terça-feira, 1 de outubro de 2013

Coisas que vejo por aí – parte V

Foto: David da Silva - 21.set.2013
O canário-da-terra à esquerda ficou bem putinho da vida comigo, semanas atrás lá em Florianópolis.
Num intervalo do festival de dança na capital de Santa Catarina, saí pra fotografar a escultura metálica na frente do teatro onde se dava a batalha das coreografias.
O canarinho dava vôos rasantes sobre mim, para proteger a casinha que ele pegou emprestada do joão-de-barro.
Repare na foto abaixo à direita, indicado pela sete vermelha, o valente papai-canário em seu posto de vigilância.
Clique na imagem p/ ampliar. Foto: David da Silva - 21.set.2013
No topo da obra de arte, ou sobre o braço esquerdo da bailarina de ferro, o ninho do joão-de-barro reutilizado pelo casal de canários.
Na natureza, o canário-da-terra faz seu ninho em qualquer tipo de cavidade – caveira de boi espetada em estaca, buraco de bambu, etc. Quando encontra um ninho de joão-de-barro já não mais utilizado pelo seu dono, é feito fosse sorteado no programa “minha casa, minha vida!”.
Na defesa da sua mulher e prole, o canário-da-terra de apenas 13cm e 20 gramas de peso, bota pra correr aves bem maiores que ele. Briga até com a sombra enquanto a fêma choca os ovos por 14 ou 15 dias.
Deve ter imaginado que eu era algum urubu de juba com mecha branca.
Dono de um canto forte e estalado, esta é a sua desgraça. Passarinheiros malditos tornaram o canário-da-terra o 10º passarinho mais aprisionado do Brasil.
Pelo País afora, ele ganha diferentes nomes – canário-da-telha em Santa Catarina, chapinha (Minas Gerais), canário-do-chão (Bahia), e por aí vai.

Quem souber de canário-da-terra encarcerado, pode ajudar a botar o sequestrador na cadeia por crime federal sem fiança (Lei de Crimes Ambientais - Lei 9.605/98).
Escultura instalada na frente do Teatro Ademir Rosa, em Florianópolis (SC) - Foto: David da Silva - 21.set.2013

Nenhum comentário: