segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Viaji boa

Tula Pilar

Vou me embora com vosmecê, moço bunito de muita formusura
Conhecì em Miracatu, cidade dos poeta.
Almocemo num casebre na beira do rio São Lourenço, comendo comida boa.
Adispois, falemo de coisa do momento, prozeemo sobre coisa do coração.
O moço segurou minha mão, oiô no fundo dos meu zóio pra modi mi dizê:
"Êta crioula bunita!, não venha mi dizê,
que dispois de tudo que lhe ofereci,
vosmecê vorta pra Sum Paulo. Aquela cidade é agitada dimais!
Bora mais eu, vivê no meio da mata,
tenho uns alquerizinho de terra, pirtim, mas bem pirtim de Juquia,
Dá pra nóis roçá, prantá uns pé de laranjeira
No meio de umas bananeira que já tem por lá.
Se lembra lá em Santa Rita e antes em Barnabés?
Nois nademo no Rio Juquia que atravessa Juquitiba,
Onde enchemo a barriga e a dispois tomemo café.
Antes passemo em São Lourenço onde comprei um lenço bordado procê. Fomo em Itapecerica da Serra, dancemo forró di pé di serra no sítio do seu Mané.
Entrei nas mata do Embu, procurei guatambu
Pra mode fazer nosso roçado.
Encontrei não, minha frôr!
Ofereço meu amor: sei qui é em Taboão qui está seu coração.
Taboão da Serra, município em evolução, cuidando do cidadão!
Bora tomar cerveja na latinha, caminhar bem divagarim
Na beira do ribeirão, com sór quenti na cabeça da gente.
Vou me embora com vosmecê!”


A poetisa Tula Pilar participou da primeira etapa da Expedición Donde Miras, no trajeto entre Taboão da Serra e Curitiba. Neste período de 5 de janeiro a 4 de fevereiro, Tula compôs vários poemas e crônicas sobre a Caminhada Cultural pela América Latina.

Nenhum comentário: