sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Música de qualidade invade lares em Taboão da Serra

Momento mágico em que Camille leva o instrumento para
casa, sob aprovação do maestro Edison (à esq) e o orgulho
de seu pai Josimar Alves Novais, funcionário do Correios. 
No alto, Camille em aula com a trompista Carol Francisco. 
Fotos: David da Silva – 23.nov.2013
Há algo novo no ar do Jardim Maria Luiza, em Taboão da Serra. A novidade sonora vem da casa de número 280 da Rua Margarida Custódia Guedes. Há duas semanas a menina Camille Vitória Macedo Novais conquistou o direito de levar um instrumento para estudar música em casa.
Aluna da EMEF Machado de Assis, a garota é atendida pelo sistema de integração em educação musical da Associação Músicos do Futuro em convênio com a prefeitura local.
Neste sistema, a criança tem uma aula musical aos sábados nas dependências da escola onde estuda regularmente nos demais dias da semana. Quando ela demonstra vontade de evoluir na música, a Associação empresta-lhe o instrumento para praticar em casa. “O contato diário com o instrumento é fundamental no aprendizado”, diz o maestro Edison Ferreira. O equipamento fica com o aluno até sua família ter condição de comprar um novo.

Tudo a favor
Além da sua própria força de vontade no estudo da trompa, vários fatores “conspiram” a favor de Camille. Sua professora Caroline Francisco iniciou neste instrumento na mesma idade da aluna. Hoje com 18 anos, Caroline se apresenta em vários locais do Brasil, além de dar aulas na Associação Músicos do Futuro onde começou sua carreira.
A bolsa na qual Camille levou sua trompa para casa, pertenceu ao trompista Nikolai Alipiev Genov, que também aprendeu a tocar por volta dos 8 a 9 anos de idade. Nascido na Bulgária e naturalizado brasileiro, o trompista integra a OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), e é mestre na Faculdade Cantareira de Música.

Perto de casa, música aos milhares
A parceria da Associação Músicos do Futuro com a Prefeitura de Taboão da Serra iniciou suas aulas em 15 de abril deste ano com 438 alunos.
O segundo processo seletivo foi realizado em junho, com 632 novas inscrições.
No início de novembro último, novo processo seletivo, com mais 650 inscritos.
Em 2014, a Escola Municipal de Música vai iniciar seu ano letivo com 1.200 alunos distribuídos em quatro pólos:
- Liceu de artes (Parque Assunção)
- Associação Músicos do Futuro (Jd Maria Rosa)
- EMEF Ayrton Senna (Jd Oliveiras/Marabá)
- EMEF Machado de Assis (Jd Guaciara)
Novos pólos de educação musical estão em estudo para implantação. O processo de gestão prevê que crianças e jovens aprendam música de qualidade sempre na própria comunidade onde moram. O deslocamento para locais longe de suas residências pode sacrificar o orçamento de suas famílias.

A Associação Músicos do Futuro completará 18 anos em 2014; já formou cerca de 3.200 alunos, muitos deles com carreira profissional em ascensão.
Seleção de alunos atrai grande número de interessados à Escola de Música da Prefeitura de Taboão da Serra.
Foto: Sidney Júlio – 09.nov.2013

Nenhum comentário: