quinta-feira, 26 de julho de 2012

Candidatura de “cleptocrata” surpreende especialistas

Carlos Andrade na noite de sua prisão
A liberação do vereador Carlos Andrade para disputar sua reeleição em 2012 (leia na postagem anterior) está gerando reações em Taboão da Serra.
O parlamentar cumpre liberdade condicional, após ter sido preso pela Operação Cleptocracia (“governo de ladrões”) deflagrada pela Seccional de Polícia local no primeiro semestre do ano passado.
Para aguardar o julgamento em liberdade, Andrade pagou fiança, ficou impedido de retomar seu gabinete na Câmara, e de ocupar quaisquer outros cargos ou funções em órgãos públicos.
“Essa liberação de candidatura nem Freud entenderá facilmente”, ironiza um especialista em direito eleitoral e criminal ouvido pelo blog.
O advogado consultado expõe seu raciocínio:
“Na verdade o Carlos Andrade não está com os direitos políticos cassados ou suspensos propriamente.  Isso do ponto de vista da Constituição Federal em seu artigo 15. Todavia, responde a um processo criminal em que lhe foram impostas condições de “liberdade provisória”. A conversa do juiz com o acusado foi essa: “Você quer ficar solto até que seja dada a sentença final?” -  “Quero!” – “Então pague uma fiança de R$ 27.250,00. Tem mais. Você não pode exercer função pública durante o processo, não pode ir na gandaia de madrugada e nem ter amigos bandidos. Estamos entendidos???” – “Estamos, eu aceito.” Aceitou. Essa é a regra e a exceção ao mesmo tempo. Veja que o magistrado não feriu a Constituição. Perguntou a cada um dos 26 réus a mesma coisa, e todos aceitaram. Mas como ainda não foram absolvidos nem condenados, o acordo da “fiança”, que também tem o sentido de “confiança”, todos estão cumprindo-o. No meu modesto modo de ver, caso qualquer deles seja candidato e tenha a felicidade de sair vitorioso, não poderá ser empossado nem por um segundo, sob pena de estar quebrando a fiança.”
Outro profissional procurado pelo blog segue linha idêntica de raciocínio: “Creio que ninguém apresentou impugnação suscitando o conteúdo do habeas corpus da liberdade provisória. O Cartório Eleitoral observou apenas as formalidades legais de registro de candidatura. Penso que, se ele vencer as eleições, não poderá ser diplomado e nem tampouco tomar posse, se até aquela data persistir a suspensão dos direitos políticos objeto do habeas corpus”, opina.

Preso no dia 3 de maio de 2011 em pleno plenário da Câmara (quando tentou fugir pela cozinha) Carlos Andrade puxou cadeia por 87 dias. Foi liberado em 28 de julho passado, após pagamento de fiança.

10 comentários:

Anônimo disse...

É BRINCADEIRA !! CA TENTOU FUGIR PARA A COZINHA QUANDO OS POLICIAIS CHEGARAM E DISSE QUE FOI TOMAR CAFÉ, FICA 90 DIAS EM CANA NUM CDP E AINDA PODE SE CANDIDATAR ? PODEMOS VER QUE NADA NESTE PAIS ESTÁ INTEGRADO EM SISTEMA ALGUM, AQUI PODE TUDO ????

Carmem Aguillar disse...

As pessoas que se dizem cidadãs, devem saber que todo pessoa é inocente até prova em contrário. Não houve se quer julgamento deste caso, e ademais se todos tivessem acesso a tudo o que a polícia (Seccional, Juiza e MP e Corregedoria) tem, é possível que muitos já estariam inocentados e muitos outros sim, estariam presos. Não sejamos inocentes!!!!

Anônimo disse...

Não acredito que CA seja inocente coisa alguma, o cara quando tava no poder se achava o maioral, depois que foi tomar cafezinho de canequinha no CDP virou cordeirinho. Detalhe, nada impede que qualquer cidadão comum pedir a impugnação da candidatura deste senhor ao Tribunal Eleitoral.

Anônimo disse...

TENHO VERGONHA DE VER DEFIRIDA A CANDIDATURA DE PESSOAS QUE ENTÃO ENVOLVIDAS NA FRAUDE DO IPTU DE TABOÃO DA SERRA. ACORDA POVO VAMOS RENOVAR. DIGA NÃO, DENUNCIA CARLOS ANDRADE UM DOS CREPTOCRATAS QUE QUER SER VEREADOR EM TABOÃO, ESSE SUJEITO ESTÁ EM LIBERDADE PROVISORIA POR TER ENVOLVIMENTO COM A FRAUDE ACORDA POVO
JUVENAL

Anônimo disse...

e brincadeira esse menino ESTA APROVADO A CANDIDATURA, E O MENINo DOUTOR MAURICIO ANDRE que paga 100 pessoas a 2,500 chega ate 3,500 esta fora, os cabo eleitoral deram sorte que nao serao enganados poderao apoia outro, esta na cara se o menino Mauricio podesse nao iria manter ESTA FOLHA DE 100 PESSOAS CARISSIMO. KKKKKKKKK

MARLENE disse...

E muita cara de pau desse Carlo de Andrade hem, toma vergonha na cara e sai da politica vai procura outra coisa para fazer va-ga-bu-do.

Comunidade - CSU disse...

Anonimo do dia 28 julho - 22:51
Existe na cidade de Taboão da Serra, algumas escolas que tem o curso EJA (Educação p/ jovens e adultos), então matricule-se numa delas, para depois postar com um português mais claro, porque do jeito que V.Sa. escreveu assassinou a nossa Lingua Portuguesa. Quanto a politica da cidade você não deve acompanhar, porque só escreveu besteira...

Anônimo disse...

Tenho esperança que o povo de BEM desta cidade irá saber escolher candidatos melhores para nos representar. Basta NÃO votar em nenhum destes políticos que aí estão e nem em seus indicados, precisamos dar uma melhorada nesta vergonha que ficou nossa querida Taboão.

Gilson Guimarães disse...

David,
Reproduzo aqui um comentário que eu fiz no facebook:
A matéria do "bar & lanches", realmente, não tem nem sinal de calúnia e difamação, certíssima a juíza. Mas, eu que não sou especialista em jornalismo, não gosto muito da forma como são citados os advogados, simplesmente: "um especialista em Direito Eleitoral", ou "um outro profissional". Acho que essas citações teriam muitíssimo mais credibilidade se fosse explicitados os NOMES dos advogados, sem o nome soa estranho.

David da Silva disse...

Prezado Gilson Guimarães, é constitucional a preservação do nome do entrevistado, quando ele assim o solicita. Um abraço, e obrigado pela sua manifestação sobre o assunto.