quinta-feira, 25 de setembro de 2008

“O inventor do azul”

Me deparei com a arte de Mello Menezes há exatos 30 anos, por meio da capa de um disco do João Bosco (Tiro de Misericórdia, 1978).Aquele mergulho desconcertante de João e Aldir Blanc na cultura afro-brasileira, vinha envelopado em outra obra-prima. Eu tanto ouvia as músicas, como ficava um tempão imerso no recado cruento e lírico dos traços e tintas de Mello Menezes (à direita em foto do site de Chico Alencar).
Em maio último, consegui com Eduardo Goldenberg, dono do
Buteco do Edu, o endereço eletrônico do magnífico artista plástico. Pedi a Mello permissão para pendurar na parede principal do nosso boteco virtual algumas de suas obras.
Ontem, ao abrir meus e-mails, senti no peito o coice da emoção ao receber a resposta do gênio. Sou agnóstico, por isso sei que vez por outra os deuses nos concedem realizar uma quimera. Eis a mensagem recebida desde o infinito azul:É de forma ritualística que principio a dividir com a distinta freguesia do nosso reles pé-sujo a majestosa obra deste brasileiro transbordante.
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O nome desta postagem é o título honorífico concedido por Aldir Blanc a Mello Menezes: “a maioria dos quadros do Mello têm este azul único, azul Mello, por isto o chamo de inventor do azul”.
Aldir e Mello são amigos desde os 17 anos de idade. Compartilham histórias impagáveis, como esta:
CENA CARIOCA
(...) saco de gelo na cabeça, ressaca brutal, Mello Menezes vê com um olho só a bicha penteando a perua na tevê. Chega na rua a kombi do pão, a todo volume:
- ... temos a baguete de queijo, a baguete de alho, a baguete de orégano; temos o folheado de queijo, o folheado de lingüiça, o folheado árabe, o folheado de bacon; temos o pão francês tradicional e o mini; temos o rocambole de goiabada, o rocambole de creme, os rocamboles salgados de sardinha e de provolone; temos...
Desesperado, Mello sobe só de cueca no parapeito da janela e grita:
- Mentira! Não cabe essa merda toda aí dentro!

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