sexta-feira, 9 de agosto de 2024

Aprígio inicia reforma com alunos em sala; escola é local de votação

Novas salas terão a metade do tamanho, e ficarão no corredor entre as salas existentes. Árvores do pátio serão derrubadas
David da Silva

Faltando 58 dias para o 1º turno das eleições, a gestão Aprígio vai iniciar uma obra com duração de 150 dias na EMEF Paulo Freire, no bairro Jd Saporito. A escola é local de votação de 3.907 eleitores, e ali estudam 1.016 crianças.

Em 2022, 3.191 pessoas utilizaram a EMEF Paulo Freire para votar no 2º turno.

No dia de votação, a escola abriga 11 seções eleitorais.

Em outubro do ano passado, a avó de uma menina, que pede para não ter o nome revelado, denunciou ao blog bar&lanches taboão as constantes goteiras dentro da sala de aula da sua neta em dias de chuva. O blog enviou a queixa para a prefeitura, mas não teve resposta.

Oito meses depois, a equipe de engenharia da Prefeitura de Taboão confirmou que aquela unidade de ensino está em “estado de deterioração avançado”, conforme o Estudo Técnico Preliminar redigido em 06.junho.2024. O edital de licitação só foi lançado em 13.junho.2024. Por estar em período de aulas, o estudo técnico sugere que o serviço “de preferência deverá ser realizado durante a noite” “para não causar grandes transtornos e possíveis acidentes”.

Derrubada

A reforma do telhado e a construção de três novas salas vão custar um milhão de reais (R$ 1.065.309,30). O contrato com a Facchin Construções Ltda foi assinado no último dia 22 de julho.

Nesta 5ª-feira (8), representantes da empreiteira estiveram na escola.

Cada nova sala de aula terá 28 m², metade do tamanho das salas em uso. Das 12 salas já existentes, nove têm 51 m², e três menores medem 34 m², 46 m² e 49 m², respectivamente.

As salas a serem construídas ficarão “espremidas” num corredor entre os dois blocos de salas atuais. Haverá diminuição da circulação de ar no ambiente. Para construí-las, serão derrubadas as árvores frondosas que protegem o pátio.

Detalhe da EMEF Paulo Freire com rachadura
Foto: Secretaria de Obras | Prefeitura de Taboão

Um comentário:

Anônimo disse...

Mais obra eleitoreira onde gastarão o dinheiro do contribuinte será realizada sem planejamento adequado e que, ao invés de melhorar o atendimento, irá PIORAR! Lamentável.