sexta-feira, 16 de janeiro de 2026

Após denúncia, prefeito remove sucata e quer palmeira-imperial em local proibido

Base da GCM vai ficar debaixo de alta tensão e sobre dutos de combustíveis
Foto: David da Silva - 14.jan.2026
David da Silva

Próximo às torres de transmissão elétrica não são permitidas “ocupações, construções ou qualquer tipo de intervenção ou circulação de pessoas”. Também é proibido plantar árvores de grande porte. A informação é da empresa Isa Energia Brasil, antiga Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista, responsável pela linha de 88 mil volts que passa por cima do Largo do Taboão.

Na última 4ª-feira (15), a gestão Daniel Bogalho anunciou o plano de construir uma base de alvenaria para a Guarda Civil Municipal (GCM) e plantar palmeiras-imperiais naquele lugar.

Um dia antes, a prefeitura retirou do Largo do Taboão a carcaça de uma carreta utilizada nos últimos quatro anos como base de apoio da GCM. A base estava desativada há mais de uma semana. A remoção se deu horas depois da publicação da reportagem do blog bar&lanches taboão que denunciou o abandono do equipamento público.

Além de ter sobre si a linha de alta tensão (identificada como LT 88 kV Milton Fornasaro/Taboão da Serra C1 e C2), debaixo do Largo do Taboão passa o oleoduto da Petrobras, e abaixo dele, o gasoduto da Comgás.

A placa afixada no local aponta a proibição de fazer escavações.

A advertência colide com a ideia de plantar palmeiras-imperiais sobre os dutos de combustíveis. Sua raiz se expande consideravelmente. Na fase adulta, essa árvore pode passar de 30 metros de altura.

Comunicado da responsável pelas torres de energia elétrica

Nenhum comentário: