quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

Primeiro lugar em Medicina da USP é de escola pública de Taboão

 Luiz Filippe e a escola onde fez o ensino médio no bairro Parque Albina

David da Silva

O aluno com a segunda melhor nota entre os 7.652 aprovados na primeira chamada do Provão Paulista, vem de uma escola pública de aparência modesta, mas de altíssimo rendimento em Taboão da Serra. Luiz Filippe Campos Soares, 17 anos, além do segundo lugar no geral do Provão 2024, conquistou a primeira colocação em Medicina para a Universidade de São Paulo (USP). O resultado foi divulgado às 14h da 2ª-feira (20).

Instalada em uma rua de casas simples ao pé do morro do Maria Rosa, a Escola Estadual Francisco Vicente Lopes Gonçalves também está festejando a conquista de outras três de suas alunas. Em ordem alfabética, Aryana dos Santos Madureira vai para a Unesp fazer Engenharia Florestal; Débora Pereira Molinari vai para a FATEC fazer Geoprocessamento, e Giovana Moreira vai para a FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP).

“Conta pra todo mundo”

O sucesso escolar desses quatro adolescentes emociona a cidade. “Estamos contando pra todo mundo”, relata Alessandra Bellum, diretora da E.E. Francisco Vicente, localizada no bairro Pq Albina. “A gente ri, a gente chora, é muito orgulho, muita admiração que não cabe no peito. Nossos professores são maravilhosos”, disse a diretora ao site Jornal na Net.

Não satisfeito com a primeira colocação na USP, Luiz Filippe também foi 1º lugar na Unicamp, e 2º lugar na Unesp.

Hoje em dia, o garoto mora em Taboão com o pai Marcelo e o irmão caçula Enzo.

Mas está sempre com a mãe. E foi justamente com ela que ele foi festejar sua vitória no Curso e Colégio Objetivo, unidade da Avenida Paulista, onde foi aluno bolsista. “Tô sem dormir há três dias de tanta ansiedade, de tanta emoção, mas eu tinha certeza que ele ia conseguir”, desabafa a dentista Raíssa Loren Campos, de 34 anos, à repórter Marcela Coelho, do Portal Terra.

Raíssa e seu filho Luiz Filippe. Foto: Marcela Coelho

Em 2023, Luiz Filippe conquistou a medalha de ouro na Olimpíada Nacional de Ciências, e também tem na bagagem a medalha de prata da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.

Luiz Filippe e sua família em 2023

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns merece toda honra pelo esforço.