quarta-feira, 25 de julho de 2012

Partidos de Taboão da Serra têm existência precária

Após 53 anos de ter se separado administrativamente de Itapecerica da Serra, o município de Taboão da Serra ainda não conquistou sua emancipação política. Todas as decisões de cunho eleitoral são tomadas do outro lado da ponte sobre o córrego Pirajuçara, que separa a cidade da capital de São Paulo.
Exemplos recentes dessa dependência orgânica da política taboanense com os “caciques” políticos estaduais e nacionais, foram as escolhas dos candidatos a vice-prefeitos dos prefeituráveis José Aprígio da Silva (PSB) e Fernando Fernandes (PSDB). Na candidatura governista, Aprígio flertou com um integrante do PC do B como o vice de sua predileção, mas o acerto final foi fechado com o PT, cuja candidatura a prefeito foi degolada por ordem da executiva nacional. Na chapa tucana, depois de aproximadamente um ano cogitando como seu vice um nome do PMDB, Fernandes cedeu a vaga para o indicado pelo PTB.
Em ambos os casos, os pactos foram selados nas mesas dos deputados estaduais que controlam as duas legendas.
As imposições vindas “de fora” encontram solo fértil, porque os líderes políticos de Taboão da Serra não investem no fortalecimento de seus partidos.
Das 27 legendas cadastradas no município, apenas quatro delas têm diretório. Todas as demais funcionam com comissão provisória.
A situação cadastral dos presidentes de partidos também é caótica. No Sistema de Gerenciamento de Informações Partidárias do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), nove partidos instalados em Taboão da Serra estão com seus presidentes considerados como “inativos”. São eles: PMDB, PCdoB, PV, PR, PCB, PHS, PMN, PSDC e PTN.

Fundo de quintal
O jurista Raymundo Faoro consagrou a tese do “patrimonialismo político”, segundo o qual as autoridades tratam a coisa pública como se fosse objeto dos quintais de suas casas.
No caso dos partidos instalados em Taboão da Serra, os políticos locais exigem que as legendas tenham o DNA de suas famílias. Assim, o PSB situacionista é presidido pela esposa do prefeito. E o PSDB oposicionista é controlado pessoalmente pelo candidato a prefeito, com direito ainda de colocar parentes e funcionários seus no controle de outras siglas coligadas.
Mesmo ocupando o poder por oito anos em Taboão da Serra, PSDB e PSB não constituíram diretórios municipais, não têm sede própria ou alugada, e seus endereços de registro são as residências do ex-prefeito e do atual prefeito, respectivamente.

Partidos instalados em Taboão da Serra
DEM - Comissão Provisória
PC do B - Comissão Provisória
PCB - Comissão Provisória
PDT - Diretório
PHS - Diretório       
PMDB - Comissão Provisória
PMN - Comissão Provisória
PP - Comissão Interventora
PPS - Comissão Provisória
PR - Comissão Provisória
PRB - Comissão Provisória
PRP - Comissão Provisória
PRTB - Comissão Provisória
PSB - Comissão Provisória
PSC - Comissão Provisória
PSD - Comissão Provisória
PSDB - Comissão Provisória
PSDC - Comissão Provisória
PSL - Comissão Provisória
PSOL - Comissão Provisória
PSTU - Diretório
PT - Diretório
PT do B - Comissão Provisória
PTB - Comissão Provisória
PTC - Comissão Provisória
PTN - Comissão Provisória
PV - Comissão Provisória

4 comentários:

A luta é pra valer! disse...

Bom dia Davi, excelente matéria!
Apenas uma observação com relação ao PSOL. O partido existe legalmente em nível nacional desde 2006 (época de sua fundação), e no município de Taboão da Serra desde 2008.
Ainda em 2008 os militantes do município optaram pela executiva provisória pelo fato de um Diretório exigir muitas obrigações que não estávamos prontos para arcar.
Neste momento estamos com o Diretório Municipal funcionando desde Maio do corrente ano, mas devido a erros do próprio TSE trâmites burocráticos, ainda consta como Comissão provisória.
De resto, concordo com o conteúdo de sua matéria, os partidos no município, na imensa maioria, nada mais são que legendas de aluguel.
José Afonso da Silva

Anônimo disse...

Alguma coisa é feita de maneira séria nesse município?
Tudo é empurrado pra debaixo do tabete,vide a escola de gastronomia.

Ontem teve uma reunião de um vereador no Pq.Pinheiros.Um amigo na sua inocência me perguntou se o governo ou empresas bancavam as 3 casas que servem como escritórios,afinal , o salario de vereador nao comporta aquela estrutura.

Eu disse à ele:entendeu pq querem ser políticos? Grana!

Anônimo disse...

É por essas e por outras que nossos políticos jamais serão de qualidade e farão algo realmente útil para a cidade. Basta observarmos a campanha nas ruas para se ter uma idéia da baixa qualidade. Se não conseguem nem montar um diretório no municipio o que dirá representar os eleitores. Somente possuem interesse em ganhar uma boquinha num carguinho e mamar nas tetas municipais por anos, uma vergonha. Votarei no candidato 50 que é o Stan.

Anônimo disse...

O que vemos na cidade de carrões Pajero, Honda Civic e outros veículos de luxo transformados em carro envelopados e com som fazendo campanha é enorme. A situação financeira deles deve estar ótima. Antigamente, somente aparecia carrinhos caindo aos pedaços pelas ruas tocando essas músiquinhas horríveis, como a conta bancária está no azul dá pra ver no dia a dia, acorda povo.