quinta-feira, 11 de julho de 2013

Jornalista vence Mapa Cultural em literatura

Taboão da Serra já elegeu seus representantes para a edição 2013/2014 do Mapa Cultural Paulista. O município vai concorrer na fase regional da mostra nas categorias de literatura, dança, artes plásticas e teatro.
Glícia Soares - Reprodução/Facebook
Na etapa municipal, a grande vencedora foi a jornalista Glícia Soares, classificada em duas modalidades: conto e poesia.
Criado em 1995 pela Secretaria de Estado da Cultura, o Mapa Cultural Paulista já consagrou vários talentos de Taboão da Serra. Foi assim com Paulo Brito (melhor ator em 1999), o artista plástico Gláucio Santos (vencedor em desenho no ano 2001), e Eddie Ferraz (melhor ator em 1997, além de vencer oito dos 10 festivais de teatro que disputou).
Os artistas taboanenses que foram mais longe a partir da seleção do Mapa, são Lídia Sant’Anna, melhor atriz da fase estadual em 2003, e o desenhista e web-designer Bruno Hamzagic, melhor desenho de humor em 1998, e que ganhou fama mundial ao sagrar-se campeão de 2012 do Salão Internacional de Humor de Piracicaba.

Entre letras e números
Nascida numa localidade com nome poético – Fronteiras dos Vales (MG) - Ann Glicia Aguiar Alves Soares é formada em jornalismo e em contabilidade, e pós-graduada em didática e metodologia do ensino superior.
A atividade na assessoria contábil não afastou Glícia Soares do amor pelas palavras. Ela vai representar Taboão da Serra na disputa com autores da Grande São Paulo com o conto Gueto Brasil e a poesia O Santo.
Na modalidade da crônica a fase municipal indicou A Bicicleta e o Chuveiro, de Mestre Salva.

Paulo Dud - Foto: David da Silva

Quadro vencedor retrata uma das  vias internas da
Cidade Universitária da USP, zona oeste de São Paulo.
Memórias urbanas
Para a escolha do melhor trabalho em artes plásticas, a Secretaria da Cultura de Taboão da Serra contou com o renomado pintor Paulo Dud, coordenador cultural da vizinha cidade de Embu das Artes. Ele iniciou sua atividade naquele município em 1969 a convite do próprio Mestre Assis, responsável pela transformação do lugar em um reduto de artistas.
A obra selecionada para representar Taboão da Serra é a pintura Avenida Prof. Luciano Gualberto, de Kadu Moura, que estudou arte contemporânea com Sidnei Akiyoshi, no Liceu de Artes de Taboão da Serra. Visite o blog do artista

Diálogo do Teatro com a Educação
Criado em 1997, o coletivo de teatro A Palavra e o Gesto foi escolhido com a peça Quadrilha na fase municipal para levar o nome de Taboão da Serra na etapa regional, que envolve as 39 cidades da Região Metropolitana da capital de São Paulo.
A proposta do grupo é realizar investigações artísticas e criar espetáculos, oficinas e projetos sócio-culturais junto às escolas da rede pública.
Conheça o blog da trupe

Dança e solidariedade
Com o trabalho intitulado Serês, o Grupo Erês de Ébano vai à etapa regional a ser realizada entre os dias 20 de setembro a 13 de outubro de 2013.
Além da expressão artística por meio da dança, o trabalho busca fomentar a consciência da solidariedade entre as pessoas.
Fundado em 1994 pela coreógrafa Vera Oliveira, o grupo atua em comunidades carentes da Grande São Paulo. Em 1999 recebeu o prêmio Menção Honrosa da Unicef, entidade da ONU voltada à infância e juventude.
Saiba mais sobre este trabalho aqui

Nenhum comentário: