Páginas

sábado, 17 de fevereiro de 2024

SAMU e GCM seguem sem rádio; empresa remove câmeras de vigilância

Funcionário da ARC Serviços retira câmera de monitoramento
Imagem: TV Globo - SPTV 1ª edição - 16.fev.2024
David da Silva 

A Guarda Civil Municipal (GCM) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Taboão da Serra vão ficar pelo menos mais um mês e meio sem o Sistema Integrado de Inteligência Modular. A prefeitura diz que só em meados de abril as viaturas e ambulâncias terão de volta seus rádios comunicadores. Em nota à imprensa, a gestão Aprígio não deu prazo para restabelecer o videomonitoramento das ruas. As cerca de 80 câmeras espalhadas pelo município, que já estavam desligadas desde janeiro, estão sendo retiradas pela empresa prestadora de serviços, pois o contrato venceu. Ladrões “fazem a festa” na cidade. No último dia 15, uma moradora do bairro Jd São Salvador, convalescendo de uma cirurgia, foi assaltada dentro do quintal da sua própria casa.

No final do ano passado, a ARC Comércio Construção e Administração de Serviços Ltda enviou o seguinte comunicado à Prefeitura de Taboão da Serra: “tendo em vista a gravidade e falta que irão fazer os serviços prestados para a Segurança Pública do Município, informamos que não houve nenhuma tratativa por parte desta Municipalidade quanto à renovação do contrato que se finaliza em 20.01.2024 (sábado), diante disso os mesmos serão desligados”. O documento foi enviado ao secretário de Administração Wagner Eckstein Junior, responsável pelos contratos, com cópia à secretária de Segurança Michele Santana, responsável pelo sistema de rádio e monitoramento por vídeos.

Ao todo, estão sem rádio comunicador 10 ambulâncias e quatro motos do SAMU, 10 viaturas e 14 motos da Secretaria de Trânsito, 16 viaturas e 22 motos da GCM – 12 motos da Guarda Municipal estão paradas por falta de efetivo.

Gambiarra

Com o serviço de comunicação entre as viaturas cortado, a administração está improvisando com um aplicativo. “Arrumaram celular para as viaturas com o aplicativo Zello. É horrível. As motos não conseguem usar. Como é que atende celular na moto? Tem que destravar e apertar a tela pra poder falar”, critica um GCM ouvido pelo blog bar & lanches taboão.

A falta do equipamento adequado põe em risco a vida dos guardas, e fragiliza a sociedade.

O monitoramento por vídeo foi inaugurado em 29.jun.2020, pelo ex-prefeito Fernando Fernandes. Com resultado positivo em várias ocorrências, o sistema é capaz de reconhecer as placas dos veículos que entram e saem da cidade.

Inicialmente, foram 40 câmeras com alta resolução e 28 câmeras de “muralha”, subindo gradativamente para 80 pontos de vigilância.

“Equívocos e vícios”

A gestão Aprígio ia fazer nova licitação em 15 de janeiro, mas três dias antes o Tribunal de Contas do Estado (TCE) suspendeu. “Analisando a petição e os documentos juntados, verifico, a princípio, que se destaca possível afronta à legislação e jurisprudência sobre o assunto”, observou o conselheiro Antonio Roque Citadini, ao concordar com a empresa ARC que apontou no edital “equívocos e vícios contrários à legislação”.

Entre os problemas identificados, encontram-se especificações técnicas de alguns itens idênticas à de determinado fabricante.

A administração Aprígio alega que “os serviços estão em pleno funcionamento", e que "o contrato em discussão com a empresa ARC diz respeito apenas à comunicação interna [entre as viaturas]. Acreditamos que até meados de abril teremos um sistema mais moderno e eficaz”.

Enquanto isso...

Na 5ª-feira (15) a bailarina Verônica Conceição relatou que “minha mãe, recém-operada e com dificuldades para se locomover, estava na garagem de casa, quando um ladrão com moto apontou um revólver por entre as grades do portão, e disse: ‘passa a aliança e se correr leva pipoco’”.

O assalto foi à luz do dia, na altura do nº 220 da Rua São Francisco, Jd São Salvador.

3 comentários:

  1. Estão dizendo que já tem uma empresa ligada a "amigo" sendo indicada e preparada para vencer a próxima licitação.... Caso confirme a denuncia estaremos enviando, com antecedência, para as autoridades competentes. Isso é grave.

    ResponderExcluir
  2. Corrupção e roubalheira de grana pública.

    ResponderExcluir
  3. Aprígio, o governo da Destruição

    ResponderExcluir