terça-feira, 2 de abril de 2013

Conta d’água individual desagrada moradores em Taboão

Condôminos dizem que ficam sem água por causa de quem não paga conta.
Síndico diz que custo para individualizar a conta pode chegar a R$ 1,5 mil.

Condomínio Serra Verde foi tema de reportagem da TV Globo, hoje
Foto: Google Street View
Do SPTV, edição de 02.abr.2013

Moradores de um condomínio em Taboão da Serra, na região metropolitana de São Paulo, estão preocupados com a individualização da água. A dúvida é em relação às vantagens, os custos e problemas. Os moradores de sete, das 37 torres têm contas individuais e nem todos estão satisfeitos. Mesmo quem já conseguiu pagar sua conta separadamente tem problemas, como mostrou reportagem do SPTV desta terça-feira (2).
Se você tem algum caso para contar ou alguma pergunta para fazer sobre vida em condomínio, envie para nós. Você pode falar dos problemas com vizinhos ou mostrar alguma solução criativa que seu prédio encontrou para melhorar a vida das pessoas.
A lei sobre a individualização dos hidrômetros foi aprovada em 2007 atendendo a pedidos justamente de moradores que achavam que pagavam muito por causa do rateio por igual das contas de água dos condomínios.

A bordadeira Solange Coli mora no mesmo condomínio do estudante Matheus Henrique Guimarães, mas no seu bloco, as despesas com a água foram individualizadas há quatro anos. Matheus, que mora com a mãe, diz que paga caro pela água e espera que a individualização chegue ao seu bloco.
No bloco onde a Solange mora foram instalados medidores para cada apartamento. Uma empresa contratada faz a leitura dos aparelhos e envia a conta para os moradores. O pagamento é feito para a empresa, que tem que repassar o dinheiro à Sabesp. “A gente paga a conta e a Sabesp corta a água porque dizem que os moradores não estão pagando”, conta Solange.
Só neste ano, o fornecimento de água foi suspenso duas vezes no bloco da Solange. Criamos um problema maior”, lamenta Solange.
Segundo o síndico Hércules José de Souza, ainda há outras barreiras para que todos os prédios do condomínio consigam ter suas contas individuais. A mudança hoje custaria pelo menos R$ 1.500 para cada morador. “Não é todo mundo que quer pagar muito mais que o condomínio. E ainda tem que fazer obra no apartamento, mexer na tubulação, quebrar azulejo, às vezes o morador não vai querer aprovar”, argumenta o síndico.

A empresa responsável pela individualização da água no bloco da Solange informou ao SPTV nesta terça-feira (2), que faz o corte de água só de quem está inadimplente e que quando o número de moradores devendo é grande, a empresa não consegue arcar com as despesas e não repassa o dinheiro total da conta para Sabesp. Resultado: corte de água para todos os moradores. A representante da empresa disse também que vai acertar com a Sabesp a conta que está atrasada e pedir que a água seja religada ainda nesta terça-feira.

Assista o vídeo original aqui

Nenhum comentário: