segunda-feira, 9 de julho de 2012

Debaixo do céu de Taboão da Serra

Meu amigo astrônomo amador Ariel P. Souza fotografou o planeta Saturno próximo à sua casa, numa travessa da avenida Laurita Ortega Mari, altura do nº. 1800, bairro Parque Pinheiros, Taboão da Serra.
Planeta Saturno sobre o bairro Pq Pinheiros, Taboão da Serra. Foto: Ariel P. Souza
Câmera Cyber-Shot com telescópio refletor dobsoniano 135 mm




A foto (à direita) foi feita às 22 horas do último dia 23 de junho.  










"O ideal seria fotografar Saturno a 90 graus de altitude, quando ele está bem em cima da nossa cabeça. Porém nesta posição as luzes da cidade prejudicariam o contraste e a nitidez”, explica Ariel.
A solução encontrada por ele foi esperar que Saturno se deslocasse para o oeste – no sentido de Embu das Artes – para diminuir na foto os efeitos da poluição luminosa.

O chamado das estrelas
“Alguém pode achar que copiei esta foto da internet”, brinca Ariel, “mas o pessoal da minha rua está acostumado a me ver registrando fenômenos e objetos do céu”.
As observações astronômicas já estão dando resultados. Alguns garotos querem seguir o exemplo do vizinho. Ariel Souza, 39 anos, é formado em informática. Atraído pela astronomia desde criança, ele se especializa em instituições como o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP.

Lindo e longe
Saturno é o sexto (a Terra é o terceiro) planeta na direção de quem parte do Sol rumo ao infinito. Adornado por magníficos anéis, foi visto pela primeira vez em 1610 por Galileu Galilei. Está a 1 bilhão e 300 milhões de km distante de nós.
Ele é nove vezes maior que a Terra – nosso planeta mede 12 mil km de diâmetro, e Saturno, 120.536 km.
Por isto ele é meio “lerdão”. Se desloca a “apenas” nove km por segundo. A Terra viaja a 29 km por segundo (1.675 km por hora. Já pensou se ela dá uma brecadinha...?).
Cada dia em Saturno dura 10 horas. Ele demora 29 anos para dar uma volta completa em torno do Sol.
Se você pensa em se mudar da Terra, Saturno não é o lugar ideal para seu novo endereço. O planeta é gasoso; tem apenas um pequeno núcleo sólido feito de rochas, metais e gelo. Se isto fosse pouco, lá os ventos atingem 1.800 km por hora.

Nenhum comentário: