CARTA MANIFESTO SOBRE O ROMPIMENTO DOS COLETIVOS DE
TEATRO NEGRO DE SÃO PAULO COM A “MOSTRA DA NOVA DRAMATURGIA DA MELANINA
ACENTUADA”.
“Negros que escravizam e vendem negros na
África não são meus irmãos
Negros senhores na América a serviço do capital não são meus irmãos
Negros opressores em qualquer parte do mundo não são meus irmãos...”
(Trecho do poema “OS NEGROS” de Solano
Trindade).
O MOVIMENTO DE TEATRO
NEGRO DE SÃO PAULO manifesta aqui toda sua indignação e perplexidade diante do
tratamento desrespeitoso direcionado aos coletivos de teatro: CAPULANAS CIA DE
ARTE NEGRA, OS CRESPOS, COLETIVO NEGRO E GRUPO CLARIÔ DE TEATRO, pela curadoria
e coordenação da "MOSTRA DA NOVA DRAMATURGIA DA MELANINA ACENTUADA”, que
ocorre na Cidade de São Paulo, desde novembro de 2012, no TEATRO DE ARENA
EUGÊNIO KUSNET, financiada pelo EDITAL DE OCUPAÇÃO DO TEATRO DE ARENA EUGÊNIO
KUSNET/ 2012 (2º SEMESTRE).
É com tristeza que
anunciamos nossa inevitável retirada, no mês de fevereiro de 2013, do “evento”
supra-citado .
Somos coletivos
comprometidos com a politização de questões raciais e sociais no teatro, e
nosso reconhecimento é legitimado pelo público, movimentos sociais e crítica, que reconhecem a qualidade
estética de nossos trabalhos e a importância da militância político-artística
no centro e nas periferias de São Paulo.
Para nós, a ocupação
histórica do teatro de Arena - espaço de referência e luta desde a década de 50 no Brasil - pela Mostra referida, era mais um passo
importante na trajetória do Teatro Negro brasileiro e, por este motivo,
havíamos nos colocado à inteira disposição para seu fortalecimento. Disponibilizamos
nossas obras, corpos e pensamentos, a fim de somar forças, estabelecer trocas e
propiciar um passo fundamental na conquista de novos olhares, rumo à
dramaturgia negra do século XXI. No entanto, no decorrer do processo de nossas
participações, observamos um olhar estrangeiro, contraditório e, finalmente
dissimulado e desrespeitoso, por parte do coordenador/curador/idelizador da
Mostra: Aldri Anunciação. Por vezes tentamos dialogar, mas apesar do discurso
aparentemente ser o mesmo, os modos de trabalho moram em pólos diferentes:
apropriação não é pertencimento.
Inúmeras falhas ocorreram
durante o processo. É evidente que a legitimade de uma mostra de dramaturgia
negra em São Paulo
se dá pela força de atuação dos coletivos locais, porém o desconhecimento e
falta de interesse do curador à respeito da trajetória de cada coletivo, desembocou em uma série de incoerências. Em
meados de setembro de 2012 os grupos foram sondados para participar da Mostra,
sendo que alguns, depois de iniciados os contatos, foram simplesmente ignorados
durante o processo de negociação. Em contraponto, outros foram incluídos na
programação antes do fechamento de sua participação; datas foram modificadas
sem acordo; materiais de divulgação expostos com inúmeras falhas, retirados da
internet sem consentimento. Uma absoluta
desorganização e falta de comprometimento que, até certo momento relevamos, na
tentativa de compreender e preservar a Mostra.
Descobrimos que o esforço
e parceria por nós ofertados não era recíproco. Os Grupos paulistas fecharam
sua participação na Mostra por uma “ajuda de custo”(já que o que nos foi
informado era que a verba destinada era pouca, para o tanto que queriam e iriam
produzir). Nós topamos, como já foi dito, por questões ideológicas. No entanto,
os coletivos tomaram conhecimento do tratamento diferenciado ao elenco do Rio
de Janeiro. Era discrepante a diferença financeira oferecida à produção
carioca, em relação ao cachê. Pedimos um encontro para esclarecimentos e
exigimos tratamento igualitário. Em
reunião, o coordenador da Mostra deu continuidade ao mau tratamento,
enfatizando haver de fato uma separação entre trabalho de grupo: “os que
participam pela causa”; e elenco: “os
que participam pelo cachê”. O rumo da prosa foi a lógica de Mercado, e o
discurso político foi transformado em valores. Diante disso, não
poderíamos chegar a outra conclusão senão, a de que estávamos sendo EXPLORADOS EM NOSSA PRÓPRIA CASA
e usados para legitimar uma proposta que não passava de cartaz.
Lembrando novamente do
irmão Solano:
“Quando eu nasci,
Meu pai batia sola,
Minha mana pisava milho no pilão para o angu
das manhãs…
Portanto eu venho da massa. Eu sou um
trabalhador.”
(Trecho do poema “autobiográfico”, de Solano
Trindade)
Nós somos trabalhadores e
dizemos: NÃO!
NÃO aceitamos permanecer
na MOSTRA, porque os meios utilizados NÃO nos levaram a um mesmo fim
ideológico, que antecede qualquer questão financeira: o respeito, a confiança,
a parceria, a verdade.
Nós: OS CRESPOS, CAPULANAS
CIA DE ARTE NEGRA, COLETIVO NEGRO E GRUPO CLARIÔ DE TEATRO rompemos.
Após o rompimento (que
primeiro foi comunicado aos organizadores da Mostra), solicitamos uma carta de
retratação por parte da coordenação, que foi resumida com a frase: “POR MOTIVO DE FORÇA MAIOR”.
E é por MOTIVO DE FORÇA
MAIOR: R E S P E I T O (com nós mesmos,
nosso público, nosso posicionamento político-ideológico, a história do teatro
negro brasileiro, nossos sonhos e obras), que nos afastamos da Mostra.
Acreditamos que nossa
ruptura pode contribuir para a evolução das próximas mostras e para o
compromisso, respeito e ética com as futuras apresentações destes, e outros
coletivos.
NOTA:
Desde nossa saída estamos
sendo acusados de boicotar o evento por descontentamento financeiro”, e
responsabilizados pelo esvaziamento das atividades propostas na programação
(falha de divulgação da organização).
Esperamos que nosso
desabafo-manifesto sirva de esclarecimento ao nosso público e interessados
sobre os reais motivos de nossa retirada e, que os mesmos compreendam e apoiem
a nossa decisão.
Aqui também, anunciamos
nosso respeito e consideração aos inúmeros participantes da “MOSTRA DA NOVA
DRAMATURGIA DA MELANINA ACENTUADA”, mestres que por ali passaram e passarão,
parceiros de luta, trabalho e vida. Irmãos. Bem como os parceiros cariocas, que
nada tem a ver com a displiscência da organização desta Mostra de Dramaturgia
Negra.
Axé.
Esta é uma posição
coletiva.
São Paulo, 23 de março de
2013.
Movimento de Teatro Negro
de São Paulo.
“Os tambores não são mais
pacíficos.
Até as palmeiras têm amor
à liberdade”.
(Trecho do poema “Canto dos Palmares” - Solano Trindade)
Para maiores
esclarecimentos:
GRUPO CLARIÔ DE TEATRO: www.espacoclario.blogspot.com
COLETIVO NEGRO: www.coletivonegro.blogspot.com
OS CRESPOS: www.ciaoscrespos/facebook.com
CAPULANAS: www.ciacapulanas.blogspot.com
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