quarta-feira, 18 de agosto de 2021

Funcionários se mobilizam por direitos trabalhistas; Associação chama secretário de “covarde”

Assistência Social articula manifestação. Foto: Reprodução

David da Silva

Funcionários das áreas da Assistência Social e da Saúde da Prefeitura de Taboão da Serra pressionam a gestão José Aprígio pela manutenção do abono de férias extinto em julho, vale-transporte, adicional de insalubridade, entre outros pedidos. Servidores de vários Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e pelo menos duas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) já postaram fotos nas redes sociais vestidos de preto, simbolizando “luto pelas perdas de direitos trabalhistas”.

O primeiro levante de funcionários públicos municipais de Taboão da Serra neste ano foi no dia 6 de agosto na UBS Parque Pinheiros.

Desde ontem funcionários da Secretaria de Assistência Social se manifestam por meio de fotos trajando roupa preta. Eles se reuniram na manhã de hoje para elaborar uma pauta de reivindicações, e já se fala em greve.

O descontentamento de servidores da Assistência Social tem um significado relevante, pois o titular da pasta, Wagner Eckstein, é parceiro antigo de Aprígio, e mantém laços familiares com o atual gestor - foi candidato a vice-prefeito de Aprígio em 2012, e é pai do secretário municipal de Administração, que por sua vez é genro do prefeito.

Rastilho de pólvora

O estado de espírito dos assistentes sociais do município encontra a sua mais completa tradução na frase da servidora pública Silvana Bonini. “Somos a garantia de direitos. Como podemos garantir os direitos dos cidadãos, se não garantimos os nossos [próprios direitos]”, indaga a orientadora social com 6 anos de casa na Prefeitura de Taboão da Serra.

A disposição paredista está se alastrando pelos CRAS da cidade. Na reunião desta manhã estavam representados os funcionários dos centros assistenciais do Jd Saporito, Vila Indiana, Pirajuçara, Jd Clementino, Jd Monte Alegre, Jd Trianon, Jd Scândia e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

A Secretaria Municipal de Assistência Social tem 284 funcionários.

Servidores da Assistência Social reunidos na manhã de hoje

O ânimo reivindicatório está contagiando os trabalhadores das unidades de saúde – nas 13 UBSs do município trabalham 929 servidores.

Ponto nevrálgico

A inquietação dos funcionários municipais manifestou seus primeiros sintomas no início do mês na porta da UBS Parque Pinheiros. Sobrecarregados de trabalho devido à pandemia da Covid-19, trabalhadores daquela unidade expuseram que “o funcionalismo público pede socorro”, “sem Enfermagem não tem SUS”, entre outras insatisfações expressas em cartazes erguidos pelos servidores – todos de máscara preta no rosto.

Saúde é ponto nevrálgico de toda administração pública. Estudo da fonoaudióloga Vanini Mandaj  aponta que estruturalmente a Saúde na cidade é boa – a autora é funcionária da prefeitura local, e completa oito anos de casa dia 24 do mês que vem. Em “Análise da Saúde Pública no Município de Taboão da Serra - 2019" Vanini constata que a cidade “apresenta uma estrutura física de rede de atendimento ampla, é referência regional de alguns serviços de saúde, prioriza programas em saúde para melhorar a qualidade de vida da população, investe em saúde um valor maior que o determinado pela Constituição”.

Mas se a estrutura física dos serviços de Saúde é referência regional, a situação salarial dos servidores que movimentam essa estrutura provoca efeitos colaterais.

Os funcionários concursados da Prefeitura de Taboão da Serra foram muito exaltados na campanha eleitoral de Aprígio e seu vice Buscarini. A fatura chegou.

Bode expiatório

Covarde e incompetente. Com esses adjetivos os representantes dos aposentados da Prefeitura de Taboão da Serra definiram o secretário de Gestão de Pessoas Alexandre Depieri.

Ele encaminhou, nesta 3ª-feira 17 de agosto, uma “nota de esclarecimento” aos funcionários onde cita a Associação dos Aposentados como causadora da perda do abono de férias. “A APOPEN [sic] entrou com recurso [contra a corte do vale-alimentação para os aposentados] o qual gerou esta Ação Direta de Inconstitucionalidade”, afirma o secretário.

A Associação dos Aposentados e Pensionistas (AAPOPEN) reagiu com repúdio ontem mesmo ao documento de Depieri. “Jogar servidores ativos contra uma entidade de servidores inativos é de extrema covardia de um secretário de gestão de pessoas que não fez a defesa correta para manter os direitos dos funcionários da ativa”, diz a nota assinada pelo conselho de administração da entidade. A associação acusa ainda Depieri de "procurar um bode expiatório para se livrar da culpa da sua incompetência”.



CAPS Infantil
CRAS Monte Alegre
CRAS Saporito
CRAS Scândia
CRAS Trianon
Centro de Referência Especializado da Assistência Social

3 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria que retirassem minha foto desse assunto pois não foi assim os fatos e nenhum momento perguntaram se eu autorizaria o uso da minha imagem ,estamos exigindo um direito nosso e não atacando ninguém que fique claro

Unknown disse...

A administração Aprígio está se lixando para funcionários públicos municipais concursad.

Anônimo disse...

Funcionários públicos sem benefício algum , a quantidade de funcionários é insuficiente para a demanda com a população . Cras sem impressora , computador ,