sábado, 25 de janeiro de 2025

Vereador ligado a Daniel é acusado de perseguir funcionária de UBS, igual ao ocorrido na gestão Aprígio

 Vereador Ayres e diretora da UBS Margaridas

David da Silva

Moradores dos bairros Jd São Judas e Jd das Margaridas, na periferia de Taboão da Serra, estão mobilizados novamente contra a saída de uma enfermeira da UBS (Unidade Básica de Saúde) que atende a região. A primeira movimentação pela permanência dessa funcionária se deu no final de 2021. O vereador Sandro Ayres, na época aliado do ex-prefeito Aprígio, teria conseguido afastar a enfermeira. Ele nega. Reeleito para segundo mandato no grupo do engenheiro Daniel, adversário do seu antigo líder, o vereador voltou a ser pivô do alvoroço.

A enfermeira Lúcia Fernanda Martins trabalha na Prefeitura de Taboão da Serra há 11 anos e dois meses, admitida por concurso público em 01.nov.2013. Em dezembro de 2021, incentivada por denúncias de pessoas ligadas a Sandro Ayres, a gestão Aprígio abriu sindicância contra ela, que acabou inocentada. Posteriormente, Lúcia Fernanda foi nomeada diretora da unidade, cargo que exerce até hoje.

Laços fortes

A ligação afetiva dos atendidos pela UBS Margaridas com Lúcia Fernanda Martins é muito sólida. Na primeira tentativa de tirá-la de lá, a administração municipal se viu diante de um abaixo-assinado com 1.145 assinaturas na versão física, e 702 adesões na versão virtual.

Na ocasião, o vereador alegou que não frequentava a UBS. “Eu nunca pedi para uma funcionária da Saúde me apoiar, não conheço essa Lúcia. Eu não tenho nada e não fiz nenhum pedido contra ela”, declarou ao jornalista Adilson Oliveira, do site Verbo Online.

Ainda assim, mesmo com o político negando participação no assunto, Lúcia Fernanda pegou 60 dias de suspensão, e chegou a ser transferida para outra unidade de saúde. Após forte pressão popular, o governo Aprígio a devolveu ao antigo local de trabalho.

Em 28.fev.2024, Sandro Ayres rompeu com Aprígio, e se juntou à campanha de Daniel Bogalho.

Na tarde desta 6ª-feira (24), foi aberta uma nova petição pública denunciando perseguição política contra a servidora.

“Os munícipes usuários da UBS Margaridas receberam a informação de que a atual diretora será retirada de suas funções, em razão de um pedido realizado por um vereador, que deseja colocar uma pessoa de cargo comissionado político”, acusa o documento.

Compromisso

Com a hashtag #ficalucia#, moradores da localidade também enxergam o dedo do vereador nessa nova investida contra a enfermeira. “Não é possível que se faça tamanha covardia com uma profissional tão competente”, escreveu Claudete Lima Xavier.

Ana Laura Inácio chega a enumerar o comprometimento de Lúcia Fernanda com a comunidade que se serve da UBS dirigida por ela. Segundo a moradora, a enfermeira pagou do seu salário o conserto das cadeiras da unidade, comprou balanças, paga Uber para idosos irem a consultas médicas distantes, ajuda pessoas com cestas básicas, e custeou a retirada de entulhos resultantes de uma reforma mal feita pelo prefeito anterior.

No abaixo-assinado eletrônico, Naiara S. lamenta “uma grande funcionária que só contribui para o bem da comunidade, sendo forçada a largar seu posto de trabalho unicamente por política”.

Para visualizar os comentários das assinaturas, clique aqui

43 comentários:

Anônimo disse...

Sombra Oliveira - Diante desta publicação quero deixar registrado que já fui fazer uma fiscalização nesta UBS e fui muito bem atendido pir essa Senhora qdo Diretora.

Mas meu comentário é outro , me parece que a obrigação de um Legislativo é fiscalizar, apurar e cobrar melhorias e não se sentir o responsável por essa ou aquela UBS, e não li nenhum questionamento deste amigo jornalista ao movo SECRETARIO DA SAUDE, ou ele será um outro TRAIFA que era mandado el um INCOMPETENTE, irei acompanhar esta fiscalização de mais perto, e aproveito solicito um posicionamento da VICE PREFEITA, que é também uma ex enfermeira, e um posicionamento do atual PREFEITO a quem ajudei a elege-lo.
VAMOS UNIDOS ACOMPANHAR DE PERTO CONTE COMIGO.

E SÓ UM AVISO AO LEGISLATIVO VOSSA OBRIGAÇÂO É LEGUSLAR, VEREAR E FISCALIZAR, E NÃO QUERE COLOCAR VOSSOS 26 CARGOS DE LN QUE CADA UM RECEBEU !
UM OTIMO FINAL DE SEMANA A TODAS E TODOS!

Anônimo disse...

As autoridades de Taboão que pode nos ajudar,vai ouvir um vereador que tem os melhores convênio ou a população que usa o Posto de saúde

Anônimo disse...

