segunda-feira, 21 de julho de 2025

Centro odontológico adia consultas e tem aparelhos quebrados em Taboão da Serra

Foto: David da Silva - 14.julho.2025

David da Silva

Ficou pra hoje, 2ª-feira 21 de julho, o atendimento que já deveria ter sido feito em 29 de abril a um menino de 13 anos no Centro de Especialidades Odontológicas da Prefeitura de Taboão da Serra. O atendimento foi adiado por oito vezes desde o mês de março deste ano. Em duas dessas ocasiões, as consultas não foram realizadas devido à quebra de equipamentos. Na UBS Laguna, o compressor odontológico está quebrado há cerca de dois meses.

Em contato com o blog bar&lanches taboão, a mãe do adolescente relata que “em 14 de janeiro, levei meu filho na UBS Silvio Sampaio para ver o que tinha acontecido no dente dele. Foi encaminhado para o Centro Odontológico no Parque Pinheiros. No dia 18 de fevereiro, fez o que precisava com a doutora Juliana, e encaminhado de volta para a UBS Silvio Sampaio. No dia 21 tinha consulta na UBS, mas foi cancelada porque não tinha dentista. No dia 10 de março, ele retornou para passar com dentista no Centro Odontológico, só que o aparelho estava quebrado. Foi reagendado para o dia 1 de abril, mas ele não foi atendido. A doutora retornou ele para o Silvio Sampaio. No dia 29 de abril, meu filho foi encaminhado para o Parque Pinheiros de novo, para fazer uma pequena cirurgia para tirar um pouco da gengiva pro dentista fazer a obturação. No dia 5 de maio foi feita a avaliação com a doutora que fica na parte de baixo do Centro Odontológico. Ela agendou para o dia 11 de junho, mas não foi possível atender. No dia 30 de junho também não foi possível, e no dia 14 de julho também não, porque o compressor estava quebrado. Agora ela reagendou para o dia 21 de julho”.

A reclamante mora há mais de 40 anos no bairro Jd Silvio Sampaio. Ela acrescenta que uma das consultas no Centro Odontológico foi transferida de data “porque naquele dia a dentista não tinha uma assistente para ajudar ela”.

No Centro de Especialidades Odontológicas trabalham 13 dentistas e oito auxiliares em saúde bucal.

Em 09.maio.2025, foi recebido o pedido de conserto do compressor do Centro de Especialidades, que estava novamente quebrado no dia 14 de julho.

Autorização de conserto do compressor

A reportagem esteve no local na manhã da última 3ª-feira (15).

“Vira e mexe tem coisa quebrada aqui”, relatam. “De vez em quando a dentista da parte de baixo [do centro odontológico] tem que emprestar a sala pra outro dentista [que trabalha em consultório do piso superior], porque o elevador não está funcionando, e precisa atender cadeirante”.

O blog enviou e-mail à assessoria de imprensa do prefeito Daniel Bogalho na tarde de 15.julho.2025. Não teve resposta.

ATUALIZAÇÃO 21/07/2025 16h09
Após o fechamento desta reportagem, recebemos denúncia sobre falta do atendimento odontológico na UBS do bairro Pq Laguna, devido ao compressor quebrado:

2 comentários:

Anônimo disse...

Lamentável não é novidade é piada

Anônimo disse...

Detalhe, o secretário de saúde que saiu e o secretário de saúde atual são dentistas. Nada funciona como deveria em Taboão da Serra.