudo. Só não teve coragem de cortar os cabras do pt que trabalha na divisão de obra nem aqueles malfadados devogados do jurídico, todos do pt. Porque será, ?

Anônimo disse...

Caro Jornalista, certamente você falou por pelo menos 100 mil pessoas.

Que os legisladores pensem nisso, do contrário será um tiro no pé deles próprios.

Se estão preocupados com poluição sonora, pq não fiscalizam os "paredôes" de som, ou mesmo os carros de som em volume excessivo?