Ela é uma otima enfermeira, trata todo munfo muito bem...ela é maravilhosa!!!❤

Anônimo disse...

Fim da picada, tudo politicagem desse vereador.. querdar emprego em troca de quem votou nele. CRIME.

Anônimo disse...

Novos tempos, velhos hábitos?
Não acredito. Autoridades não podem recriar a perseguição, que era usual no passado taboanense...

Anônimo disse...

safadeza mesmo concordo plenamente

Anônimo disse...

A população tem que acorda, já perdemos vários enfermeiros e fui culinários que exerciam seus cargos com excelência. Mas de uns anos para cá de 4 em 4 anos eles tiram pessoas concursadas e capacitadas para colocarem, parentes apoiadores. O prefeito e vereadores tem que focar na melhoria e bom andamento da nossa cidade e do nosso município. Sou usuária da UBS Jardim das Margaridas e espero que o vereador em questão deixa a Lúcia exercer sua função como diretora e foque em melhorias como medicamentos etc.

Anônimo disse...

Inacreditável que isso esteja acontecendo novamente..
#FicaLucia
a Lúcia sempre esteve ao lado do Povo, nunca se rendeu a Política Suja e Desonesta..
Por isso essa Perseguição toda contra Ela..

Anônimo disse...

SANDRO AYRES vá cuidar do seu mandato. Deixar a mulher em paz. Isso se chama mania de perseguição.

Anônimo disse...

Para o vereador que está tentando tirar a Luci, tira um dia na sua agenda e vá até a unidade ver de fato o trabalho da Luci.
Uma mulher que tem empatia pelas pessoas, muito prestativa e sempre atendendo a todos os públicos que utilizam a UBS de uma maneira incrível.
Admirável o trabalho dela.
Agora é uma VERGONHA o vereador que deveria cuidar da sua população,que só foi eleito através dela querer tirar uma profissional que faz o bem para o povo.

Anônimo disse...

#ficalucia#

Anônimo disse...

Alguém pode me informar o por quê de um vereador do Legislativo querer impor a colocação de uma pessoa numa posição estratégica dentro de uma UBS ( poder executivo ). Prática comum no nosso município. Favorecimento, fura fila consultas. e exames.

Anônimo disse...

Excelente profissional, dedicada, não mede esforços pelos munícipes da região.

Anônimo disse...

A Lúcia e excelente no seu trabralho faz sempre por amor ao próximo

Anônimo disse...

A Enfermeira Lúcia é uma Profissional se dedica a ajudar ao público ,todo mundo que vai na UBS ela atende muito bem com todo o carinho, respeito ,ela ver o lado de cada pessoa que está precisando de ajuda , ela tem que ficar na UBS daqui Jardim das Margaridas para trabalhar,como ela sempre trabalha com muita dedicação, gostaria de saber qual o motivo de quererem tirar ela daqui da UBS,mas não vai sair não ,nós queremos ela aqui, fazendo o melhor por todos nós em,eu como paciente,gosto muito dela,ela trabalha muito bem...

Anônimo disse...

Olha eu já vei muita gente ruim mais igual esse Sandro Aires nunca vei eu acho que ele gosta da Lúcia por ele não deixa ela em paz vai cuida do são judas que as rua está tudo cheia de lixo em veis de está se mantendo onde não cabe ele fica Lucoa

Anônimo disse...

Fica Lúcia pois o Sandro Aires não está sabendo que ele está dando um tiro no Pe pois ele prometeu que não ia mexe com ela na ubes e feis tudo errado então fica Lúcia

Anônimo disse...

Então Prefeito, essa prática é comum nessa prefeitura, aliás se atente a funcionários q são colocados a disposição, e transferidos pq fazem suas obrigações exemplo é a Kelky da regulação uma excelente profissional e foi transferida porque não cumpriu ordens do EX VEREADOR QUE É ALEX BODINHO..E O CAGAO DO SECRETÁRIO E A INCOMPETENTE DIRETORA A TRANSFERIU. FERIU

Anônimo disse...

Essa mulher denovo ? Como ela é insuportável não basta roubar os medicamentos da UBS pra fazer politicagem dela, as pessoas não acorda pra ver quem é ela disfarçada até o último, tomara que saia já Deus está quantos anos e a UBS uma porcaria se ela fosse tão boa, acorda povo exame e etc é DIREITO das pessoas não é Lúcia nem vereador que dá não, vamos se tocar.

Anônimo disse...

A Lúcia além de exercer sua função muito bem ,ela se coloca no lugar do próximo,ajuda todos por igual

Anônimo disse...

Lamentavel....mas sabemos que o secretario da saude tem autonomia,perante aos 10 ou 20 cargos que o vereador ganhou ....

Anônimo disse...

Só para deixa bem claro desde que a enfermeira Lucia assumiu o cargo como diretora as coisas começaram a funcionar, antes apenas tínhamos filas e mãos filas para agendamentos que nunca aconteciam hoje pelo menos tem exames, consultas, entre outros atendimentos deixem a mulher exercer o cargo dela ao invés de tirarem deveriam da mais recursos para que ela possa continuar seu belo trabalho.. Parabéns Lúcia pela excelente proficiente que você tem sido desde sempre!!!

