Não entendi ainda porque não é relançado o livro O Presidente Negro, escrito por Monteiro Lobato em 1926. Neste seu raro texto para adultos, Lobato inventou uma eleição para presidente dos Estados Unidos no ano 2.228.
Há quem chame esta obra de ficção de livro profético. Nele, Lobato contava a disputa entre um candidato branco, outro candidato negro, e uma candidata branca. O livro foi publicado em folhetins no jornal A Manhã, do Rio de Janeiro.
No livro, o negro vencia a eleição. Ganhava mas não levava; morria antes de tomar posse.
Obama não me engana
Este Barack Hussein Obama não é nada do que estão pensando. Alguns dizem ser importante um negro no comando da maior potência da Terra.
Nada a ver. Se ganhar, Obama vai ser igual aos outros.
Quer ver?
Releia o que ele disse sobre o racismo nos Estados Unidos: "Não há um EUA branco e outro negro, e sim os Estados Unidos da América", declarou em um discurso durante a convenção nacional do partido democrata em Boston, em 2004.
Releia também o que diz o senador de nome muçulmano sobre invasões no Oriente Médio e Ásia: “Se for no interesse dos EUA, mandarei invadir o Paquistão quando for presidente”. A afirmação foi feita em um discurso sobre sua política internacional, e publicada em seu website. O texto foi produzido para um pronunciamento de Obama no Woodrow Wilson International Center for Scholars, em Washington, em 1° de agosto de 2007.
Nenhum comentário:
Postar um comentário