terça-feira, 25 de setembro de 2012

Criança ferida em escola deixa a UTI

Aluno autista fica trancafiado na escola até meia-noite. Caos na Educação

Por volta do meio-dia desta 2ª-feira, 24 de setembro, o menino Rafael, de 5 anos, atingido por um aparelho de TV que despencou sobre sua cabeça dentro da sala de aula, deixou a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e segue internado em quarto do Hospital Geral Pirajussara. Ele ainda não recobrou a fala e poderá ficar com sequelas por perda de massa encefálica, informa a mãe da criança.
No mesmo horário da liberação do garoto pela UTI, o blog ouvia a professora da vítima. Com 46 anos de idade, 11 anos de profissão e há oito anos na Escola Municipal Infantil Bidu, onde ocorreu o acidente, ela está abalada. “Eram mais ou menos 18h30 e eu estava a cerca de dois metros entre a sala de aula e o sanitário onde um grupo de alunos fazia a higienização já perto do horário de saída da escola”, conta a profissional que cuida sozinha de uma turma de 29 crianças na fase pré-escolar (5 anos de idade).
O rack sobre o qual estava a TV antiga de tubo com 29 polegadas, não tinha uma de suas rodinhas. O aparelho (que é deslocado entre as várias dependências da escola) já estava em sua sala de aula quando ela iniciou seu turno de trabalho, no período da tarde da 4ª-feira passada, 19 de setembro. O vídeo havia sido utilizado poucos minutos antes de atingir a cabeça de Rafael. “As crianças tinham assistido a um desenho animado sobre animais e preservação da natureza”, conta a professora, que tem seu nome reservado e sob a assistência jurídica do Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Taboão da Serra.

Polícia quer saber quem alterou o local do acidente antes da perícia técnica
Foto: Jornal na Net
Revolta e esperança
A dona de casa Kátia Pereira Cardoso dos Santos, 38 anos, mãe de Rafael, divide seus sentimentos entre a esperança de ver o filho restabelecido, e a revolta pela falta de prevenção do sinistro. “Se Deus quiser meu filho vai voltar a falar, e eu quero escutar da boca dele como foi que tudo aconteceu”, disse a mãe ao blog na noite de ontem.
A Polícia de Taboão da Serra apura responsabilidades de quem alterou o local do fato, limpando o sangue e removendo o móvel com a TV que vitimou a criança. Rafael foi socorrido em cerca de três minutos por viatura do SAMU, que primeiramente o levou ao Pronto Socorro Municipal. Por falta de condições de atendimento naquele órgão de saúde, teve de se deslocar ao Hospital Pirajussara.
“A escola deveria ter telefonado aqui para minha casa na mesma hora do acidente. Nosso telefone está no prontuário do Rafael na secretaria da escola. Mas foi o motorista da perua escolar quem veio me avisar. Enquanto isto as crianças [que o veículo transporta] ficaram na porta da escola esperando”, protesta Kátia, que mora há 30 anos próximo à escola no Jd Freitas Júnior. Ela pretende mover ação judicial contra a administração municipal.
“Até agora não recebi apoio da Prefeitura. Nem sequer um telefonema do Evilásio [prefeito], nem uma palavra de conforto”, acusa Kátia, desmentindo nota oficial da Secretaria da Educação reproduzida pela imprensa local.

Aluno autista ficou trancafiado até perto da meia noite na escola
Foto: Google Street View
Tragédias anunciadas na Educação
Uma comissão de professoras-auxiliares de desenvolvimento infantil (ADIs) denuncia que a rede municipal de ensino de Taboão da Serra está um caos.
Além da superlotação de alunos cuidados por professoras sem o suporte de ADIs, a estrutura física das escolas está sucateada: “vidros quebrados com cacos expostos, goteiras e chão molhado, fios desencapados, carteiras quebradas, entulhos pelos corredores, buracos de esgoto sem ralos, sanitários entupidos, etc”, citam em carta aberta à população.
No início da noite desta 2ª-feira, 24 de setembro, um adolescente autista de 17 anos ficou trancafiado por mais de seis horas na secretaria do Centro de Reabilitação do Jd Vitória, Taboão da Serra.
Às 17h uma funcionária da Prefeitura ligou para a família do rapaz, dizendo que não haveria transporte escolar devido à quebra do veículo. Ele ficou encarcerado na sala da secretaria até as 23h40, quando uma guarnição da Guarda Civil Municipal fez o resgate, arrombando a escola – choque-se um pouco mais com este absurdo aqui

8 comentários:

Anônimo disse...

Este é o governo que diz "Cuidar de gente".

Que final melancólico para um governo que tem 26 parceiros processados pelo desvio do IPTU.

Vc votaria em candidato do governo que deixa aluno trancafiado em escola até meia noite?

Cuidado, cuspir pra cima, pode cair na testa.......

Anônimo disse...

Hoje aconteceu outro acidente no Centro de Reabilitação onde um jovem autista foi esquecido dentro do Centro. Todos os departamentos estão abandonados. Não se paga credores, perueiros, etc.. Funcionários livres nomeados passeam e empurram com a barriga só esperando este governo terminar. Ninguém aguenta mais. Taboão precisa de mudanças.

Anônimo disse...

Acredito que a professora é a única que não tem culpa nesta tragédia, pois, nesta prefeitura os servidores são obrigados a trabalhar em condições péssimas e quem ousa reclamar é banido e colocado de escanteio nesta gestão, por mais certo que esteja. Agora, deixar paciente autista esquecido dentro de repartição pública também é muito grave. O que está acontecendo na ¨cidade digital¨ e que tem ¨lousa de raio laser¨?

Anônimo disse...

COMPRARAM A ¨LOUSA DIGITAR¨ E ESQUECERAM DE FIXAR A TELEVISÃO DE 29 POLEGADAS NA PAREDE? GRAÇAS A DEUS QUE SOMENTE FALTAM 013 MESES, UFA !!!!

Anônimo disse...

e além de tudo, a vice-prefeita é professora, candidata a vereadora e não se vê u'a manifestação dela, ou melhor, o que se sabe é que houve um monte de corrupção nos convênios culturais comandados por ela. e não se fala mais nada. é a instalação definitiva do caos. anônimo

Anônimo disse...

Torço muito para que Aprigio e seus apoiadores não vença essa eleição e que nenhum candidato a vereador ligado aos ptralhas ganhe vaga, a cidade não merece isso.

Anônimo disse...

vice que vice prefeita ela existe???
porque ela nunca fez nada???
na verdade nunca existiu vice nao tem pulso firme.... só para receber o nosso iptu! ou seja que ela vai falar como lula mesalao eu nao sei de nada kkkkkk
iptu reajuste quadrilha eu nao sei de nada palavras de marcia que se diz vice prefeite de taboao da serra.. sempre foi omissa...

Anônimo disse...

A vice prefeita somente serve para receber o gordo salário no final do mês. Trabalhar pra quê?