Anônimo disse...

Muda a administração mas as perseguição continua. Até quando

Anônimo disse...

Atual secretário precisa abrir os olhos, enquanto na secretaria estiver a equipe antiga do ex secretário isso vai ser normal acontecer. Precisa tirar essas pessoas urgentes

Anônimo disse...

isso pq foi um dos mais votados. Pq será? 🤑

Anônimo disse...

vc tem provas do que está falando ? Provavelmente nem a conhece

Anônimo disse...

mas o mandato dele é baseado nisso mesmo

Anônimo disse...

temos inclusive que comentar anônimos pra não ser perseguido também… população acordem, não vendam seus votos como se tornou prática no município de Taboão .. só vai entrar esse tipo de gente …

Anônimo disse...

Essa conversa fiada de diretor ficar em cargos porque faz isso ou aquilo é tolice. imagina se é sério um funcionário gastar o próprio dinheiro para consertar UBS sucateada, pagar Uber para pacientes, etc. Já deveria ter sido exonerada há muito tempo. O que scho muito errado é vereador de quinta categoria indicar diretor de unidade. será a mesma merdha da época de Aprígio e Alberto tarifa. UBS e UPA não é palanque político de vereador. Chega disso.

Anônimo disse...

Esses cargos na prefeitura de Taboão da Serra precisam ser preenchidos por mérito, jamais indicados políticos. Tem uma auxiliar de enfermagem que é amiguinha dos políticos que faz décadas que após as eleições se torna "diretora". Basta entregar panfleto para virar diretora. Pessoal, chega disso. Taboão está parecendo Sucupira, nunca evolui. Que horror.

Anônimo disse...

Eita, parece que esse secretário de saúde novo é fraco igual ao secretário anterior, que deixava os vereadores cagharem na cabeça dele e não fazia nada. Por isso a saúde do Taboão não dá certo nunca. Secretário fraco e políticos parasitas ditando regras e escolhendo os funcionários.

Anônimo disse...

Apesar de negar. Todos sabem que é verdade esta perseguição. Esses vereadores querem colocar comissionados para tentar manter favores políticos aqueles que lhe dão alguma vantagem. Eles não querem competência e sim conveniência. Esse vereador tem o costume de de forma velada e através de seus funcionários ameaçar e coagir os colaboradores da UBS inclusive as agentes de saúde

Anônimo disse...

Fica Lúcia ótima enfermeira

Anônimo disse...

O prefeito Daniel precisa botar freio nessa secretaria de Saúde e colocar para funcionar. Desativar a panelinha de inúteis e descompromissados que vegetam naquele lugar. Trazer de volta também a SPDM que funcionava e o Aprígio desmontou.

Anônimo disse...

Uma excelente profissional, uma pessoa que ajuda todos de coração, ela sim tem amor pelo que faz e pela profissão só visando o melhor para unidade e pelos profissionais ela sim e uma profissional completa.. Todos pela Lúcia fica luciaaaaaa

Anônimo disse...

Corretíssima .

Anônimo disse...

Espero que pelo bom senso a população, pois é ela que elege e paga os impostos é ela que deve decidir sempre.

Anônimo disse...

Não é só isso caro munícipe, ele quer manipular as agendas das consultas e exames para dizer que ele que fez para conseguir se reeleger no futuro, ou seja, cria a dificuldade para ofertar a facilidade, para pagar de " bonzinho ", mas de verdade quem ajuda não cobra nada e nem quer aparecer, se a população fosse inteligente pegaria essas " facilidades " e no futuro não votaria nele, pois estão fazendo de verdade s sua obrigação, ninguém esta mendigado favor e sim usufruindo de seus impostos.

Anônimo disse...

Acreditar em discurso de político é isso mesmo, raça maligna.

Anônimo disse...

Com certeza.

Anônimo disse...

Calúnia é crime cidadão, cuidado...

Anônimo disse...

Se declarar como anônimo é fácil kkkk
A pessoa que está comentando isso está envolvida na política, somente quem trabalha lá dentro sabe dessas acusações que por sua vez foi aberto um processo onde ela foi INOCENTADA, e a pessoa que fez essa denúncia e que realmente roubava medicamentos, foi punida e TRANSFERIDA da UBS Margaridas. Eram duas pessoas envolvidas e ambas não estão mais UBS.

Quer mexer mesmo nisso? Já não basta ter perdido pra a Lúcia uma vez quer perder de novo e passar vergonha ?

Alexsandra Silva disse...

Abençoada ou abençoado, não sei por que não tem nem coragem de dar a cara a tapa por essas informações falsas, deixei ai meu nome que está no meu facebook, minha foto é uma mulher (como o nome leva a crer, mas estou deixando claro, vai que nem isso saiba diferenciar), tira um dia do seu tempo e vai ver como é a UBS depois da entrada dela... E sim, em uma coisa vc está certa (o), exames e consultas são direitos, mas existe uma FILA, onde vc defende que pode ser cortada se vc tiver um cargo.