segunda-feira, 14 de julho de 2025

Montanha de lixo aumenta na ‘usina’ da Prefeitura de Taboão

Resíduos na área da prefeitura
Foto: David da Silva - 13.julho.2025
David da Silva

Uma montanha de lixo e entulho com cerca de 6 metros de altura está alojada no pátio municipal popularmente chamado “usina da prefeitura”. No local funciona a Secretaria de Serviços Urbanos e Manutenção de Taboão da Serra. A administração fez uma rampa de acesso ao topo da montoeira, para depositar mais resíduos.

Em 22.maio.2025, o blog bar&lanches taboão denunciou o depósito de detritos.

A reportagem retornou ao local neste domingo (13). A pilha de lixo aumentou.

Imagens aéreas revelam que a área pública tornou-se bota-fora de restos de madeiras, carcaças de plástico, colchões usados e outros objetos de fácil combustão.
Rampa de acesso à montanha. Foto: David da Silva

Muralha

A moradora Juci Alves comenta que “está a coisa mais horrível de ver. Passando pela rua de trás, a visão é de uma muralha feita de entulhos e lixo”.

Aline Costa Garcia relata que a gestão municipal optou pelo pátio da ‘usina’ como ponto de descarte. “O pior é que essa montanha de lixo só cresce. Estão misturando todo tipo de lixo, tudo o que é recolhido na cidade está sendo acumulado aí”, aponta.

A antiguidade do problema é questionada por Ana Paula Santos. “Trabalho aí perto. É mentira [que é antigo], começou a superlotar agora”.

Sandra Mara Martins registra: “Fui lá no ano passado e era limpo. Voltei em junho, e me assustei com a quantidade de lixo ali”.
Foto 1: Google, maio/2024. Foto 2: maio/2025
No pedido de informações à assessoria do prefeito, foi perguntada a destinação do lixo estocado, e o motivo de estar ali há tanto tempo.

Decorridos 53 dias, não recebemos resposta.

Vídeo 13.julho.2025


Em 01.ago.2023, durante a gestão Aprígio houve um incêndio na 'usina' da prefeitura, onde estavam acumulados bagulhos ao lado da atual montanha de lixo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Na realidade, isso é crime ambiental grave.Sempre a usina foi deposito de detritos, principalmente em época de enchente.