sexta-feira, 26 de junho de 2026

Escola infantil é afetada por lixão da prefeitura em Taboão

Escola à esquerda, montanha de lixo à direita
Foto: David da Silva - 10/06/2026

David da Silva

Crianças retiradas às pressas. Funcionários com tosse, enjoô, dor de cabeça, olhos ardendo. Essa a alteração da rotina na EMEB Jotalhão, que atende crianças do berçário ao maternal, em Taboão da Serra. A escola fica em frente à montanha de lixo e entulho acumulados no pátio da Secretaria Municipal de Manutenção.

Em 9 de junho, a montanha de resíduos virou uma bola de fogo. A prefeitura não teve atitude de esvaziar a escola invadida pela fumaça. O Corpo de Bombeiros tomou a iniciativa de recomendar a retirada das crianças do ambiente tóxico.

“As crianças foram dispensadas às 8h, mas os funcionários precisaram reclamar, senão não íamos embora”, diz uma servidora, que relata ter sido liberada do local somente por volta das 11h.

Os incêndios naquele lixão têm sido recorrentes. No mês passado, em menos de 15 dias os focos de fogo se espalharam por duas vezes, nos dias 11 e 23 de maio.

A fumaça e o cheiro de lixo podre queimado são constantes.

“Estamos trabalhando com fumaça dentro da escola. Um cheiro insuportável. Usamos máscara pra poder suportar tudo isso”, conta outra funcionária.

A condição ambiental no entorno do lixão afeta a rotina das famílias. “Os pais chegam na porta da escola, se revoltam, mas só alguns levam os filhos de volta. A maioria precisa trabalhar e não tem com quem deixar as crianças”, diz uma terceira servidora.

Outra colega acrescenta: “Não veio uma só pessoa da Secretaria da Educação ou da Saúde ver as condições que estamos trabalhando”.

 

O blog questionou a administração, que se limitou a dizer laconicamente: “as aulas não foram suspensas”.

A gestão Daniel Bogalho não respondeu se os funcionários estão tendo algum suporte por trabalharem expostos à intoxicação pela fumaça de lixo.

Na EMEB Jotalhão trabalham 41 funcionárias, a maioria delas auxiliares de classe (17) e professoras de desenolvimento infantil (15).

 

Em uma entrevista no dia 19 de junho, o prefeito Daniel disse que a montanha de lixo e entulho está acumulada no local “há mais de quatro anos”.

Porém, imagens no Google Earth mostram o pátio da usina da prefeitura em maio e setembro de 2024.

O retrospecto das fotos aponta que a montanha cresceu exponencialmente em 2025.

abril/2026 - Foto: André Alves

Um comentário:

Anônimo disse...

Se o procedimento erra errado na gestão do governo anterior, o que significa então essa palhaçada no governo atual? Em seu perfil oficial, Daniel Bagulho responde às queixas de municípies pedindo desculpas pelos transtornos, e que está fazendo o máximo para reduzir os danos. Na prática, o entulho está sendo removido de um canto que desabou para outro dentro da USINA, disfarçando a dimensão do volume.
Enquanto isso, pão e circo na praça sem chafariz.