domingo, 3 de julho de 2022

Moradores são contra a construção de cemitério no Jd Maria Rosa

Projeto do cemitério fica em região densamente ocupada

David da Silva

A possibilidade de se tornarem vizinhos de um cemitério mobilizou moradores do Condomínio Cerejeira 2, na Chácara Agrindus (Jd Maria Rosa), contra o empreendimento. Eles temem que a Prefeitura de Taboão da Serra autorize a obra. Dois abaixo-assinados, um físico e outro eletrônico, recolhem manifestações dos habitantes dos condomínios do entorno do projeto até a próxima 6ª-feira (8), e serão encaminhados à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente.

O cemitério vertical particular pretende se instalar em uma área de 7.200 m² onde funcionava a garagem de ônibus Gracimar Turismo, na Avenida José Dini.

Sem divulgação

Em 25 de maio deste ano, moradores se reuniram no gabinete do prefeito para tratar do assunto. Ficou acertado que a prefeitura disponibilize um livro-ata em cada condomínio das cercanias do empreendimento (Chácara Agrindus, Jd Maria Rosa e Jd Monte Alegre) “para coletar as assinaturas dos que não concordam com a instalação do cemitério em nossa região”,  diz o ofício assinado pela administração do Condomínio Cerejeira 2. Esse condomínio integra o complexo de prédios erguidos pela Cooperativa Vida Nova criada por Aprígio. A distribuição dos livros-atas para abaixo-assinado não foi divulgada no noticiário do site da Prefeitura.

Impacto

Até a publicação da reportagem 1.049 pessoas haviam assinado o manifesto eletrônico. O documento alega que “cemitérios constituem potencial fonte de contaminação atmosférica e visual”.

“Aliado à questão da saúde, temos também o trânsito, pois cemitérios têm movimento dia e noite e acredita-se que trará impacto direto nos condomínios próximos da Avenida José Dini”, diz o comunicado assinado pela síndica do Cerejeira 2 em 17 de junho.

Além do livro disponível na administração do condomínio, os que se opõem ao cemitério vertical particular nessa região podem acessar:

Petição Pública contra o Cemitério na Chácara Agrindus – Taboão da Serra

Área onde o cemitério pretende se instalar. Ao fundo, prédios de moradores que se opõem

10 comentários:

Anônimo disse...

Se já não bastassem os problemas que enfrentamos diariamente para tentar continuar residindo em Taboão da Serra com um mínimo de qualidade de vida , aparece mais esse!!! 😱😳💀☠

Anônimo disse...

Sem palavras para definir uma 🤡🤡🤡🤡 atrás da outra dessa péssima administração pública em Taboão da Serra. A cidade está ficando insuportável para se viver.

Anônimo disse...

Também tem a questão de saúde pública, já pensaram nisso?

Anônimo disse...

Agora lascou mesmo essa gestão está acabando com o nosso município

Anônimo disse...

Remédios faltando nos hospitais , polícias , viaturas … está difícil , temos q ter muita fé em Deus .

Anônimo disse...

Aprigio agora quer construir apartamentos para os mortos, pasmem!
Cada ideia de mula, brincadeira um negócio deste, fala sério.

Anônimo disse...

Tem que dar publicidade, a onde se encontra estes livros para podermos assinar.

Anônimo disse...

Temos outros terrenos e lugares para este fim ,sem ser no centro de Taboão.

Daniel Sacr disse...

Área muito pequena para ser um cemitério... Pouco mais de 7 mil m2! E esse argumento da síndica do Cerejeiras 2 é balela... Cemitério nem tem funcionamento durante a noite (publico em geral), no máximo, um velório, o que é nem tem bagunça...
Prefiro ter um cemitério como vizinho do que um boteco, salões de festas, escolas principalmente estaduais... Temos que temer as pragas dos vivos e não dos mortos, aliás, nem a alma estão entre nós.

Anônimo disse...

A síndica do Cerejeira é no mínimo sem noção, como se vê "temos também o trânsito, pois cemitérios têm movimento dia e noite e acredita-se que trará impacto direto nos condomínios próximos da Avenida José Dini”

Como se o condomínio que foi instalado ali também não trouxesse o impacto que ele tanto fala. Imaginem as pessoas que residem ali, convivendo com o trânsito e caos que foi gerado pela construção da Aprigiolândia.

Temos várias cidades em São Paulo e no resto do Brasil que já utilizam dos serviços do cemitério.

Vantagens do cemitério vertical
1- Não polui o meio ambiente. Como foi dito anteriormente, o cemitério vertical é composto por gavetas. Essas não permitem que o líquido liberado na decomposição dos cadáveres entre em contato com as camadas do solo.

Então, ocorre o seguinte: todo líquido é retido em uma tubulação que realiza a purificação dele antes que alcance o chão. Dessa maneira, fica resguardada qualquer hipótese de contaminação.

2- Possui baixo custo de manutenção. Se você paga a manutenção de túmulo ou jazigo, saiba que o cemitério vertical também põe fim nisso. O valor solicitado é bem menor do que o comum. Isso, para você, sai como um ótimo custo-benefício.

3- Aparência. Outro destaque é a aparência. Enquanto os cemitérios tradicionais possuem um padrão estético mais mórbido, este novo modelo propõe algo muito mais agradável. Inclusive, a estrutura também permite que seja montado próximo a locais arborizados, com sombra e bancos à disposição.

4- Otimização do espaço. O modelo vertical de cemitério é um dos símbolos da otimização de espaço. As necrópoles garantem que mais pessoas possam ser sepultadas sem que isso se torne um problema. Assim, a otimização contribui para um bom aproveitamento dos metros quadrados disponíveis.

Deveriam conhecer antes de ficar falando besteiras. Não vi ninguém reclamar que vão ter como vizinho o Atacadão, distribuidora de bebidas, entre outros.