segunda-feira, 1 de julho de 2024

Clínica municipal vai atender só 20 pets por dia; dono deve estar no Bolsa Família

David da Silva

Inaugurada neste sábado (29), a Clínica Veterinária Pública de Taboão da Serra é destinada apenas a moradores do município inscritos no Bolsa Família, no BPC-Idoso ou BPC-PCD (portador de deficiência), e ONGs voltadas à causa animal. A prefeitura vai pagar cerca de 4 milhões e meio (R$ 4.484.150,40) para a Sociedade Paulista de Medicina Veterinária gerenciar a clínica e atender 20 cães e gatos por dia.

Para ter seu animal de estimação atendido, o munícipe deve apresentar sua inscrição atualizada nos programas sociais do Governo Federal, e comprovante de residência com no máximo três meses de emissão. As 20 senhas diárias serão distribuídas por ordem de chegada. Casos de emergência serão avaliados na hora.

As entidades de proteção animal poderão levar até três animais por dia, limitados a 20 atendimentos no mês.

As regras para os atendimentos estão no Decreto nº 137, assinado no último 28 de junho, 24 horas antes da inauguração.

A Sociedade Paulista de Medicina Veterinária foi a única organização a se apresentar para o chamamento público realizado pela Prefeitura de Taboão da Serra em 17.maio.2024.

A clínica foi construída pela empresa Jeronimo da Veiga Empreendimentos e Participações, como compensação ao impacto causado pela construção de 1.080 apartamentos no Parque Industrial das Oliveiras.

O alvará de edificação do condomínio foi publicado em 17.set.2021. Em 21.dez.2022, a empreiteira assinou o contrato para a construção da clínica veterinária. As obras iniciaram em 19.maio.2023.

Cães e gatos contarão com clínica médica, clínica ortopédica, clínica cirúrgica, setor de infectologia, Raios-X, ultrassom, exames de sangue.

Segundo o secretário municipal de Habitação, “[a clínica] foi dimensionada para uma capacidade ainda maior, é comparável aos hospitais que tem, por isso já existe a ideia de transformar esse espaço em hospital”.

Pioneirismos taboanenses

Em 1996, Taboão da Serra foi o primeiro município do Brasil a realizar mutirões de castração canina e felina. Coordenado pela médica veterinária Rita de Cássia Garcia, o programa castrou 12.284 cães e gatos (30% da população animal estimada na época) de abril/1996 (último ano da gestão Buscarini) a dezembro/2003 (segundo mandato do ex-prefeito Fernando Fernandes).

Em 13.dez.2018, Fernando Fernandes inaugurou a Escola Municipal de Estética Animal, a primeira escola dessa modalidade totalmente gratuita no Brasil.

De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, com base nas médias de animais vacinados, em 2018 havia em Taboão da Serra 29.281 animais de estimação registrados (24.348 cães e 4.933 gatos).

4 comentários:

Anônimo disse...

Acorda povo de Taboão, o Prefeito Aprigio, nao consegue nem cuidar das pessoas e comprar medicamento básicos e essenciais, agora deseja cuidar de Pets. Kkkkkkkk Fora Aprigio!!!! Pior prefeito de Taboão!

Anônimo disse...

Nossa engraçado que pra se cadastrar no bolsa família eles não pergunta se tem pet pra incluir nos gastos e dar uma ajuda pra ser incluso no programa né... Eu nem vou continuar essa discussão pq vou perder meu tempo... E concordo tbm com esse outro comentário e muito mais que é necessário aqui...

Anônimo disse...

Verdade....

Anônimo disse...

Adoro animais, mas prefiro um bom Hospital para os munícipes.