quarta-feira, 30 de abril de 2008

Um brinde ao meu xará Rei dos Hebreus

Detalhe do David de Michelangelo 
Dois importantes arqueólogos deram-nos, no início desta semana, a prova definitiva que, ao contrário de outras personagens da Bíblia, o Rei David de fato existiu.
O judeu Israel Finkelstein e o americano Neil Asher Silberman confirmaram que David foi um fora-da-lei, líder de bandoleiros que fugiam da perseguição dos poderosos de então.
Para escapar do rei Saul, que queria matá-lo por inveja, o jovem pastor de ovelhas David refugiou-se no deserto de Judá. Como já era famoso por ter matado um temido guerreiro filisteu (o que transformou-se na lenda de David versus Golias) o rapaz atraiu seguidores. Quem eram eles? Vamos ver o que nos conta o Primeiro Livro de Samuel: “E todos os que estavam em desespero, e todos os que tinham dívidas, e todos os que estavam descontentes se uniram a ele, e Davi se tornou o líder deles. E estavam com ele uns quatrocentos homens” (1Sm 22:2).

David foi o precursor de Robin Hood, Pancho Villa e tantos outros bandidos sociais que encantam a humanidade. Com seus guerreiros, ele perambulava por todo o sul da Palestina. Eram extremamente habilidosos e rápidos. Atacavam de surpresa; saqueavam tudo o que agüentavam carregar. Refugiavam-se nos locais mais ermos daquelas paragens. Protegiam os vilarejos dos ataques dos filisteus. Mas também cobravam pela “proteção”. E dividiam os despojos de seus ataques entre aqueles que estavam no sufôco.
Para os arqueólogos Finkelstein e Silberman, essas características ligam David e seu bando ao misterioso grupo social palestino chamado apiru ou habiru. Os habiru eram gente pobre, lascada feito nós. Volta e meia eram forçados a abandonar tudo o que tinham. Só lhes restava virar bandidos ou mercenários.
Alguns destes líderes bandoleiros deram tão certo, que tornaram-se poderosos. E um deles foi tão longe, que sagrou-se Rei.

Prova material
A Estela de Tel Dan, descoberta em 830 a.C. no norte de Israel. Estela é um pedaço de coluna ou cerâmica com inscrições históricas. Neste texto em aramaico (língua que deu origem ao hebraico atual) o rei de Damasco se vangloria de ter vencido “Acazias, filho de Jorão, rei da Casa [dinastia] de Davi”. É a menção mais antiga da existência de David fora dos textos bíblicos.
Algumas comunidades ficaram tão agradecidas a David, se sentiam tão protegidas com ele por perto, que lhe deram o comando tribal. Inicialmente ele reinou sobre as tribos de Judá por 7 anos. Depois seu reinado se expandiu e unificou as 12 tribos de Israel.
David era excelente músico e bom poeta - escreveu todos os Salmos bíblicos. E principalmente gostava muito de mulheres. Mandou matar o marido da bela Betsabá para poder casar com ela. Dessa união nasceu o sábio Salomão.

Nenhum comentário: