quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Clariô vira circo com Carozzi, hoje

Irmãos Carozzi. Foto: Iraci Tomiato
Para o ator Sérgio Carozzi, o riso pode ser o caminho mais curto entre o cérebro e a reflexão. E é para gargalhar e fazer pensar que a Trupe da Lona Preta vai transformar num aconchegante picadeiro o Teatro Clariô, na noite de hoje em Taboão da Serra.
Esta será a 64ª edição do evento Quintasoito, promovido todas as últimas quintas-feiras de cada mês pelo Espaço Cultural Clariô. O grupo recebeu em fevereiro deste ano o Prêmio Governador do Estado na categoria Inclusão Social. Como o próprio nome diz, o Quintasoito começa às 20h. Após o espetáculo é servida uma sopa ao respeitável público, seguida de um bate-papo com os artistas.
Em O Perrengue da Lona Preta os palhaços Rabiola e Chico Remela reinterpretam o conceito da propriedade privada. A trupe percorre as quebradas do mundaréu da Grande São Paulo em apresentações grátis para populações periféricas. Principalmente em acampamentos de sem-tetos.
Com 37 anos de vida completados no último 21 de maio, Sérgio Carozzi foi atraído pelo teatro quando tinha 19 anos. “Fui assistir uma peça chamada Mambembe, no Teatro Popular do Sesi, na Avenida Paulista. Quando começou a peça entrou o ator bem assim na minha frente. Pensei: Nossa, meu. Que doideira. Que bagulho louco!. Daí comecei a assistir muito teatro, muito teatro mesmo. Todos os finais de semana eu ia ver espetáculos”.
Sérgio Carozzi - Foto: David da Silva - 26.mai.2010
Quem hoje vê Carozzi arrancando gargalhadas de gentes de todas as idades, nem imagina o moleque tímido que ele era. “Eu tinha medo até de sair da sala de aula nos recreios para ir ao banheiro”. Daí o menino fugia do mundo se refugiando no desenho.
Em 1997 o artista foi abduzido pela União Teatral Taboão (UTT), na época mantida pela Prefeitura de Taboão da Serra. “Comecei no teatro taboanense naquela base de saber por um amigo que tinha ficado sabendo por outro que havia recebido a informação por aquele outro: ‘Tá tendo teatro lá!’. A primeira coisa que Carozzi fez na UTT foram os cenários nas peças dirigidas por Amaury Alvarez. Um dia lhe deram um personagem para interpretar.
No início de sua caminhada pelos palcos da vida, Carozzi trabalhou de office-boy, depois serviu em restaurantes, até que se formou em Artes Plásticas.
A vivência de Sérgio Carozzi como ator na Paixão de Cristo aqui no município tem um episódio divertido. “Eu intepretava um soldado, o legionário Longinus [aquele que perfura com a lança o tórax do Cristo na cruz]. Na hora da crucificação, a encenação é interrompida e o padre começa a falar, e falar, e falar, começa a fazer discurso, e mandar o povo erguer as mãos... baixar as mãos... virar prum lado, virar pro outro. E eu vestido de legionário romano lá em pé, esperando o padre terminar pra eu pendurar o Cristo na cruz. Decidi: Mano do céu!, nunca mais eu faço este papel!. Apesar de ser teatro de rua, de ser emocionante estar ali com aquela plateia enorme, eu já pensava naquela época que teatro é mais que isto. Foi a partir deste momento que eu fui atrás de buscar, refletir mais sobre a ligação da política com o teatro. O significado da intervenção teatral, qual a dimensão que isto tem”, diz o artista que passou desde então a ser um leitor atento de Walter Benjamin.
O circo entrou na vida de Carozzi no ano 2005. “Eu estava numa militância social, num acampamento de sem-tetos aqui em Taboão. Ali eu conheci um palhaço, o Fernando, e ele passou pra mim e pro meu irmão Joel algumas coisas. Daí começamos a trabalhar com circo dentro deste acampamento de sem-tetos no Jardim Helena. Hoje trabalhamos esta discussão da arte com engajamento e com humor, porque o humor é muito próximo da reflexão. Uma piada pode fazer a pessoa pensar”.
Foto: Iraci Tomiato

Serviço:
O Perrengue da Lona Preta
25 de setembro, às 20h
Entrada franca
Classificação: Livre 
Duração: 60 minutos
Direção: Sergio Carozzi
Elenco: Joel Carozzi, Sergio Carozzi.
Figurinos: O Grupo
Produção: Henrique Alonso

ESPAÇO CLARIÔ
Rua Santa Luzia, 96 
(próximo ao Hospital Family)
Taboão da Serra

Informações: 4701-8401

Joel e Sérgio Carozzi em atuação no bairro Monte Azul, zona sul de São Paulo - Foto: Divulgação

Nenhum comentário: