quarta-feira, 4 de junho de 2014

Grupo coral de Taboão da Serra empolga público em Osasco

Grupo coral Vozes em Movimento - Foto: David da Silva
Foi um breve giro por três continentes a bordo de quatro canções. A primeira apresentação em público do grupo coral Vozes em Movimento, da Associação Músicos do Futuro, de Taboão da Serra, se deu durante um encontro de corais no município de Osasco no último sábado, dia 31 de maio. O grupo taboanense com jovens de 12 a 21 anos cantou músicas da África, da Europa e da América (do Norte e do Sul).
O 1º Encontro de Corais no Conservatório Villa-Lobos, da Fundação Instituto Tecnológico Osasco, lotou o auditório. Além das 218 poltronas fixas, foram necessárias cadeiras extras, e ainda assim havia pessoas sentadas nos degraus da platéia.
O comando do evento foi da maestrina Mara Campos, que dá aula de canto coral na Associação Músicos do Futuro. A maestrina é uma das maiores autoridades brasileiras na sua área. É fundadora do Coral da USP, do coral do Teatro Municipal de São Paulo, dos corais infantil e juvenil da Escola Municipal de Música de São Paulo, e do coral da Escola de Belas Artes do Paraná. Neste Estado também organizou por mais de 20 anos a Oficina de Música de Curitiba.
No campo internacional, Mara Campos regeu os coros ingleses BBC Singers, New Colege e The Sixteen; criou o coral da Aliança Francesa, e participou da gravação do CD Villa-Lobos, em Paris.
Casa cheia para os jovens cantores de Taboão da Serra em Osasco
Foto: David da Silva

Seduzindo olhos e ouvidos
Quem ouve o grupo coral Vozes em Movimento custa a crer que cantam juntos há  apenas 90 dias. Como o próprio nome revela, a metodologia da maestrina Mara Campos trabalha com abordagens artísticas que somam expressivamente as linguagens do corpo e da voz.
O público veio abaixo com a interpretação de uma cantiga medieval espanhola. É um daqueles momentos em que as lágrimas ficam à disposição dos olhos. Surgida no século 16, de autoria desconhecida, Pase el agoa gruda na memória auditiva da pessoa. É uma criação impressionante, de melodia alegre e ritmo brilhante. A linha vocal chega no topo já na segunda nota. Como fosse um salto atlético convidando a dama da canção a pular por sobre a água para seguir com seu amado ao jardim colher rosas.
Também arrancaram aplausos a cantiga gospel dos negros dos Estados Unidos, e um hino do compositor sul-africano Stephen Cuthbert Molefe (1917-1987), cantada no idioma xhosa, a língua da tribo onde nasceu Nelson Mandela. A participação dos 13 jovens (seis rapazes e sete garotas) de Taboão da Serra fechou com uma linda canção brasileira.
Todos os integrantes do Vozes em Movimento estudam instrumentos na
Rua Nair Marques de Souza, 129 - Jardim Maria Rosa 
Taboão da Serra – Telefone: 4787-8277
Associação Músicos do Futuro. Thainá Rios, 16 anos, está na associação desde 2010 e estuda violino. Ester Rosa William, 16 anos, chegou à associação no final de 2011 e estuda violoncelo. Stephannie Mendes, 16 anos, estuda violão erudito desde 2008. Débora Cabral iniciou em meados de 2011 seu aprendizado de clarinete. Amanda Santos há um ano e meio estuda trompete. Gabrielli Coelho, 17 anos, estuda flauta desde fevereiro de 2011. Iandra Cabral, 18, aprendeu flauta transversal na associação. Miquéias Leme, 16 anos, estuda trompete desde 2008. Sidney Júlio, 21 anos, é percussionista. Arthur Bernardes, 13 anos, iniciou no ano passado o estudo da flauta transversal. Mateus Cabral, 12 anos, estuda trompete. Ygor Rodrigues, 16 anos, estuda violão desde 2011. Renan Vitor Santana, 16 anos, desde o início de 2012 estuda clarinete.



Um comentário:

luis.cmarques@yahoo.com.br disse...

gostei bastante .haja vistas que esse pessoal esta a tao pouco tempo juntos .parabens a todos e principalmente a maestrina.obrigado por disponibilizar os videos.