domingo, 3 de novembro de 2024

Sistema de trânsito de Taboão está fora do ar por falta de pagamento


David da Silva
O sistema de gerenciamento das infrações de trânsito e da sinalização viária de Taboão da Serra está fora do ar há uma semana, por falta de pagamento da prefeitura com a Cobrasin Brasileira de Sinalização e Construção Ltda. A suspensão ocorreu na 2ª-feira (28).

Ao tentar entrar no site, o motorista dá de cara com o aviso “error 404”, código de resposta indicando que não foi possível encontrar o serviço solicitado.

O sistema online permite ao motorista verificar o andamento de recurso contra multas de trânsito, pontuação na carteira de motorista, etc.

Taxistas e proprietários de veículos do transporte escolar também necessitam desse acesso pela internet para agendar a vistoria veicular obrigatória.

O blog bar&lanches taboão apurou que o contrato da Prefeitura de Taboão com a Cobrasin tem validade até 12.jan.2025.

Segundo a fonte ouvida pela reportagem, o serviço pode ser restabelecido a qualquer momento, desde que a prefeitura pague o que deve.

Uma fonte extraoficial diz que os pagamentos estão atrasados há seis meses. O blog enviou pedido de esclarecimento à empresa.

Cuspiu para o alto

Cinco meses após assumir o mandato, a gestão Aprígio divulgou, em 14.maio.2021, que o ex-prefeito Fernando Fernandes havia deixado uma dívida de R$ 2.062.032,33 com a Cobrasin.

No Detran-SP, os dados sobre multas de trânsito em Taboão estão disponíveis somente até março/2023. Nos três primeiros meses daquele ano, foram aplicadas 343 multas.

Dos dados de 2022 não constam as multas aplicadas em dezembro. De janeiro a novembro, foram 4.269 multas; o mês com mais autuações foi março: 514 multas.

Naquele ano, a infração que mais rendeu multas (2.187) foi deixar de efetuar registro do veículo em 30 dias na mudança de dono.

 

De acordo com o Infosiga-SP (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo), em 2023 Taboão da Serra teve 471 acidentes de trânsito. De janeiro a setembro de 2024, tivemos 265 acidentes.

O ano passado teve 16 mortes por acidente de trânsito em Taboão. Neste ano, de janeiro a setembro, 17 pessoas morreram.
Capotamento na Av. Laurita Ortega Mari, próximo ao CSU Pq Pinheiros - Reprodução: David da Silva, 24.out.2024 
Capotamento na Av. Intercontinental - Foto: Jackson Souza, 31.out.2024

2 comentários:

Anônimo disse...

Uma cidade tão pequena com tantos problemas!

Gerson Brito disse...


Prezado jornalista,

As medições dos serviços executados são realizadas até o dia 15 de cada mês, conforme o estipulado em contrato. Portanto, uma Nota Fiscal emitida em dezembro é paga no mês seguinte, o que pode explicar a situação mencionada. Ressaltamos que nunca fomos notificados, nem tivemos serviços suspensos por inadimplência. Essa informação pode ser confirmada diretamente pela contratada.