Proposta de projeto arquitetônico para a Estação Largo do Taboão - Autor: Henrique Andrade |
David da Silva
No último 9 de maio o governador Rodrigo Garcia disse que “o projeto básico para definição do novo traçado da extensão da Linha 4 [do metrô] até Taboão da Serra será apresentado até o final deste ano. Nós determinamos a confecção do projeto básico”.
Mas, em seu Relatório da Administração-2016 a Companhia do Metropolitano de São Paulo já dava esse projeto concluído. “Vários estudos e processos foram desenvolvidos em 2016 pela área de projetos da Companhia. Destacamos dentre as atividades desta área as mais impactantes:”
Página 5 do relatório anual |
A
contratação do projeto básico da expansão até Taboão da Serra teve início com o
lançamento do edital de Concorrência Pública nº 42321214, assinado em 4 de maio
de 2012.
Edital de concorrência - 04/05/2012 |
Em
abril de 2017 a Cia do Metrô enviou uma nota ao site Taboão em Foco afirmando: “A
terceira fase desta linha [Linha 4-Amarela] até Taboão da Serra já tem
concluídos os projetos básicos”.
Desde
então, uma alteração significativa foi quando a Cia do Metrô republicou o seu
Relatório de Empreendimentos de março/2021, e na nova edição incluiu o
prolongamento da linha Vila Sônia-Largo
do Taboão com a mudança da “estação Chácara do Jockey” para “estação Dumont
Villares”. O posicionamento “estação Chácara do Jockey” existia desde 1967 no “Relatório
HMD – O/D”, desenvolvido pelo consórcio Hochtief, Montreal e Deconsult, o
primeiro estudo para a construção do metrô em São Paulo.
Anteriormente, a futura Estação Taboão da Serra também havia sido reposicionada conforme se vê na página 32 do Relatório Integrado do Metrô-2019.
Enfim, juntos
A primeira vez em que os nomes Taboão da Serra e Metrô surgiram juntos no jornal foi em uma 5ª-feira, 6 de janeiro de 2011. O Estadão antecipou com exclusividade que o então governador recém-eleito Geraldo Alckmin anunciaria em breve a expansão dos trilhos até o Largo do Taboão. Mas, a união do Metrô com Taboão já estava de papel passado cinco anos antes. O trem metropolitano chegaria ao município, porém, não com uma estação para chamar de sua.
O
contrato de concessão nº 4232521201 assinado em 29.nov.2006 estipulou que o
passageiro da Linha 4-Amarela percorreria o trajeto entre Vila Sônia e Largo do
Taboão em ônibus da concessionária ViaQuatro, sem pagar tarifa a mais por isto.
Cinco anos depois, na manhã do dia 28.mar.2011, durante a inauguração da Estação Butantã, o governador anunciou que o serviço metroviário alcançaria Taboão da Serra não apenas sobre os pneus dos ônibus complementares. Pela primeira vez o trem metropolitano iria sair da capital rodando sobre seus próprios trilhos.
O Estado de S. Paulo, 06/01/2011 |
O túnel até Taboão sairá do poço de serviço do metrô no bairro Ferreira, na esquina da Rua David Matarasso com a Avenida Francisco Morato.
Nas setas vermelhas, o trecho a ser perfurado |
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