Páginas

domingo, 25 de fevereiro de 2024

Galpão vira boate em Taboão, e pega fogo durante baile funk

Antigo depósito de sucatas e depois distribuidora de gelo, galpão agora é boate no Jd Trianon
Foto: David da Silva - 25.fev.2024

 David da Silva

Mal terminou de cantar a primeira música, a funkeira Valesca Popozuda foi retirada às pressas da casa noturna Galpão Mix Mariá, na noite desta 6ª-feira (23) em Taboão da Serra. Um dos bailarinos percebeu que a fiação elétrica sobre o palco estava pegando fogo, e avisou a cantora. Antes de virar boate, esse galpão já foi distribuidora de gelo e carvão, e empresa de sucatas de ferro, plástico e papelão.

O bailarino profissional Rivaldo Ferreira, 27 anos, resume o momento: “Gente, foi desesperador. Eu estava filmando o começo do show, era a segunda música. Aí, do nada, eu vi o fogo e só pensei em sair correndo".

O show de Valesca marcaria a “inauguração” da boate, que já funciona desde setembro do ano passado no que eles chamam “a parte externa da casa”.

A assessoria da Popozuda diz que, ao perceber o início de incêndio, “prontamente avisou pelo microfone e pediu para que todos deixassem o local”. Vídeo veiculado pelo portal Leo Dias mostra que, na verdade, Valesca foi alertada pelo bailarino que estava a um passo atrás dela. Ele olhou para cima, viu as chamas, pegou a cantora pelo braço esquerdo, ela avisa o outro bailarino, e saem de cena em silêncio pelo lado direito do palco. No mesmo vídeo, veem-se pessoas procurando a saída, enquanto uma voz masculina diz: “Vai por aqui, fí. Vai aqui, vai reto. Sai, ô, sai, sai”.

Em nota à imprensa, o dono da boate classifica o incêndio como “infortúnio”; diz que já fez a “perícia, identificou a causa, e o problema foi solucionado”. Entretanto, não esclarece a causa do fogo, nem quais providências tomou.

Não há informações sobre o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros.

Para funcionar sem expor vidas a risco, comércios de bebidas com entretenimento devem ter saídas de emergência, sistema de iluminação de emergência, além do sistema de detecção e alarme de incêndio.

Mesmo com a grande repercussão do caso na mídia, a Prefeitura de Taboão da Serra não manifestou se o local tem alvará de funcionamento.

A empresa Galpão Mix Mariá Ltda tem oito meses de existência. Seu CNPJ foi aberto em 07.jun.2023, e segundo o registro na Junta Comercial do Estado de São Paulo, seu capital social é de R$ 250 mil.

Situado a cerca de 200 metros do Pronto Socorro Municipal, o galpão onde a boate está instalada já abrigou uma fábrica de móveis para cozinhas; em 2011, era endereço da Kanvasfer Sucatas e Tambores, e em 2022, distribuidora de gelo.

O galpão em 2011

Exatamente um ano atrás, nessa mesma Estrada Tenente José Maria da Cunha, em 17.fev.2023 a sertaneja Lauana Prado teve de parar seu show ao levar fortes choques elétricos enquanto cantava debaixo de chuva, no evento promovido pela Prefeitura de Taboão nas ruínas da Arena Multiuso.

Um comentário:

  1. Óbvio que era mais um local irregular e sem fiscalização da prefeitura. Segue o padrão Aprígio.

    ResponderExcluir