segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Cearenses faturam com melancia quadrada!

Fruta é vendida na Europa por até 20 dólares

A idéia de produzir uma melancia quadrada nasceu na Coréia do Sul. Os agricultores acharam (e estavam certos) que a fruta ficaria mais fácil de carregar ou depositar na geladeira.
Hoje em dia, quem fatura alto com esta sacada refrescante dos asiáticos são lavradores do árido Ceará.
Agricultores de Icapuí, município do litoral cearense vizinho a Mossoró, descobriram a fórmula para aumentar os lucros com a produção de frutas exportadas. Desde o ano passado, exportam melancias quadradas para a rede de supermercados Tesco, da Inglaterra, a terceira maior rede internacional do setor, com lojas na Europa, Ásia e Estados Unidos. A fruta é vendida na Europa por até US$ 20,00 a unidade. A empresa agrícola Formosa, que importou a forma da Coréia do Sul há dois anos, exporta 12 mil melancias quadradas por ano.
Logo que a melancia frutifica, ela é inserida dentro de uma caixa para que adquira o formato. Além de quadrada, a fruta não tem sementes. Emmett Lunny, representante do supermercado inglês Marks & Spencer, explica que melancia quadrada fica mais fácil de acomodar na geladeira e facilita a vida do consumidor inglês.

Nenhum comentário: