David da Silva
Um vídeo postado na tarde deste domingo pelo Jornal News Butantã gerou centenas de críticas na rede social Facebook. As imagens mostram pessoas em Taboão da Serra aguardando para entrar no maior centro de compras local. O shopping voltou a ter público presencial no último dia 18 de abril, e funciona com sua capacidade de atendimento limitada a 25%.
Taboão da Serra foi o primeiro município da Grande São Paulo a ter pacientes mortos na pandemia por falta de leitos em UTI. No último Boletim Covid a cidade registrava 584 mortos pela Covid-19, sendo 228 óbitos neste ano. A ausência de tratamento intensivo é agravada pelo baixo índice de imunizados - apenas 11,5% da população recebeu a 1ª dose; Taboão está em 549º lugar no ranking de vacinação dos 645 municípios paulistas.
UPA da Covid é vizinha ao shopping. Foto: Edu Toledo
Visto assim do alto...
Das janelas da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Akira Tada foi possível visualizar a multidão aglomerada nas portas do Shopping Taboão. Entre o dia 5 de março deste ano e a última 5ª-feira, 72 pessoas morreram dentro da UPA sem terem conseguido vagas em atendimento de terapia intensiva – Taboão não tem um único leito desse gênero. Neste mês de abril a cidade já contabiliza 98 mortos.
Evolução das mortes pela pandemia no município - Fonte: Verbo Online |
Nos ícones de reação ao vídeo 57,06% eram de raiva, espanto e tristeza até o fechamento da reportagem - os demais foram simples likes. Os comentários, todos negativos quanto à aglomeração na porta do shopping. “Gente ignorante. Essa gente deveria receber uma marca e não ter direito a UTI e a respirador”, revolta-se Tania Regina Galante Dias. “Depois vão lá nos hospitais fazer escândalo querendo leito e ser atendidos com urgência”, observa Rose Janoni. “Povo louco, viu, sem noção. Isso que a UPA tá em cima, perto do shopping, já para lembrar [as consequências] e mesmo assim esse tumulto”, aponta Adrianna Batista.
Pessoas não guardam a distância recomendada de 2 metros entre si na porta do Shopping Taboão. Reprodução: David da Silva – 25.abr.2021
Um comentário:
O problema do país é seu povo.
Postar um comentário